Não é novidade que clima seco ou úmido pode prejudicar as madeixas, especialmente os cacheados ou os crespos. Por isso, nesse período é natural sentir os fios mais murchos, cheios de frizz, sem brilho, entre outras características.
Naturalmente, você não pode esperar que o clima esteja sempre favorável a seu tipo de cabelo para poder exibir suas madeixas por aí, correto? Assim, é indispensável redobrar os cuidados com os fios, principalmente quando essa época estiver próxima. Desse jeito, você controla os efeitos e a frustração em torno disso.
Então, quer saber mais sobre o efeito das madeixas cacheadas e crespas em períodos de clima seco ou úmido? Confira nosso post e entenda!
O cabelo é um reflexo das interferências externas e internas. Por exemplo, quando você lava os fios, a aparência deles é de um jeito e depois de secar é outra. A mesma lógica se aplica quando os fios ficam muito expostos ao vento e ao sol. Isso é explicado por questões aprendidas durante a escola.
Se você não lembra, vamos resumir: os fios são formados por ligações, que influenciam na aparência deles. Por exemplo, enquanto eles estão molhados ou em ambientes úmidos, as ligações são quebradas, até serem restabelecidas depois de secos. De modo similar, o clima seco também prejudica os fios, já que retira a água que forma a fibra capilar.
Assim, gradualmente, os fios sofrem desgaste na cutícula e passam a apresentar ressecamento e porosidade. Isso ocorre porque parte da composição do cabelo é água — ele também é formado por proteína, fibras, queratina e gordura. Então, a perda desse elemento tão importante gera prejuízos, assim como a saúde humana também costuma ser prejudicada, por exemplo.
Como visto, o clima em questão afeta negativamente a aparência dos cabelos. Os resultados disso são diferentes para cada tipo de estrutura, entre lisos, cacheados, crespos e ondulados. Confira os efeitos em cada um, a seguir!
É comum que esse tipo de cabelo fique mais rebelde. Isso é representado com o aumento do frizz, indefinição dos cachos ou das ondas e o emaranhado dos fios. Em situações como essas, outro vilão que costuma aparecer, principalmente quando o clima seco e úmido é prolongado, é o nó de fada. Já ouviu falar?
Trata-se de nós que se enrolam entre si ou entre os demais fios próximos. O emaranhado é tão grande que se torna difícil pentear o cabelo para desatá-lo, especialmente se o problema ocorrer no comprimento do cabelo.
Os cabelos lisos têm uma menor tendência ao ressecamento e ao frizz, o que não costuma ser problema durante o clima seco e úmido. Além disso, por não terem nenhuma curvatura, o surgimento de nós de fada também não costuma ser recorrente. Apesar disso, esse tipo de fio também é prejudicado pelas condições climáticas.
Isso é refletido com a maior oleosidade e a sensação de peso, que retira o balanço e o brilho dos fios. Outro problema é a maior aparência gordurosa, por mais que você tenha lavado as madeixas recentemente. Quem opta por passar chapinha ou secador para conter os danos pode piorar a situação.
Você já percebeu que o cabelo precisa de cuidados específicos e redobrados para se proteger das condições climáticas. Por isso, listamos algumas dicas indispensáveis, que devem fazer parte da rotina de fios cacheados e crespos. Acompanhe!
De forma geral, o shampoo pode contribuir para o ressecamento, já que abre as cutículas dos fios. Você sabia? Para evitar isso, existem produtos mais suaves, como os livres de silicone, parabeno e petrolatos. Assim, é possível minimizar os efeitos climáticos e deixar o cabelo mais forte.
É natural que você prefira lavar os cabelos com água quente durante períodos frios, mas sabe quem não aprova isso? O seu cabelo. A água quente deixa os fios mais sensíveis, propensos a perder a hidratação e a se ressecarem. Logo, ao enfrentar climas secos ou úmidos, eles estão mais frágeis e descuidados.
O tipo de pente ou escova escolhida para pentear os fios também interfere nos resultados. Então, saiba que os pentes com dentes mais largos favorecem o desembaraço do cabelo sem exigir força ou favorecer a quebra. Enquanto isso, escovas ou pentes com dentes finos, por ter um menor espaçamento entre os dentes, prejudicam seu cabelo.
O material de cetim é um dos grandes amigos dos cabelos crespos e cacheados. Por exemplo, a touca e a fronha de cetim evitam que o seu fio tenha atrito com outros materiais que podem assanhar e causar frizz. Desse jeito, você já acorda com os cabelos mais definidos e saudáveis.
Durante períodos úmidos ou secos, também é possível que os cabelos se tornem mais propensos ao surgimento de caspas ou descamação. Para combater esse problema, você pode realizar o detox capilar com argila, que higieniza e esfolia o couro cabeludo. Esse processo também é útil para evitar a queda dos fios.
Mesmo que você siga todos os cuidados citados rigorosamente, é importante aceitar que cabelos crespos e cacheados são mais propensos ao frizz e a outros efeitos. Então, se em algum momento esses fatores se tornarem incômodos para você, especialmente no clima úmido ou seco, use e abuse de novos penteados. Você pode fazer o coque abacaxi, usar faixas, tranças, tiaras etc.
O importante é aprender a se amar, independentemente do clima vigente. Afinal, você não vai deixar de sair e se sentir bonita com seu cabelo cacheado ou crespo só por causa do clima seco ou úmido, certo? Coloque as dicas em prática e se jogue!
Quer continuar por dentro das nossas atualizações de conteúdo e aprender novas dicas sobre cuidados com o cabelo? Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube!