Cabelos 10/06/2021

5 hábitos alimentares que enfraquecem o seu cabelo

Para realizar as funções vitais, o organismo precisa de nutrientes, que são metabolizados a partir da ingestão de alimentos. No entanto, alguns hábitos alimentares prejudicam o funcionamento do corpo e impactam, diretamente, a saúde do cabelo.

Pensando nisso, este conteúdo responde à dúvida sobre que hábitos alimentares danificam os fios, listando as práticas — desde a baixa ingestão de água até o consumo excessivo de álcool, passando por uma dieta pobre em nutrientes e sem acompanhamento profissional — que você deve abandonar para manter as madeixas lindas. Confira!

Que hábitos alimentares evitar para ficar com cabelo saudável?

O que você come interfere na saúde do seu cabelo, ou seja, a depender da dieta, a pessoa terá madeixas mais vitais ou, pelo contrário, sofrerá com a queda capilar e o ressecamento dos fios, por exemplo. Para evitar esses efeitos negativos, separamos o que se deve evitar para não comprometer a estrutura capilar e proteger o couro cabeludo!

1. Ingestão insuficiente de água

Adultos devem consumir pelo menos 2 litros de água por dia, e essa regra vale, obviamente, para manter o cabelo saudável. A justificativa é que a carência de água no corpo gera desidratação e dificulta o transporte de nutrientes pelo organismo. O resultado desse mau hábito se reflete nas madeixas, que perdem o brilho natural e se tornam mais quebradiças.

2.Excesso de bebida alcoólica

Muita gente sabe que o álcool tem um impacto nocivo para o organismo, mas não imagina que a substância afeta a saúde capilar. Na verdade, perder o controle sobre a ingestão de bebidas alcoólicas é extremamente prejudicial para a estrutura das madeixas, gerando excesso de radicais livres e, consequentemente, aumentando o risco de infecção no couro cabeludo e levando à queda de cabelo.

3. Dieta pobre em nutrientes

Não há dúvidas de que a alimentação tem efeito sobre a saúde dos fios. Quando apostamos sempre em fast food e pratos com pouco valor nutricional, por exemplo, o cabelo tende a ficar sem brilho e com bastante ponta dupla e muito frizz, devido à baixa ingestão de nutrientes, como as vitaminas, as proteínas, o zinco e o ferro.

4. Regime sem orientação profissional

Também não é recomendado iniciar um regime sem orientação de um profissional, ainda que o paciente queira perder uns quilinhos. O motivo é que uma dieta tende a alterar o metabolismo e a impactar negativamente a ingestão de nutrientes necessários para o funcionamento do corpo, incluindo aí as substâncias responsáveis pela vitalidade dos fios capilares.

Neste artigo, você descobriu quais são os hábitos alimentares que interferem na saúde do cabelo, deixando os fios quebradiços e, em alguns casos, danificando o couro cabeludo, o qual fica mais suscetível a infecções e pode contribuir para a queda capilar. Por isso, invista em uma alimentação saudável e se for iniciar uma dieta, conte com a ajuda de um profissional para não prejudicar o seu metabolismo.

Gostou do post? Se sim, compartilhe o artigo com os seus amigos nas redes sociais e ajude a comunidade a conhecer os impactos da alimentação sobre o cabelo!