Cabelos 03/06/2021

Esfoliante para couro cabeludo: veja quando é indicado e como usar em casa

Sabe quando você passa esfoliante na pele e, logo depois, ela normalmente fica mais fininha, viçosa, com menos cravos e oleosidade? O esfoliante para couro cabeludo funciona de forma muito parecida.

Quer dizer, o produto contribui para eliminar impurezas, oleosidade e resíduos que podem aumentar a incidência de caspas, coceiras e prejudicar a aparência dos fios. Porém, tal qual o esfoliante usado na pele, não são todos os cabelos que recebem indicação para ele e a frequência com que é usado também precisa ser levada em conta.

Para tirar essas e demais dúvidas sobre o esfoliante para couro cabeludo, preparamos este post para você com informações sobre o assunto. Continue a leitura e saiba mais!

O que é e como funciona o esfoliante para couro cabeludo?

A esfoliação capilar consiste na ação de microesponjas que absorvem a oleosidade e outras impurezas já mencionadas para que o couro cabeludo fique completamente limpo, o que também deixa a região forte, saudável e longe de problemas nos fios. 

Dessa maneira, eles ficam mais abertos para receber nutrientes de hidratações e qualquer outro tipo de procedimento que, anteriormente, tinha mais dificuldade de penetrar profundamente nos cabelos, devido aos resíduos existentes que atrapalhavam essa ação.

Qual a importância do esfoliante para couro cabeludo?

Como você pôde perceber, a limpeza profunda, conquistada a partir da esfoliação capilar, deixa os fios mais livres para receber nutrientes, o que é útil para uma maior hidratação e menor oleosidade capilar. 

Isso contribui também para o estímulo do crescimento dos fios, já que a limpeza possibilita uma maior oxigenação e circulação sanguínea, que favorece o transporte de nutrientes e ajuda os cabelos a crescerem.

Para quem a esfoliação capilar é indicada?

Como foi dito no início, não são todos que podem utilizar o esfoliante para couro cabeludo. Quem sofre de queda de cabelo e couro cabeludo oleoso — principalmente com a maior incidência de caspa e seborréia — podem ser contemplados com a esfoliação capilar. 

Além disso, crespas e cacheadas, por terem uma maior tendência a utilizar muitos finalizadores, como ativadores de cachos e cremes de pentear, podem fazer o procedimento para que a limpeza proporcionada deixe os fios mais saudáveis . E ainda, você coloriu o cabelo e isso causou manchas no couro? O esfoliante pode ajudar também.

Como fazer esfoliação capilar em casa?

Existem inúmeras formas de fazer esfoliação capilar em casa, seja com café, babosa, iogurte natural etc. A melhor escolha vai depender da disponibilidade dos produtos e da sua preferência. Seja como for, é preciso ter atenção nos seguintes tópicos:

  • lave o cabelo com shampoo antes da aplicação ou use com o cabelo bem úmido;
  • sempre enxágue com água fria para que as cutículas dos fios fiquem fechadas;
  • lave sempre com shampoo sem sulfato em sua composição;
  • se perceber alguma irritação, interrompa o procedimento (o que é indicado com qualquer produto vendido);
  • se o seu cabelo for mais seco, reduza a frequência de uso para uma vez na semana. Se for oleoso, utilize até 2 vezes semanais.

Quer dizer, o esfoliante para couro cabeludo oferece inúmeros benefícios, desde que seja aplicado corretamente. Nesse sentido, além de optar pela versão caseira, procure por produtos de qualidade, adequado às suas necessidades e tipo de fio. Esse cuidado faz toda diferença no resultado final.

Que tal continuar aprendendo sobre o assunto? Confira nosso post sobre cuidados com o couro cabeludo!