sac@softhair.com.br
Tel: +55 (31) 2105-7700 / international@softhair.com.br
Tel: +55 (31) 2105-7700

Qual o Melhor PH para Shampoo e Condicionador

02_02_BLOG

Por:Soft Hair
Cabelo | Shampoo | Soft Hair

02

fev. 2018

Saber o pH ideal em Shampoos e Condicionadores é um daqueles segredinhos que faz toda a diferença nos cuidados diários das suas madeixas. Utilizar produtos com o pH adequado ao seu tipo de cabelo mantém as cutículas alinhadas e saudáveis, evitando uma série de problemas como ressecamento, oleosidade excessiva, pontas duplas, entre outros que podem comprometer a saúde do seu cabelão. Confira!

O que é pH e Como é Medido

O Potencial Hidrogênico (pH), é o índice que mostra o quanto uma substância  pode ser alcalina, neutra ou ácida, em uma escala que vai de 1 a 14. Esta unidade de medida pode dizer ou não se certos tipos de soluções, tais como shampoos e sabonetes, são ácidos ou alcalinos. O pH alto pode tornar o shampoo muito agressivo, causando irritação ao couro cabeludo e à pele. Quando o pH de uma substância é menor que 7 ele é ácido. Quando o pH é maior que 7, ele é alcalino e se o  pH for igual a 7 temos uma substância neutra. No caso dos nossos cabelos, o pH dos fios gira em torno de 4,2 e 5,8. Isso faz com que não ocorra o crescimento de fungos e bactérias no couro cabeludo, mantendo as cutículas dos fios alinhadas e saudáveis.

Por que o pH do Shampoo é tão Importante?

A maior parte dos shampoos são fabricados com um pH entre 6 e 7. Isso pode variar um pouco, dependendo para o que o shampoo foi formulado e para tentar resolver o problema que a pessoa tem com o cabelo, como por exemplo um cabelo mais seco ou mais oleoso.

Escala de pH dos Shampoos

O pH de shampoos indicados para limpar sem agredir os fios pode variar entre 5,0 e 6,5. Além de um pH baixo é preciso que o produto tenha ativos hidratantes. Quando a cutícula se abre nas lavagens os ativos hidratantes do shampoo penetram no fio, promovendo brilho e maciez às suas madeixas.

O shampoo anti-resíduos, por exemplo, tem o pH mais elevado e serve para abrir as cutículas e fazer a limpeza profunda. Por conta disso seu uso é recomendado antes de uma hidratação ou reconstrução ou antes de alguns processos no salão que precisam da abertura nas cutículas. Além do uso específico em procedimentos no salão, você  pode usar este shampoo em casa a cada 15 ou 30 dias.

Escala de pH em Condicionadores

Os condicionadores precisam ter o pH entre 3,5 e 4,5 para fechar as cutículas que foram abertas pelo shampoo. Assim como nos shampoos, é necessário que possuam pH baixo e ativos hidratantes, pois além de fechar as cutículas eles precisam hidratar os fios. Lembre-se sempre de verificar nas embalagens dos produtos o nível de pH e se possuem ativos hidratantes. 

Porque usar Sempre Condicionador e Shampoo

O Condicionador deve ser aplicado somente no comprimento e nas pontas do cabelo. Se você tem as madeixas cacheadas ou crespas capriche no uso do condicionador, principalmente nas pontas. Além de deixar os fios mais macios e com brilho, o condicionador sela as cutículas. Quando você usa um shampoo de pH alcalino, ele vai abrir a cutícula, realizando a limpeza dos fios. Depois disso, o ideal é usar o condicionador para fechar as cutículas novamente. A capacidade de selar os fios vem do pH do condicionador, que é ácido. Algumas máscaras também possuem o pH mais baixo, dispensando o uso de condicionador, pois são capazes de selar os fios. As informações sobre o pH geralmente estão disponíveis no próprio rótulo dos produtos, mas se não conseguir descobrir o pH da sua máscara, o mais seguro é utilizar o condicionador.

Como Manter o pH dos Cabelos Equilibrado

O pH dos fios de cabelo variam de 4,2 a 5,5 e do couro cabeludo vai de 3,8 a 5,6. Por isso é importante utilizar shampoos levemente ácidos, mantendo assim o equilíbrio dos fios. O ideal é usar shampoos com pH de 4 a 5, que são levemente ácidos. Nessa faixa de pH conseguimos fechar as cutículas sem alterar os fios. Shampoos muito ácidos desestabilizam as ligações intermoleculares dos fios, resultando em cabelos com aparência rebelde. O balanceamento entre os dois níveis da escala é importante pois o excesso de produtos alcalinos deixa os fios porosos e os de ácido, os fios mais oleosos. O truque é equilibrar o uso desses produtos para evitar que os fios fiquem danificados.

Dica: Produtos que precisam abrir a cutícula do fio para mudar a estrutura da fibra capilar, como colorações, alisamentos, relaxamentos e descolorações têm pH alcalino. Essa abertura de cutículas pode deixar o cabelo sem vida. O pH mais alcalino, de 8 para cima, pode causar a divisão dos fios, surgindo as terríveis  pontas duplas.

Evite o Shampoo Infantil

Tem sido recorrente o uso de shampoos infantis na prática do Low Poo, pelo fato de muitos deles serem livres de sulfato. Porém aqui vai uma informação que você deve considerar: grande parte deles possuem pH neutro (7) ou um pouco mais alto, equivalente a 7,2 (alcalino). Aquelas de nós que tem o cabelo mais seco ou se você faz uso de escova progressiva, passe longe destes produtos. O pH desses shampoos varia muito e para quem tem química nos cabelos, o uso diário resulta no ressecamento gradual dos fios, fazendo sua escova progressiva durar menos.

Shampoo Ideal para Cabelos com Química

Se você tem química em suas madeixas, o ideal é se preocupar com o pH baixo, pois eles vão manter o seu cabelo e couro cabeludo em boas condições, ajudando a sua máscara de hidratação, nutrição ou reconstrução a agir com maior intensidade. Dê uma atenção especial na hora de comprar seu shampoo: confira se na embalagem contém o nível de pH ou se a formula é balanceada para o seu tipo de cabelo e escolha o tipo de shampoo ideal para ter um equilíbrio natural, dependendo da necessidade, como cabelo sem brilho, oleoso ou couro cabeludo seco.

Última Dica: Para medir o pH dos produtos você pode comprar um medidor de pH em lojas de cosméticos ou que vendem produtos para salões.

Gostou das nossas dicas sobre Qual o Melhor PH para Shampoo e Condicionador? Confira este post e conheça Dicas para Cabelos Oleosos.

Compartilhe: