sac@softhair.com.br
Tel: +55 (31) 2105-7700 / international@softhair.com.br
Tel: +55 (31) 2105-7700

Aprenda a estimular cachos e ter o cabelo dos sonhos

aprenda-a-estimular-cachos-e-ter-o-cabelo-dos-sonhos.jpeg

Por:Soft Hair
Cabelo

23

fev. 2018

A realidade das cacheadas mudou muito nos últimos anos. Com a chegada de produtos específicos para esse tipo de cabelo, é possível estimular cachos e conquistar aquele cabelo dos sonhos.

E, para dar uma forcinha na ação desses produtos, existem outros cuidados básicos. A gente conta tudo para você a seguir, não perca!

Descubra o seu tipo de cacho

Você já ouviu falar em tipos de cachos? A escritora Lorraine Massey criou em seu livro Curly Girl, uma tabela com divisões das diferentes curvaturas dos cachos. Mas diferente do que muitas pessoas pensam isso serve para facilitar o dia a dia das cacheadas.

Quando você conhece o seu tipo, fica mais fácil conhecer as características do seu cabelo, como lidar com as particularidades dos fios e os cuidados diários que você deve ter. Na tabela criada por ela existem três tipos o 2, 3 e 4 e cada um conta com seus subtipos A, B e C. Eles começam dos mais ondulados (tipo 2), para os que possuem mais curvaturas (tipo 3) e crespos ou afros (tipo 4).

Nem sempre seu tipo de cacho vai encaixar em um específico, mas é bom para ter uma direção e saber no que investir. Algumas marcas já apostam em produtos para cada tipo, por isso é legal saber qual vai funcionar melhor para você.

Utilize produtos específicos para cabelos cacheados

Como falamos no início, o mercado já oferece excelentes produtos voltados para os cuidados dos cabelos cacheados. Então, por que não aproveitá-los para estimular os cachos?

Existem produtos ativadores de cachos para todas as etapas de cuidados dos cabelos. Para a hidratação, aposte nos óleos, como coco ou uma supercombinação de 12 óleos para uma hidratação mais extrema.

O óleo de coco é ótimo para cabelos cacheados, uma maneira de hidratar seus fios com ele sem gastar muito tempo é a umectação. Para isso, basta passar o produto nas madeixas antes de dormir e assim que acordar lavar e retirar todo o óleo, caso prefira, pode aplicar 20 minutos antes do banho também e depois lavar normalmente para remover.

Se você está em processo de transição capilar, não se preocupe, os produtos para cabelos cacheados vão dar aquela força para que os fios recuperem a estrutura natural dos caracóis.

Lave, seque e penteie os cachos com cuidado

Além dos produtos adequados para os fios cacheados, tenha atenção ao modo como você lava e seca o seu cabelo.

O cuidado também vale no momento de pentear. Cada tipo de cacho exige um pente ou escova específicos, e o uso de um material inadequado pode destruir a estrutura natural dos fios, comprometendo a formação dos anéis. Pentear com os dedos durante o banho é a melhor opção para evitar quebrar e danificar os fios.

Na hora de secar, algumas dicas devem ser levadas em consideração. O ideal é deixar os fios secarem naturalmente sem mexer, dessa forma os cachos não perdem a definição e ficam com volume natural.

Mas se você está com pressa e não dá para esperar, a melhor opção é investir em um difusor para secador, ele distribui o ar que sai do instrumento igualmente e sem vento, impedindo que perca a definição. Quem não tem esse acessório pode usar o secador também, mas para isso deixe no mínimo e vá amassando os fios enquanto seca.

Aplique finalizadores para estimular cachos

creme para pentear é um dos melhores amigos do cabelo encaracolado. Ele ajuda a criar diferentes texturas e também a finalizar o seu penteado com cachos bem definidos.

Gosta de volume e quer aquela power definição? Finalizar com gelatina é uma boa opção nesse caso. Se os seus cachos estiverem mais secos e sem vida, um ativador e umidificador à base de queratina ajuda a desembaraçar e fortalecer os fios.

Atualmente, existem produtos específicos para cada tipo de cabelo e grau de curvatura dos cachos, por isso observe qual o seu tipo. Cremes mais grossos funcionam melhor para definir e modelar os cachos, eles são muito indicados para os tipos 3 e 4, já os mais emolientes ajudam a dar mais volume e não pesam os fios, por isso funcionam melhor para o tipo 2.

Não fuja da tesoura

Quem tem o cabelo cacheado costuma ter muito receio de ir ao salão de beleza para cortá-lo, porque teme que os fios fiquem curtos demais ou que percam a definição. Supere esse medo, ajude a renovar os fios e estimular a formação dos cachos. Apare pelo menos dois dedos a cada três meses para retirar as pontas duplas e ressecadas.

Isso vale também para você, que está em processo de transição capilar. Aproveite a oportunidade para inovar no visual! Já pensou em seguir as fases da lua para escolher o momento ideal de cortar o cabelo?

Capriche na finalização

Hoje, existem muitas técnicas de finalização para deixar os cachos mais bonitos e definidos, uma das mais comuns e conhecidas é a fitagem. Ela consiste em separar os cabelos em pequenas mechas, aplicar um finalizador de cachos nas mãos e puxar uma por uma como se estivesse esticando os fios, isso faz com que ative a forma das madeixas. Por fim, amasse os cachos com as mãos para proporcionar maior definição.

Amassar o cabelo também é uma técnica de finalização muito conhecida. Para isso, basta aplicar um finalizador ao longo dos fios e logo após amassar os cachos para que eles modelem e fiquem mais definidos. Para quem procura mais volume na raiz o ideal é pegar um pente tipo garfo e passá-lo bem rente a raiz, dessa maneira o pente separa os fios e proporciona mais volume.

Siga um cronograma capilar

Além dos cuidados diários com o cabelo, você precisa criar uma escala de tratamento mais intensivo dos fios. Se o seu cabelo estiver muito ressecado, por exemplo, será mais difícil estimular os cachos sem antes nutri-los ou hidratá-los.

Como cada cabelo possui suas próprias necessidades, você precisa seguir um cronograma capilar para o cabelo cacheado ideal para a atual situação dos seus fios. Esse planejamento de cuidados é a garantia de cachos saudáveis e definidos a todo momento.

Com essas dicas de produtos e cuidados simples na rotina de tratamento do cabelo, você vai perceber que estimular cachos é uma tarefa menos complicada do que parece. Está pronta para ter o cabelo dos seus sonhos?

Aproveite e entre em contato com a Soft Hair, para que possamos ajudar a encontrar a melhor solução para você e seus fios.

Compartilhe: