Cabelo 11/01/2018

9 segredos para manter seu cabelo alisado e com luzes maravilhoso

Alisamento e luzes são duas técnicas que fazem bastante sucesso, não acha? Infelizmente, esses procedimentos alteram quimicamente a fibra dos fios, deixando o cabelo mais frágil e sujeito aos agentes do tempo.

A boa notícia é que com cuidado e o auxílio dos produtos certos é possível deixar os cabelos alisados com luzes sempre lindos e radiantes. Aqui, a gente conta 9 segredos de tratamento para cabelos alisados para manter a cor e a vitalidade dos fios por mais tempo. Confira!

1. Comece com um tratamento de choque

Essa dica vale para você que ainda vai passar pelo alisamento ou pelas luzes e para você que já está com os cabelos lisos e descoloridos.

A ideia de um tratamento de choque pode parecer assustadora, mas os kits pré/pós-tratamento químico promovem a recuperação imediata dos fios, deixando o cabelo mais resistente e brilhante, pronto para receber os cuidados nas etapas seguintes.

2. Fuja da água quente

A água quente é a inimiga número um dos cabelos alisados com luzes. A alta temperatura acaba abrindo as cutículas dos fios e, como eles já estão naturalmente ressecados devido aos procedimentos químicos, o cabelo pode ficar mais fraco e opaco. Para piorar, a água quente ainda desbota as luzes.

Além de lavar os cabelos em temperatura morna ou fria, o ideal é utilizar produtos específicos para evitar a descamação do couro cabeludo. Você também pode alternar uma rotina de cuidados com um shampoo que conserva a vitalidade e a cor das luzes e uma linha reconstrutora para fortalecer e hidratar os fios quimicamente tratados.

3. Hidrate os fios semanalmente

Além dos cuidados especiais durante a lavagem dos cabelos, você precisa promover a umidade e restauração dos fios com a hidratação capilar. Produtos à base de queratina, manteigas capilares ou umectação com óleo de coco são uma ótima opção.

Não é necessário aplicar uma grande quantidade do produto, visto que essa prática pode deixar os fios muito pesados e sem brilho. Espalhe uma pequena quantidade do hidratante escolhido nas mãos e aplique-o mecha por mecha, massageando. Deixe agir por alguns minutos, de acordo com a recomendação da embalagem, e enxágue em seguida.

4. Cuidado com a piscina

Você já deve ter visto alguma loira andando com o cabelo meio esverdeado depois de visitar a piscina, não é mesmo? Isso é culpa do cloro utilizado na água. Além de desbotar suas luzes, ele pode deixar os fios ressecados.

Ainda não existe um tratamento que evite os danos do cloro nos fios, mas você pode adotar duas práticas antes de entrar na piscina: a touca de natação e o coque. De qualquer forma, não se esqueça de utilizar um produto com filtro UV.

A primeira opção garante uma proteção mais segura, mas não é esteticamente a melhor, especialmente se for uma ocasião mais descontraída. Se um coque bem justo não impede que os fios entrem em contato com a água, pelo menos ele diminui um pouco os danos. E, assim que chegar em casa, capriche na hidratação.

5. Invista em produtos termoprotetores

Os cuidados com uso de secador e chapinha em cabelos alisados com luzes são os mesmos indicados para todos os tipos de cabelo e o uso de produtos termoprotetores garante a proteção e o brilho dos fios.

No caso específico dos cabelos quimicamente tratados, existem produtos defrizantes com ação termoprotetora. Isso significa cabelos lisos, brilhantes, sem frizz e protegidos até dos raios UV. Eles podem ser aplicados após o banho, com os fios ainda úmidos ou antes de usar aparelhos de altas temperaturas.

6. Use produtos para reconstrução e nutrição dos fios

Procedimentos químicos, como alisamento e luzes, ao serem realizados acabam afetando a saúde dos fios. Um dos problemas mais comuns é a perda de massa, o que acarreta cabelos mais ralos e quebradiços. O uso de produtos para reconstrução e nutrição pode ajudar a resolver a situação.

Itens desenvolvidos para reconstrução dos fios são ricos em queratina, uma proteína presente no organismo e responsável pela massa capilar. Eles podem ser encontrados no formato de máscaras, óleos e até mesmo a queratina líquida.

No caso da nutrição, ela é responsável por manter os fios saudáveis e dar mais força e brilho, e costuma ser encontrada no formato de máscara de tratamento. Uma dica é misturar óleos naturais aos produtos de nutrição para intensificar seu efeito.

7. Alterne entre os tipos de tratamentos

Como comentado acima, existem alguns tratamentos que ajudam nos cuidados e recuperação para cabelo alisado e com luzes. A hidratação, nutrição e reconstrução são essenciais para manter os fios saudáveis, e quando combinados esses procedimentos podem salvar as madeixas. Para isso, basta alternar entre os tipos de tratamentos.

Uma maneira de fazer isso é montar um cronograma capilar. Ele funciona como uma agenda onde cada pessoa organiza os cuidados com os fios, sempre alternando entre hidratação, nutrição e reconstrução. O ideal é fazer cada procedimento uma vez por semana ou de quinze em quinze dias.

8. Evite aparelho de altas temperaturas

Os aparelhos com altas temperaturas (chapinha, secador e babyliss) estão presentes na rotina da maioria das mulheres, especialmente as alisadas. Mas, são inúmeros os problemas que o uso desses itens pode causar, como quebra, queda e ressecamento. Por isso, o ideal para quem tem cabelo alisado e com luzes é evitá-los.

Como explicamos, após procedimentos químicos os fios tendem a perder massas e ficarem mais ralos. Para evitar que as altas temperaturas piorem o problema procure sempre secar os fios com o secador em temperatura média. No caso da chapinha e babyliss o ideal é optar por colocar o aparelho no ponto mais baixo possível.

Procure sempre aplicar um protetor térmico antes de usar o aparelho, como comentado acima. E sempre penteie os fios antes da chapinha para evitar risco de quebra e queda.

9. Cuide bem da alimentação

Outra dica importante no cuidado com os fios é a alimentação. Ao ingerirmos altas quantidades de açúcar, gordura e frituras nosso organismo tende a produzir mais oleosidade, afetando assim a saúde dos fios. Dessa maneira, é comum que o cabelo fique mais oleoso e que os fios comecem a cair com mais facilidade.

Uma maneira de evitar isso é manter uma alimentação balanceada, com frutas, verduras, legumes e cereais. Eles são ricos em vitaminas e nutrientes benéficos aos cabelos, deixando-os mais fortes, saudáveis e brilhantes. Outro ponto é beber bastante água ao longo do dia, é ela que vai ajudar a manter seu organismo hidratado e seus cabelos mais bonitos.

Caso perceba que seu cabelo está danificado e caindo em grandes quantidades o ideal é procurar um especialista. Ele pode solicitar exames e elaborar o melhor tratamento para o seu problema.

Com esses 9 segredos de tratamento para cabelos alisados e com luzes ficou fácil deixar os fios sempre maravilhosos. Aproveite e comente abaixo o que achou das nossas dicas e se conhece alguma outra para cuidar dos fios.