Cabelo 05/08/2019

Máscara para cabelo: tire todas as dúvidas sobre o assunto

Cuidar bem das madeixas precisa fazer parte da rotina de quem deseja tê-las sempre bonitas. Para isso, usar máscara para cabelo periodicamente é uma das práticas recomendadas.

Mas você sabia que é preciso conhecer como elas agem nos fios para que tenhamos os resultados esperados? Isso porque cada produto tem seus próprios componentes e finalidades. Assim, não vá esperando que, só porque aquele creme deu super certo para sua amiga, também dará para você.

Por isso, preparamos as perguntas mais frequentes feitas por leitores, para que você possa entender um pouco mais sobre a hidratação dos fios e consiga resultados melhores. Acompanhe!

Quanto tempo devo deixar o produto agindo no cabelo?

Cada produto tem seus componentes específicos e, por isso, um tempo de ação distinto. É recomendado, então, seguir as instruções de uso, que ficam atrás de cada embalagem. Mas saiba que, hoje em dia, esses cosméticos estão ainda mais potentes, assim não costumam exigir um tempo tão prolongado. Normalmente, de 10 a 15 minutos costuma ser suficiente. 

Note, ainda, que deixar mais tempo que a marca manda não necessariamente fará bem aos fios, já que isso pode torná-los oleosos e pesados.

Um dica legal para aqueles dias em que sentir necessidade de hidratação, mas estiver com pressa, é tentar, ao menos, deixar agir uns 3 minutos, no próprio banho, enquanto termina de se lavar.

Quais os tipos de máscaras existentes?

Existem 3 tipos de máscaras para cabelo: hidratação, nutrição e reconstrução. 

A de hidratação tem a finalidade de repor a água do córtex capilar. Dá o efeito de maleabilidade e suavidade, tornando os cabelos mais macios.

A de nutrição repõe os lipídeos perdidos, ou seja, devolve a oleosidade, que, na medida certa, deixa os fios mais alinhados. Normalmente, produtos assim são compostos com óleos potentes, que selam as cutículas, dando brilho e vitalidade.

A de reconstrução repõe as proteínas, também chamadas de massa ou queratina dos fios, normalmente perdidos após procedimentos químicos mais agressivos. O efeito é uma sensação de cabelos mais encorpados e fortes

Para madeixas muito danificadas, que tenham passado por tinturas e alisamentos, o ideal é adotar o cronograma capilar, em que, no espaçamento de alguns dias, você alterna o tipo de máscara.

Porque não se deve usar máscara para cabelo todos os dias?

As máscaras de tratamento têm efeito mais potente que os condicionadores. Assim, a maioria não é recomendada para o uso diário, já que essa prática pode aumentar a produção de sebo no couro cabeludo.

Cabelos saudáveis podem fazer uso de 15 em 15 dias. Aos danificados, 1 vez por semana costuma ser suficiente. Já quem adota o cronograma capilar, é possível usar um tipo de máscara diferente de 4 em 4 dias.

Quanto ao preço, uma boa máscara precisa ser cara?

Um dos maiores mitos do mundo da beleza é o de que quanto mais cara a máscara, melhor ela é. 

É preciso ter em mente que, muitas vezes, um produto importado é cheio de impostos, fazendo com que eles cheguem aqui no Brasil pelo dobro ou triplo do preço que o do país de origem. Além disso, o valor alto pode ser resultado também do tipo de ingrediente natural usado na fórmula, como determinada planta que não existe no país estrangeiro e precisa ser importada. 

Aqui no Brasil contamos com nossos próprios ativos naturais, o que facilita a fabricação de bons cosméticos, sem a necessidade de colocar um preço alto.

Dessa forma, o recomendado é investir em produtos de qualidade e reconhecidos no mercado, mas que, ao mesmo tempo, não façam com que você gaste mais dinheiro do que o necessário.

Quanto mais produto aplicar, melhor o resultado? 

Uma quantidade maior não potencializará o efeito, apenas fará com que você gaste mais. A medida deve ser de acordo com o tamanho e a espessura dos fios, por exemplo, quando curtos e finos, é dispensável usar grande quantidade.

Então, o certo é aplicar um pouco mecha por mecha. Isso fará com que o cabelo absorva melhor o creme e os nutrientes da fórmula.

Quem tem cabelo liso também precisa de máscara capilar?

Todo mundo deve usar a máscara, independentemente do tipo de cabelo. A dica, nesse caso, é procurar por produtos que combinem com a estrutura capilar de cada um. 

A pessoa com cabelo liso e sem químicas ainda pode sofrer danos devido ao sol, à poluição, à piscina ou ao suor. Ainda que o estrago não seja tão intenso e aparente, existe a recomendação de cuidar dos fios. Assim, no mínimo uma máscara de hidratação a cada 15 dias fará com que o cabelo fique mais saudável.

Quem usa um bom condicionador também precisa de máscara?

Precisa. Tenha em mente que shampoo e condicionador, por mais qualidade que tenham, são produtos feitos para o uso diário, enquanto as máscaras têm outras finalidades. Assim, não há como substituir um por outro. 

A máscara se propõe a dar efeitos diferentes, atingindo as camadas mais profundas do córtex capilar. Por isso, não pode ser deixada de lado.

Quais componentes a máscara para cabelo deve ter?

Os ingredientes variam de acordo com o objetivo do produto e a marca fabricante.  

Máscaras de reconstrução, por exemplo, costumam ter vitaminas, lipídeos e aminoácidos. O D-pantenol é indicado para hidratação profunda, evitando o frizz e as pontas duplas. O carvão ativado é adequado para quem deseja revitalizar as madeixas e controlar a oleosidade, sem causar o ressecamento.

Já cabelos loiros precisam de algo que ajude a evitar o desbotamento ou alteração de cor. Assim, máscaras com pigmento violeta são um bom investimento para realçar o brilho platinado.

As cacheadas necessitam de componentes que ajudem a repor os lipídios das fibras. Com isso, produtos que contenham algum óleo, como o de coco ou o de abacate, promovem a reparação esperada.

Portanto, ao investir em uma máscara para cabelo, procure por aquela adequada à sua estrutura capilar e que ofereça os efeitos capazes de reparar os danos presentes nos seus fios. Na indecisão, tenha mais de um tipo de produto, para deixar os cuidados com as madeixas ainda mais completos.

Gostou do artigo? Que tal conhecer nossos produtos e experimentar resultados surpreendentes nos seus fios? Caso tenha ficado com dúvidas ou queira saber como fazer a aquisição, entre em contato conosco, que adoraremos atender você!