O uso frequente de objetos de calor, como secador, chapinha ou babyliss, e a exposição aos raios solares, químicas e cloro, pode deixar o cabelo queimado. Isso acontece porque esses fatores conseguem remover a água da fibra capilar, resultando em madeixas ressecadas, sem vida e com textura áspera.
Para voltar a exibir fios bonitos e saudáveis, é preciso devolver os nutrientes perdidos e eliminar possíveis partes que possam ter ficado comprometidas com a queimadura. A boa notícia é que preparamos um post especial com as melhores dicas para se livrar desse problema o mais rápido possível! Quer saber quais são? Então continue a leitura e confira!
O primeiro passo para tratar o cabelo queimado é diminuir o uso de químicas, chapinha, secador e babyliss. Apesar de ajudarem a modelar os fios, esses elementos podem retirar a umidade da fibra capilar a ponto de queimá-la. Portanto, se você os utiliza com frequência, tente reduzir esse hábito até que as madeixas estejam totalmente recuperadas.
Além de evitar o problema e proteger os fios das altas temperaturas, utilizar bons defrizantes térmicos — como os oferecidos pela Soft Hair — ajuda a potencializar a hidratação e manter a umidade dentro da fibra capilar por muito mais tempo, já que não é preciso enxaguá-los após o uso. Para isso, a dica é aplicar o produto logo após o banho, quando os cabelos ainda estiverem molhados, e antes de penteá-los.
Se você prefere aproveitar os benefícios oferecidos pelos produtos naturais, procure investir em tratamentos com receitas caseiras à base de ingredientes que você já tem em casa, como:
Também é possível recuperar a saúde do cabelo queimado por meio de uma boa reconstrução à base de queratina líquida combinada com muitas hidratações e nutrições. Para que essa rotina seja seguida à risca, a dica é apostar no cronograma capilar para organizar corretamente a sequência de cuidados e ter maior controle sobre os tratamentos.
Os raios ultravioletas presentes na luz do sol também são capazes de penetrar na cutícula do cabelo, deixando-os ainda mais ressecados, queimados e frágeis. Então, para fugir desse problema, é importante utilizar finalizadores com proteção solar e, de preferência, deixar as madeixas cobertas por lenços, chapéus, bonés ou turbantes.
Essas são as principais dicas para tratar e recuperar o cabelo queimado. No entanto, se os danos forem muito grandes e os tratamentos não conseguirem recuperá-lo totalmente, a melhor saída é recorrer à tesoura. Mas não é preciso cortar os fios bem curtinhos, principalmente se não for da sua vontade: eliminar apenas as partes mais afetadas já ameniza o problema, deixando as madeixas com um aspecto muito mais bonito e saudável.
Gostou de saber como lidar com o cabelo queimado? Deseja estar por dentro de mais dicas de beleza como essas? Então aproveite a visita e assine a newsletter! Assim, você receberá todas as nossas atualizações em sua caixa de entrada!