Cabelos 26/03/2021

Cabelo cacheado com volume: 8 dicas para valorizar seus fios

Não são todas que conseguem ter cabelo cacheado com volume — e nem todas querem esse visual. Porém, se é um desejo seu, temos uma boa notícia: seu sonho pode ser realizado, mesmo que seus fios sejam mais abertos e finos, desde que você siga algumas dicas para valorizar os cachos.

Isso porque, quanto mais abertos e finos são os cabelos, mais pesados e maior a dificuldade para criar o famoso volumão. Felizmente, as soluções para contornar essas características desfavoráveis não precisam ser aplique e muito menos nascer de novo. Podem ser ações bem mais simples e práticas.

Então, quer saber quais dicas são essas que ajudam a ter cabelo cacheado com volume e saúde? Continue a leitura deste artigo!

1. Use um difusor

Difusores são peças de encaixe na ponta do secador para que o ar seja difundido entre as mechas e aumente o volume enquanto seca. Inclusive, esse é um dos segredinhos de um cabelo de salão e, especialmente se usado com você de cabeça para baixo, pode alcançar melhores resultados.

Só não se esqueça de proteger seus fios antes e depois desse processo: aplique um protetor térmico antes do uso e, posteriormente, um ativador de cachos nas pontas para garantir um visual ainda melhor.

Cuidado com a distância

Um dos problemas que mais atingem os cabelos e que atrapalham o brilho dos cachos é o ressecamento dos fios. Por conta disso, é preciso evitar ao máximo os fatores que o causam. Um deles é utilizar o difusor ou secador muito perto e com potência máxima, o que provoca o superaquecimento dos fios.

Nesse sentido, a dica é sempre manter o aparelho a uma distância segura quando for secar o cabelo (cerca de 15 centímetros). Assim, será possível obter um bom resultado sem prejudicar a saúde das suas madeixas.

2. Passe finalizadores para cabelos cacheados

Quem quer ter cabelos de determinada forma e a natureza não colabora com isso precisa, no mínimo, correr atrás. Então, nada de usar produtos de finalização para cabelos lisos ou com qualquer outra característica que não seja a dos seus fios, combinado? Além do mais, dê preferência àqueles que ajudem no volume.

A finalização é tão importante quanto a hidratação para ajudar a ter um cabelo cacheado com volume. Um exemplo disso é a técnica de finalização invertida, na qual o foco inicial é definir as madeixas de cima e, posteriormente, as de baixo. Só se lembre de não exagerar na quantidade de produtos para não deixar os fios pesados.

3. Conte com o pente garfo

Dizem que o cabelo cacheado com volume é como uma coroa. Sendo assim, o pente garfo atua como a libertação disso, ao soltar os cachos do couro cabeludo e ajeitar os fios, fornecendo mais volume.

Isso é possível por causa dos dentes largos e bem separados na vertical, que quando usados nos cachos ajudam a deixá-los para o alto. Por esse motivo, é um acessório quase obrigatório se você quiser garantir o black power ou simplesmente abrir as madeixas cacheadas.

4. Invista no corte

O corte para quem quer dar volume aos cachos é um dos procedimentos mais importantes, já que, sem esse cuidado, as demais ações podem não trazer resultados tão satisfatórios. Portanto, procure um profissional que tenha experiência com cortes para cabelo cacheado, de acordo com seu tipo de fio e rosto. Algumas opções são:

  • black power;
  • chanel;
  • em “V”;
  • franja lateral;
  • retilíneo;
  • wob.

5. Aplique o leave-in da maneira correta

Escolher os produtos certos para o seu cabelo é uma medida bastante válida para alcançar o melhor resultado. No entanto, só vai fazer a diferença se a aplicação for correta. Nesse sentido, é fundamental ficar de olho na quantidade de produto. O ideal é não exagerar nessa hora para não deixar os fios pesados.

Quando falamos em leave-in, a aplicação de maneira correta pode proporcionar resultados surpreendentes apenas com uma pequena quantidade. Uma dica é separar o cabelo em mechas, pois assim fica mais fácil distribuir melhor o produto.

6. Tenha atenção aos resíduos de produtos no cabelo

Boa parte dos produtos de tratamento e hidratação dos cabelos devem ser retirados ao final da aplicação. Eles têm funções específicas de nutrição e tratamento, que são alcançados ao possibilitarem o contato dos fios às fórmulas ativas do produto.

Normalmente, depois de um tempo preestabelecido pelo fabricante é necessário realizar o enxágue. Nessa etapa, você deve tomar cuidado para não deixar resíduos de químicos no cabelo, pois isso pode comprometer o resultado, além de ser prejudicial para outra aplicação de um produto com fórmula química diferente.

7. Evite produtos que deixam o efeito umidificado

Podemos dizer que o finalizador de cabelo é a cereja do bolo nos cuidados com as madeixas. Como você tem a intenção de conquistar cachos volumosos, a dica é evitar fórmulas e misturas pesadas e carregadas de óleo em suas composições.

O ideal é dar preferência às opções mais leves, como é o caso dos cremes para pentear. Eles têm a capacidade de produzir um brilho natural sem deixar os fios com o efeito umidificado. Vale reforçar a necessidade de passar a quantidade certa, pois o exagero pode atrapalhar o resultado.

8. Faça misturas com gelatina

Em se tratando de finalizadores, não podemos deixar de citar os efeitos das misturas com gelatina para cachos. Essa composição é perfeita para proporcionar uma aparência deslumbrante aos fios.

O motivo é que ela garante uma grande quantidade de colágeno e açúcar, que são ativos muito importantes para a saúde das madeixas. Você pode fazer a mistura com o creme de pentear, por exemplo, obtendo uma finalização ideal e o volume esperado.

Portanto, essas foram as principais dicas de como deixar seu cabelo cacheado com volume. Lembre-se de que é fundamental adotar boas práticas diárias, pois fios descuidados ficam sem vida, e a aparência para baixo afasta o tão sonhado volumão. Agora, fazendo tudo certinho, você verá resultados surpreendentes!

Quer mais informações para montar a rotina de cuidados ideal? Leia também o nosso post com 10 mitos e verdades sobre cabelos cacheados!