sac@softhair.com.br
Tel: +55 (31) 2105-7700 / international@softhair.com.br
Tel: +55 (31) 2105-7700

No Poo X Low Poo: O que você Precisa Saber

23_01_blog

Por:Soft Hair
Cabelo | Soft Hair

29

jan. 2018

Você provavelmente já ouviu falar e até mesmo viu produtos nas prateleiras com a informação “No Poo” ou “Low Poo”, mas sabe a diferença entre estas duas técnicas de lavagens, muito utilizadas por quem tem as madeixas cacheadas, mas que podem ser igualmente adotadas por quem tem os cabelos lisos, secos ou danificados por químicas diversas? Mais que técnicas, são instrumentos de afirmação por aquelas de nós que estão passando pela Transição Capilar. Vamos conhecer as diferenças, características e como utilizá-las para ter seu cabelão realmente saudável.

Acompanhe.

Como Tudo Começou

A cabeleireira inglesa Lorraine Massey desenvolveu um método que consistia de uma série de técnicas e formas de cuidar dos cabelo cacheados e/ou crespos, o qual chamou de “Curly Girl Method”, ou o Método da Garota Cacheada, publicado no livro “Curly Girl” em 2001. O No Poo e Low Poo são técnicas que fazem parte deste método divulgado por Lorraine. A ideia principal era criar uma rotina de cuidados que fosse eficaz e prática para as mulheres que possuem cabelos cacheados, que pela sua estrutura, demandam mais atenção e tempo para melhores resultados.

No-Poo e Low-Poo: Aprenda a Diferença

“No-Poo” e “Low-Poo” são 2 métodos de lavagem capilar que tem como propósito básico cuidar dos cabelos da forma mais natural possível, sem agressões químicas, geralmente feitos com bálsamos limpantes suaves, no lugar da formulação encontrada nos shampoos tradicionais. A diferença entre os métodos está na quantidade de substâncias químicas agressivas que são evitadas em cada processo, tornando as lavagens das suas madeixas muito mais saudáveis. Os principais beneficiados pelo uso destas técnicas são os cabelos muito ressecados por natureza e pessoas que têm dificuldade em manter os cabelos hidratados mesmo fazendo hidratação semanalmente.

No Poo

O “No poo”, quer dizer literalmente “nenhum shampoo”. Nesta técnica não é utilizado o shampoo, o cabelo é lavado somente com o uso do condicionador, em um método de lavagem conhecido como “Co-Wash”, que deixa os fios limpos e hidratados. O No-Poo rejeita por completo o uso de surfactantes (emulsionantes), silicones, parafina líquida e qualquer derivado de petróleo.

Low Poo

Nesta técnica, ao contrário da anterior, utiliza-se shampoo na lavagem, mas somente aqueles livres de sulfatos. Lavando suas madeixas desta forma você garante limpeza e hidratação apropriadas, dentro das necessidades dos fios, sem que haja nenhum dano durante o processo. o Low-Poo revela-se um pouco mais flexível, tolerando agentes mais leves. “Um exemplo é o Cocamidopropyl Betaine, um derivado do coco que faz uma espuminha bem suave.

Dica: Nestas duas técnicas também não são utilizados produtos que tenham em sua formulação substâncias que são derivadas do petróleo, como por exemplo: Petrolato, Óleos Minerais, Vaselina, e Parafina Liquida.

Benefícios para os Cabelos Cacheados

Conforme já foi dito, os cabelos cacheados são os principais beneficiados dos métodos No-Poo e Low Poo. Devido ao formato em espiral, são cabelos que possuem a proteção natural reduzida, pois a oleosidade natural pelo couro cabeludo, não chega até as pontas, o que pode causar ressecamento e frizz. Como resultado do uso destas técnicas observam-se a valorização das ondas naturais dos fios, os cachos ganham mais definição e apresentam menos frizz.

Como começar No Poo e Low Poo

Primeira Etapa: Preparação dos Fios

Antes de você começar a adotar os produtos No poo e Low poo é necessário preparar os fios, removendo resíduos dos derivados de petróleo como óleo mineral, petrolato e outros que podem estar depositados nos fios e couro cabeludo. Faça uma última lavagem utilizando um shampoo que contenha Sulfato. Pode ser um shampoo normal que você tenha em casa, desde que não tenha petrolatos. Após a primeira lavagem, caso ache que não limpou o suficiente, repita a operação, lavando novamente com o shampoo. Após a lavagem aplique um condicionador liberado para esta técnica, massageie bem e enxágue. Lembre-se de não usar máscaras, óleos e finalizadores com óleo mineral e parafina na composição. Nas lavagens seguintes você já poderá utilizar a técnica do Co-wash.

Co-Wash: Como Fazer

Para a aplicação desta técnica você usará somente o condicionador para realizar a lavagem, mas o condicionador não pode ter em sua composição petrolatos e silicones, ou seja, um condicionador liberado para a prática do No poo.

Passo a passo: Com os cabelos úmidos, aplique o condicionador massageando com as pontas dos dedos, nunca com as unhas para não machucar o couro cabeludo. Após ter feito a massagem, enxague bem e seque com uma toalha macia. Finalize com produtos finalizadores que também sejam liberados para o No poo.

Resultados 

Estas técnicas vão deixar seus cabelos bastante hidratados, porém antes de perceber os resultados obtidos pela sua aplicação, suas madeixas vão passar por uma fase de transição, podendo ficar pesadas e sem brilho nos primeiros dias. Cabelos acostumados ao uso de produtos com petrolatos e silicones, ao deixar de absorver estas substâncias, apresentam os danos reais que estavam mascarados pelo uso delas. Persistindo no tratamento seu cabelo vai se adaptar e se recuperar. Este período de sensação de ressecamento é passageiro. Cabelos mistos e oleosos podem tendem a ficar mais oleosos nos primeiros dias de adaptação. Mas quem tem problemas com cabelos ressecados, couro cabeludo ressecado, ondas e cachos sem definição, muito volume, e as cacheadas vão amar os resultados que logo virão, na forma de cabelos mais saudáveis, hidratados e cachos definidos.

Aderir a estas técnicas não é nada complicado, mas requer prática e muita atenção para ler a composição de cada produto que você compra. Indo além, para um tratamento ainda mais natural e efetivo, procure usar produtos que não tenham petrolatos ou silicones.

Última Dica: lembre-se de fazer hidratações e reconstruções periódicas nos fios, para recuperar a saúde do cabelo danificado.

Gostou das nossas dicas sobre No Poo e Low Poo? Confira este post e conheça os produtos Soft Hair liberados para No Poo.

Compartilhe: