sac@softhair.com.br
Tel: +55 (31) 2105-7700 / international@softhair.com.br
Tel: +55 (31) 2105-7700

Veja como fazer umectação capilar para revigorar os cachos

veja-como-fazer-umectacao-capilar-para-revigorar-os-cachos.jpeg

Por:Soft Hair
Cabelo

08

fev. 2018

 

Cachos soltos e com movimento chamam a atenção por onde passam. Um dos segredos por trás de cabelos bonitos é a umectação capilar — ou “banho de óleo” —, técnica que consiste na aplicação de óleos nos fios.

Neste post, você vai entender quais são as vantagens da umectação capilar, como aplicar a técnica e quais são os óleos mais indicados. Continue a leitura e prepare-se para ter cachos mais bonitos do que nunca!

Por que realizar a umectação capilar?

Se você tem cabelo cacheado, provavelmente já notou que a oleosidade produzida naturalmente no couro cabeludo não consegue atingir todo o comprimento dos fios, resultando em um cabelo oleoso na raiz e seco nas pontas. 

O ressecamento deixa o cabelo cacheado mais frágil e quebradiço, levando os cachos a perderem a forma e gerando o temido frizz. E tudo fica ainda pior se você não utiliza produtos específicos para cabelos cacheados.

A umectação capilar veio para solucionar esse problema. O processo retém a umidade das madeixas, deixando os fios nutridos, brilhantes, macios e sem frizz, além de reduzir os nós. Nos cabelos em transição capilar, a umectação tem um papel importante não só na nutrição dos fios, mas também na definição e estruturação dos cachos.

Quais óleos utilizar nos cabelos cacheados?

Os óleos utilizados na umectação se dividem em duas categorias: penetrantes e não penetrantes.

Penetrantes

Óleos do tipo penetrante são aqueles que conseguem agir profundamente nos fios, alcançando o interior do cabelo para nutrir e hidratar as fibras capilares de dentro para fora. Perfeitos para um tratamento de choque nos cabelos ressecados e sem vida, os óleos penetrantes mais indicados para as cacheadas são o azeite de oliva, o óleo de coco, o óleo de abacate e o óleo de rícino.

Não penetrantes

Como o próprio nome indica, esses óleos não conseguem atingir o interior da haste capilar, mas nem por isso são menos eficazes. Os óleos dessa categoria — entre os quais se destacam os óleos de argan, linhaça, macadâmia, buriti e amêndoas — são perfeitos para acabar com o atrito entre os fios e eliminar as pontas duplas, garantindo maciez e brilho.

Qual é o passo a passo da umectação?

A técnica da umectação capilar tem origens indianas. O método champi, como é conhecido por lá, é uma tradição de cuidados passada entre gerações e utilizada por homens e mulheres.

O grande diferencial dessa técnica é o foco na massagem realizada no couro cabeludo. Segundo a medicina ayurvédica, a umectação não só fortalece os fios e reduz o ressecamento, como também contribui para o crescimento do cabelo.

Quer fazer em casa? Veja nosso passo a passo:

  • divida o cabelo em mechas e vá envolvendo uma a uma em óleo, levando um pouco do produto também nas raízes;

  • em seguida, massageie levemente o couro cabeludo. Use a ponta dos dedos e realize movimentos circulares seguindo o sentido da testa até a região da nuca. Se tiver alguém para realizar a massagem em você, melhor ainda. O tempo mínimo para que a umectação tenha efeito é de duas horas;

  • após esse tempo, faça a higienização como de costume. Você pode realizar a umectação nos cabelos sujos ou limpos — teste as duas versões e descubra a sua preferida!

Para melhores resultados, realize a umectação capilar pelo menos uma vez ao mês, dentro do seu cronograma capilar.

Como funciona a umectação noturna?

Os dias andam corridos e não tem sobrado tempo para cuidar do cabelo cacheado como ele merece? Então faça a umectação noturna!

O método de aplicação da umectação é o mesmo, mas nesse caso você deve cobrir o cabelo com um lenço para não manchar sua roupa de cama. Quando acordar, lave seu cabelo cacheado como de costume até retirar o óleo completamente. Para finalizar, passe um ativador de cachos.

Posso hidratar e umectar ao mesmo tempo?

Sim! A proporção é de uma colher de sopa de máscara hidratante para cada colher de óleo. Misture bem, aplique nos fios e massageie o couro cabeludo. Deixe agir por 40 minutos e enxague.

Gostou da nossa super dica para revigorar os cachos com a umectação capilar? Para acompanhar mais novidades como essa, basta seguir nossa página no Facebook!

Compartilhe: