Cuidado Corporal 24/10/2019

Você conhece a pimenta negra? Descubra aqui para que serve na estética corporal!

A pimenta negra, comumente conhecida como pimenta-do-reino, é amplamente utilizada na confecção de produtos estéticos no Brasil — principalmente se o objetivo é reduzir a medida corporal.

O principal ativo da pimenta, a capsaicina, pode ser adicionada em diversas formulações cosméticas, tanto para a área corporal quanto a facial e capilar. Sendo assim, o ingrediente proporciona inúmeros efeitos fisiológicos que estão relacionados à correta manutenção do organismo.

Separamos, a seguir, algumas informações sobre a pimenta negra e, ainda, os seus maiores benefícios para a saúde. Acompanhe!

O que é a pimenta negra?

A pimenta negra oferece uma série de substâncias e componentes benéficos para a saúde humana. Dentre eles destacamos a piperina, o retinol, o ácido ascórbico e o ferro. Essa pimenta tem uma grande variedade de fibras, vitaminas do complexo A, C e E, além de cálcio e sais minerais — nutrientes vitais para o equilíbrio do corpo.

A piperina, em especial, atua melhorando o sistema imunológico como um todo e colabora para a redução de danos de diversas doenças. Isso porque o componente tem ação anti-inflamatória, antipirética, analgésica, antifúngica e bactericida, sendo classificado como um potente estimulante da circulação sanguínea.

A pimenta negra tem origem no subcontinente indiano, sendo introduzida no Ocidente por comerciantes muçulmanos. Sua ampla utilização na medicina estética é explicada por conta de seu efeito termogênico que ajuda a reduzir o tecido adiposo embaixo da pele, obrigando o corpo a queimar calorias e acelerar o metabolismo.

Para que serve e quais são os benefícios da pimenta negra?

A pimenta negra, por ser um termoativo natural, ativa a microcirculação sanguínea e acelera o processo de renovação celular. Ela é bastante usada em tratamentos estéticos, principalmente em massagens redutoras. No mercado, é possível encontrá-la em forma de creme, óleo, gel, entre outros.

Sendo assim, a pimenta negra oferece uma série de propriedades terapêuticas e benéficas para o organismo. A seguir, destacamos quais são as principais.

Estimulante

A pimenta negra se diferencia, justamente, devido ao seu efeito estimulante da vasodilatação superficial. Com isso, ela é capaz de tonificar e promover a elasticidade da pele, além de atuar positivamente na redução da medida corporal — uma vez que a camada externa da pimenta melhora a decomposição da gordura das células.

Melhora a circulação

A pimenta negra apresenta resultados benéficos sobre a circulação sanguínea e, também, no nível de oxigenação do corpo. Assim, o processo de renovação celular acelera-se, eliminando-se a toxina dos tecidos e diminuindo significativamente o inchaço em certas partes do corpo.

Atua na desintoxicação do corpo

Sobretudo por meio da utilização do óleo de pimenta negra, é possível remover as toxinas e o excesso de água do corpo, promovendo uma desintoxicação completa. Principalmente devido à piperina, os efeitos são sentidos tendo-se a redução das inflamações e dos sintomas da síndrome metabólica.

Alivia dores

Contando com as propriedades anti-inflamatórias e antiespasmódicas, a pimenta negra atua na redução de lesões musculares, principalmente na tendinite, artrite e reumatismo. Assim, ela é capaz de aliviar diversos incômodos no corpo, aumentando a tolerância à dor.

A pimenta negra vem sendo largamente utilizada no mercado da estética corporal, principalmente devido a seus poderosos efeitos terapêuticos. Para as esteticistas, vale a pena apostar em produtos cuja composição contenha a substância. Além do creme e gel redutor à base de pimenta negra, a Bio Soft conta com outros produtos relacionados para esteticistas.

Gostou do post? Se você deseja receber mais novidades sobre o universo dos cosméticos diretamente em seu e-mail, assine a nossa newsletter!