Cabelo 22/02/2018

Você sabe como dar volume ao cabelo liso ou alisado?

Ter os cabelos lisos, macios e brilhantes ainda é o sonho de consumo de muitas mulheres. Porém, grande parte das pessoas não imagina que esse tipo de fio também pode ser sinônimo de problema. Afinal, com as madeixas lisas, é mais difícil conseguir um bom volume para que o visual permaneça marcante e poderoso.

Para deixar o cabelo mais atraente e cheio de movimento, alguns cuidados são essenciais. Acertar no corte e usar os produtos certos ao longo dos dias são alguns deles. Quer descobrir mais? Neste post, vamos ensinar algumas dicas incríveis para você aprender como dar mais volume ao cabelo e deixar de lado aquela aparência escorrida e sem graça. Vamos lá?

Invista em cortes adequados

Uma das formas mais práticas e acessíveis para dar mais volume aos fios é investir no corte certo. Essa dica vale, principalmente, para quem tem os cabelos lisos e finos. A primeira opção é o corte repicado e com as pontas assimétricas.

Por ser feito em camadas, esse estilo permite que o cabelo tenha muito mais movimento. Se você desejar ainda mais volume, acrescente camadas no contorno do rosto e também nas laterais. Abaixo, separamos alguns cortes para quem tem cabelo liso ou alisado:

  • corte bob repicado com franja: é ideal para quem gosta de cabelo curto. As madeixas ficam na altura do queixo e são repicadas para dar mais volume. O corte ainda conta com uma franja para finalizar;
  • corte médio com a parte da frente mais comprida: quem gosta do tamanho médio pode apostar nessa opção. Para dar mais volume, o ideal é repicar os fios e deixar a parte da frente mais comprida, dando a impressão de mais cabelo;
  • cortes com franjas em qualquer comprimento: A franja é o complemento para qualquer corte e comprimento. O ideal é que ela seja reta para que dê mais volume ao cabelo.

Atualmente, os penteados com aspecto ondulado estão em alta e são excelentes alternativas para causar a impressão de que as suas madeixas são mais volumosas. Para apostar nessa ideia, você deverá contar com a ajuda de um babyliss. O resultado é encantador!

Utilize os produtos certos para os seus fios

Além dos truques de cortes e penteados, você pode apostar nos produtos desenvolvidos especialmente para deixar os seus fios volumosos. Conhecidos como “volumizadores”, esses itens funcionam muito bem quando aplicados antes mesmo da secagem.

Na hora da escolha, prefira os produtos que sejam à base de água — esse detalhe garantirá que o seu cabelo fique leve e com mais movimento.

O melhor momento para aplicá-los é após o banho, com os fios ainda úmidos. Com isso, o produto terá mais facilidade para penetrar na estrutura do fio e intensificar a ação do shampoo e do condicionador.

Há ainda a famosa pomada em pó, que é perfeita para dar mais textura ao visual, caso você deseje fazer um belo penteado. A boa notícia é que o produto não deixa o cabelo oleoso, o que é comum para quem tem os fios lisos.

Seque bem o cabelo

Uma dica para quem deseja aprender como dar volume ao cabelo é investir em alguns truques durante o processo de secagem. Após aplicar o volumizador ou mousse, separe uma mecha e faça movimentos de baixo para cima com a escova.

Para secar, segure a escova por alguns segundos com firmeza na raiz, sempre puxando para o alto. Dessa forma, as suas madeixas secarão no sentido oposto do nascimento, dando muito mais movimento e leveza ao visual.

Já para evitar o temido efeito do frizz, procure por um secador com velocidade baixa e que tenha a opção de temperatura morna. Muito fácil, né?

Enrole as madeixas com bobs

Os seus cabelos são muito finos e ralos? Então, talvez somente o processo de secagem não seja suficiente para deixar os fios com aquele tão sonhado volume. Mas fique tranquila! Para isso, há o clássico segredo do bob — que nada mais é do que enrolar algumas mechas e prendê-las no alto da cabeça.

Nesse caso, você deverá separar três mechas nas laterais da cabeça e mais uma no topo. Em seguida, com um bob largo, enrole o cabelo das pontas até a raiz, prendendo com um grampo.

É importante manter essa produção por alguns minutos, para que os fios peguem a forma do bob. Se estiver com pressa, aproveite o tempo para se maquiar ou vestir a roupa. Com os fios já soltos, penteie delicadamente os cachos com os dedos.

Evite usar muitos produtos ao mesmo tempo

Como explicamos acima, usar os produtos certos para o seu tipo de fio pode ser essencial para dar volume ao cabelo liso e alisado. Mas um dos erros mais comuns é exagerar na quantidade de cremes ou finalizadores, causando um efeito rebote. Ou seja, nesse caso, as madeixas ficam com menos volume em vez de mais.

Ao aplicar muitos produtos ao mesmo tempo ou em grande quantidade, os fios ficam pesados e empastados. Dessa maneira, o cabelo fica ainda mais baixo e, muitas vezes, colado à raiz. O excesso de produtos pode fazer com que as madeixas fiquem oleosas, sendo necessário lavá-las em um menor período de tempo.

Tenha finalizadores de diferentes texturas

Eu sei que nós acabamos de falar que usar muitos produtos pode causar um efeito diferente do desejado. Mas, quando falamos sobre investir em finalizadores de diferentes texturas, nos referimos a ter diversos produtos e não a aplicá-los ao mesmo tempo.

Atualmente, já existem diversos tipos de leave-in no mercado, desde os mais líquidos aos mais pastosos. O mais conhecido é o creme de pentear, mas, para cabelos lisos ou alisados, ele pode não funcionar e pesar os fios. Para quem deseja cabelos mais leves o ideal é apostar em defrizantes em spray.

Use o condicionador de maneira correta

Por ter um fio muito fino e de fácil penetração, é comum que o cabelo liso pese e fique oleoso com facilidade. Como comentamos acima, o excesso de produtos é um dos principais responsáveis para que isso aconteça, e o condicionador se encaixa nesse caso.

O condicionador é um tipo de produto responsável por dar mais hidratação às madeixas, desembaraçar os fios, deixá-los macios e fechar as cutículas. No entanto, os cabelos lisos ou alisados têm maior quantidade de óleos naturais e, ao aplicar esse cosmético em excesso, as mechas ficam empastadas e sem volume.

Portanto, o ideal é utilizar o produto do meio do cabelo para as pontas, evitando a raiz. Outra dica é colocar uma quantidade equivalente a uma moeda de um real, que é suficiente para tratar o cabelo todo. Lembre-se também de comprar condicionadores específicos para seu tipo de fio.

Agora que você já sabe como dar mais volume ao cabelo, que tal conferir o nosso post sobre como acabar com as pontas duplas? Assim, as suas madeixas ficarão impecáveis para qualquer ocasião!