Mesmo tendo informações na palma da mão, sabemos que existem muitas pessoas que não dão a devida atenção para a escolha correta do shampoo. Os motivos que resultam nessa falta de interesse são diversos, contudo, é preciso deixar claro que, apesar dos shampoos terem como finalidade única a remoção das impurezas dos fios, há diferenças entre as fórmulas do produto.
Cada produto é pensado com uma combinação de substâncias químicas que podem (ou não) favorecer o seu tipo de cabelo. Esse é o caso, por exemplo, dos shampoos que possuem sulfato em sua composição. Com o objetivo de proporcionar uma limpeza mais profunda, o sulfato é considerado um componente indispensável na formulação do shampoo. Mas você sabia que ele não é indicado para todos os tipos de cabelos?
Para explicar melhor a diferença entre o shampoo com e sem sulfato e para qual tipo de cabelo cada um é mais indicado, elaboramos este artigo com as principais informações sobre o assunto. Acompanhe a leitura!
Como mencionamos, o sulfato tem como principal objetivo promover uma limpeza mais profunda dos fios. Sendo assim, trata-se de uma substância química com ação detergente, que remove o excesso de produtos como máscaras e cremes do fio, mas também tende a remover a oleosidade do couro cabeludo.
Diante disso, devemos ressaltar que o sulfato não deve ser visto como um vilão, pois, quando combinado com os componentes certos e aplicado no tipo de cabelo adequado, o resultado é bastante satisfatório. A principal característica desse produto é a quantidade de espuma que o shampoo gera quando aplicado nos fios.
Em cabelos muito oleosos, o sulfato faz toda a diferença na eficiência da lavagem. Isso porque remove a oleosidade e as impurezas dos fios, deixando o cabelo mais resistente, brilhante e saudável. Aliás, vai um alerta: os benefícios do sulfato podem ser vistos com o uso moderado, portanto, evite a utilização em excesso, pois pode resultar em sérios danos ao seu cabelo.
Como você já deve imaginar, o shampoo sem sulfato funciona de forma menos agressiva. Nesse caso, o objetivo é atender a necessidade de quem não tem o cabelo oleoso e, por isso, deseja utilizar um produto que faça uma limpeza mais leve e evite o ressecamento dos fios.
Sendo assim, o shampoo sem sulfato, quando aplicado no cabelo, não gera muita espuma. No entanto, a limpeza não é comprometida e é tão eficiente quanto a que contém a substância na composição.
Para acertar na escolha do melhor shampoo, é muito importante levar em consideração o objetivo do produto e, sobretudo, as características do seu cabelo e também dos produtos que você usa no dia a dia. Como explicamos no tópico anterior, o sulfato promove uma limpeza profunda, logo, é ideal para cabelos mais lisos e oleosos, no entanto, é ideal para remover resíduos de cremes. Ou seja, se você utiliza cremes à base de petrolatos, só os shampoos com sulfato, podem lavar corretamente os fios.
Já o shampoo sem sulfato deve ser utilizado por quem têm cabelos secos, cacheados ou que tenham feito algum procedimento químico, que necessita de uma limpeza mais delicada e leve para não agredir os fios. E também é muito indicado para os adeptos às técnicas Low e No poo, pois no dia a dia usam cremes e máscaras com componentes que são solúveis na água e não necessitam de um agente limpante mais forte.
Como vimos neste artigo, tanto o shampoo com sulfato quanto o sem sulfato são produtos muito eficientes, desde que sejam usados de forma adequada. Por isso, antes de pegar o primeiro shampoo que visualizar na prateleira, vale a pena dar uma conferida no rótulo para certificar se o shampoo atende às suas necessidades, ok? Assim você obtém os melhores resultados possíveis no tratamento dos seus fios!
Gostou das nossas dicas e quer ficar por dentro de todas as novidades sobre os cuidados com os cabelos? Então, curta nossa página no Facebook!