Cabelo 17/10/2018

Afinal, quais os benefícios da babosa para o seu cabelo?

Você sabia que a babosa é excelente para as madeixas? Não por acaso, uma vez que a planta tem propriedades higienizadoras e hidratantes, que tratam os fios da raiz até as pontas. No entanto, poucas pessoas sabem os reais benefícios da babosa para o cabelo.

Para esclarecer todas as dúvidas sobre o assunto preparamos este artigo, que tem como objetivo listar as principais vantagens da babosa. Continue a leitura e passe a desfrutar dessa planta valiosa e tão comum em solo brasileiro!

O que é babosa?

A babosa é uma planta de, aproximadamente, 90 cm de comprimento, cujas folhas são verdes, grossas e contêm alguns espinhos em suas superfícies. Do interior dessas folhas é extraído um gel viscoso, conhecido como Aloe Vera, que apresenta vários benefícios para a saúde do organismo e a beleza da pele e do cabelo.

Há muito tempo que a indústria cosmética utiliza a babosa como ingrediente ativo em produtos que tratam e embelezam os fios e, por isso, não é difícil encontrar grande variedade deles no mercado.

Qual é a composição química da babosa?

Segundo os pesquisadores, a planta é composta por mais de 200 componentes de vegetais ativos, o que inclui 18 aminoácidos e cerca de 20 minerais. Ainda, podemos citar a presença de vitaminas, tais como: A, C, E, B1, B2, B3, B12 e B13. Esses princípios têm a capacidade de restaurar e hidratar as madeixas, deixando-as mais fortes e bonitas.

Quais são os benefícios da babosa para o cabelo?

Entre as inúmeras vantagens de se usar a babosa nos cabelos, podemos citar algumas que merecem destaque. Confira a seguir!

Previne a queda dos fios

Ao agir no bulbo capilar, a babosa fortalece a raiz e os fios, o que ajuda a prevenir a queda do cabelo. Mesmo em pessoas que já apresentam o problema de calvície, ela tem se mostrado bastante eficaz no tratamento.

Combate a caspa

Outra vantagem de se usar a planta no cabelo é o tratamento contra a seborreia (caspa), que acomete muitas pessoas. Ela elimina a oleosidade excessiva do couro cabeludo e, por isso, elimina a irritação, a coceira e a descamação da área.

Limpa o cabelo

A babosa limpa profundamente os fios, pois contém poderosos aminoácidos e polissacarídeos, que promovem a eliminação total de impurezas.

Hidrata os fios

Também é possível destacar o poder de hidratação que a babosa tem. Os minerais presentes em sua composição hidratam os fios, tornando-os mais macios e sem frizz. Ideal para quem tem o cabelo seco.

Acelera o crescimento do cabelo

A Aloe Vera facilita o crescimento do cabelo, uma vez que destampa os poros do couro cabeludo e estimula a circulação sanguínea. Dessa forma, os fios crescem mais rápido e com mais saúde.

Como adicionar babosa na rotina de cuidados com o cabelo?

Para quem deseja adicionar esse item a rotina de cuidados com o cabelo pode fazer de duas formas: babosa in natura ou produtos a base de babosa. Por ser uma planta a babosa pode ser cultivada em casa, mas é necessário separar a polpa pegajoso antes de usá-la, porém para quem deseja mais praticidade e comodidade, já existe a opção de comprar o sumo natural pronto para o uso.

No caso dos produtos a base de babosa, existe no mercado de cosméticos diversas linhas desse ativo. Dentre os itens estão shampoo, condicionador, máscaras de tratamento, manteigas, óleos e finalizadores. Eles são indicados para todos os tipos de cabelos e podem ser usados em casa sem complicações.

Como aplicar babosa nos fios?

Como mencionado acima, existem dua versões de babosa para cabelos que podem ser incluídas na rotina de cuidados. Apesar de terem aplicações fáceis e similares que podem ser feitas em casa, ainda sim tem uma certa diferença entre os dois tipo. Abaixo explicamos como fazer o tratamento de babosa in natura e de produtos com esse ativo.

Babosa in natura

Existem diversas receitas para fazer hidratação capilar in natura, todas podem ser feitas em casa de forma simples. O ideal é sempre adicionar ingredientes com ação hidratante para potencializar o resultado. A seguir, listamos o passo a passo da aplicação.

1º passo: em um recipiente misture uma máscara de tratamento de sua preferência e o sumo natural da babosa. A quantidade é sempre 1 porção de polpa para 2 de creme. Caso queira mais hidratação adicione um óleo natural a mistura;

2º passo: com o cabelo limpo, lavar com shampoo e remover o excesso de água,  aplique a mistura por todo o comprimento dos fios. Espere o tempo indicado na embalagem da máscara;

3º passo: após o tempo de esperar retire o produtos dos cabelos com água abundante e aplique um condicionador. Finalize como preferir.

Produtos de babosa

Para adicionar produtos de babosa ao seu dia a dia o ideal é comprar uma linha desenvolvida com babosa. A aplicação é simples e para quem deseja mais hidratação aos fios o ideal é usar a máscara ou manteiga ao menos uma vez por semana.

Para isso basta lavar os fios com um shampoo de babosa e remover o excesso de água. Logo após separe o cabelo em mechas e aplique o produto escolhido ao longo do comprimento. Espere o tempo indicado na embalagem e remova com água corrente. Passe um condicionador para fechar as cutículas e finalize como preferir.

Caso queira pode misturar a máscara ou manteiga com um óleo natural antes da aplicação. Outra dica para potencializar o resultado é usar uma touca térmica durante o tempo de espera, ela ajuda a ativar as propriedades com mais facilidade.

Como vimos, as vantagens de usar a babosa no cabelo são muitas e é possível encontrar bons produtos que contenham o ingrediente em suas composições. Então, não deixe de colocar a planta na sua rotina diária de beleza e tenha madeixas sempre sedosas e radiantes!

Se você gostou deste post, aproveite e conheça mais sobre o Sachê Sumo Natural de Babosa Vegano que auxilia na produção de colágeno deixando os cabelos mais fortes, menos quebradiços e saudáveis.