sac@softhair.com.br
Tel: +55 (31) 2105-7700 / international@softhair.com.br
Tel: +55 (31) 2105-7700

Veja como fazer umectação capilar para revigorar os cachos

veja-como-fazer-umectacao-capilar-para-revigorar-os-cachos.jpeg

Por:Soft Hair
Cabelo

08

fev. 2018

Cachos soltos e com movimento chamam a atenção por onde passam, mas quem tem cabelos cacheados sabe que chegar a esse resultado nem sempre é fácil. É um processo com muitos cuidados e diferentes produtos, e um dos segredos por trás de cabelos bonitos é a umectação capilar — ou “banho de óleo” —, técnica que consiste na aplicação de óleos nos fios.

Neste post, você vai entender quais são as vantagens da umectação capilar, como aplicar a técnica e quais são os óleos mais indicados. Continue a leitura e prepare-se para ter cachos mais bonitos do que nunca!

Por que realizar a umectação capilar?

Se você tem cabelo cacheado, provavelmente, já notou que a oleosidade produzida naturalmente no couro cabeludo não consegue atingir todo o comprimento dos fios, resultando em um cabelo oleoso na raiz e seco nas pontas. O ressecamento deixa o cabelo cacheado mais frágil e quebradiço, levando os cachos a perderem a forma e gerando o temido frizz. E tudo fica ainda pior se você não utiliza produtos específicos para cabelos cacheados.

A umectação capilar veio para solucionar esse problema. O processo retém a umidade das madeixas, deixando os fios nutridos, brilhantes, macios e sem frizz, além de reduzir os nós. Além disso, as propriedades presentes nos óleos tratam profundamente os cabelos, até mesmos, os mais danificados com químicas e quebradiços.

Nos cabelos em transição capilar, a umectação tem um papel importante não só na nutrição dos fios, mas também na definição e estruturação dos cachos. Neste momento, é recomendado que seja feito um cronograma capilar, no qual os óleos estejam inclusos. Para isso, basta acrescentar ou trocar um dos dias da agenda pela umectação.

Quais óleos utilizar nos cabelos cacheados?

Os óleos utilizados na umectação se dividem em duas categorias: penetrantes e não penetrantes.

Penetrantes

Óleos do tipo penetrante são aqueles que conseguem agir profundamente nos fios, alcançando o interior do cabelo para nutrir e hidratar as fibras capilares de dentro para fora. Perfeitos para um tratamento de choque nos cabelos ressecados e sem vida. Os óleos penetrantes mais indicados para as cacheadas são o azeite de oliva, o óleo de coco, o óleo de abacate e o óleo de rícino. Abaixo explicamos um pouco das propriedades de cada um:

Azeite de oliva

Um dos mais usados e queridinhos das cacheadas é o azeite de oliva, além de ser fácil de encontrar, é importante o que o azeite utilizado seja extravirgem. Ele é conhecido por ser rico em nutrientes e vitaminas A, D, E e K, e por ser um poderoso antioxidante. Como é mais emoliente, ele consegue entrar na parte interna dos fios, proporcionando mais nutrição. Esse óleo é super indicados para quem está com os fios ressecados e com pontas duplas.

Óleo de coco

O óleo de coco pode ser considerado o favorito quando o assunto é umectação, é possível encontrar em praticamente todos os lugares. Além de deixar os fios brilhantes e hidratados, o óleo de coco é rico nas vitaminas E e K e ácido graxos, que ajudam a hidratar e restaurar os fios. Ele ainda ajuda no crescimento dos fios e redução do volume. Esse óleo é indicado para todos os tipos de cabelos, independentemente dos danos sofridos.

Óleo de abacate

O uso de abacate nos cabelos não é novidade, a fruta contém propriedades hidratantes e a umectação com o óleo é indicada para quem possui fios com químicas, danificados e quebradiços. Rico em vitaminas, como A e B, possui também aminoácidos e proteínas que fortalecem os fios, e auxiliam na reestruturação da fibra capilar.

Óleo de rícino

Muito conhecido pelo seu efeito no crescimento dos fios, o óleo de rícino é uma ótima opção para fazer umectação. Isso porque ele age de forma rápida e eficaz, possuindo diversos benefícios, como combate a queda dos fios, hidrata o cabelo, diminui as pontas duplas, sela as cutículas e dá brilho.

Não penetrantes

Como o próprio nome indica, esses óleos não conseguem atingir o interior da haste capilar, mas nem por isso são menos eficazes. Os óleos dessa categoria — entre os quais se destacam os óleos de argan, linhaça, macadâmia, buriti e amêndoas — são perfeitos para acabar com o atrito entre os fios e eliminar as pontas duplas, garantindo maciez e brilho.

Os dois principais e mais conhecidos óleos não penetrantes são o de argan e amêndoas, eles são ricos em vitaminas e ácidos graxos. O de óleo de argan é indicado para cabelos com frizz, ressecados e com pontas duplas. Já o óleo de amêndoas deixa as madeixas hidratadas e nutridas com mais facilidade.

Qual é o passo a passo da umectação?

A técnica da umectação capilar tem origens indianas. O método champi, como é conhecido por lá, é uma tradição de cuidados passada entre gerações e utilizada por homens e mulheres. O grande diferencial dessa técnica é o foco na massagem realizada no couro cabeludo. Segundo a medicina ayurvédica, a umectação não só fortalece os fios e reduz o ressecamento, como também, contribui para o crescimento do cabelo.

Quer fazer em casa? Veja nosso passo a passo:

  • divida o cabelo em mechas e vá envolvendo uma a uma em óleo, levando um pouco do produto também nas raízes;
  • em seguida, massageie levemente o couro cabeludo. Use a ponta dos dedos e realize movimentos circulares seguindo o sentido da testa até a região da nuca. Se tiver alguém para realizar a massagem em você, melhor ainda. O tempo mínimo para que a umectação tenha efeito é de duas horas;
  • após esse tempo, faça a higienização como de costume.

Para melhores resultados, realize a umectação capilar, pelo menos, uma vez ao mês, dentro do seu cronograma capilar. Outro ponto importante que deve ser levado em consideração, é que para fazer a umectação, não tem problema se os fios estiverem limpos ou sujos, os efeitos são os mesmos.

Como funciona a umectação noturna?

Os dias andam corridos e não tem sobrado tempo para cuidar do cabelo cacheado como ele merece? Então, faça a umectação noturna! O método de aplicação da umectação é o mesmo, mas, nesse caso, você deve cobrir o cabelo com um lenço para não manchar sua roupa de cama. Quando acordar, lave seu cabelo cacheado, como de costume, até retirar o óleo completamente. Para finalizar, passe um ativador de cachos.

Posso hidratar e umectar ao mesmo tempo?

Sim! A proporção é de uma colher de sopa de máscara hidratante para cada colher de óleo. Misture bem, aplique nos fios e massageie o couro cabeludo. Deixe agir por 40 minutos e enxágue.

É importante lembrar que, para que a umectação tenham o efeito desejado, deve-se usar produtos de qualidade e de marcas reconhecidas no mercado. A Soft Hair, por exemplo, possui uma linha com diversos tipos de óleos para umectação de alta qualidade.

Gostou das nossas super dicas para revigorar os cachos com a umectação capilar? Aproveite e entre em contato com a Soft Hair, para que possamos ajudar a encontrar a melhor solução para você!

Compartilhe: