Você sabia que utilizar o ácido hialurônico para cabelo pode trazer inúmeros benefícios? O elemento é mais conhecido nos processos de skincare, já que é antioxidante e colabora com a hidratação da pele. No entanto, os seus fios também podem usufruir dos efeitos positivos do ácido.
Não é à toa que ele costuma estar presente em fórmulas de shampoos, condicionadores, cremes hidratantes e outros produtos capilares. Bacana, não é mesmo? Outra curiosidade é que ele é produzido naturalmente no corpo, mas tem a produção diminuída com o passar dos anos e precisa ser reposto.
Sentiu curiosidade e quer saber mais sobre o ácido hialurônico para cabelo? Continue a leitura e fique por dentro do assunto!
Como acabamos de explicar, esse ácido é produzido naturalmente no organismo. Entre outras coisas, ele favorece o preenchimento de tecidos. Mas uma vez que a sua produção se torna mais lenta com o tempo, é recomendado contar com dermocosméticos e produtos capilares para continuar aproveitando os benefícios desse elemento.
Ao fazer isso, é possível potencializar a hidratação da pele e do cabelo, já que o ácido hialurônico funciona como um umectante natural. Assim, especialmente os seus fios podem se tornar mais macios, brilhosos e maleáveis da raiz às pontas.
A principal razão por trás disso é que ele tem capacidade de hidratação por meio do preenchimento da fibra, o que aumenta a profundidade da ação. Logo, é como se houvesse um aumento de água no cabelo, fator que otimiza a aparência dos fios.
O mito mais comum em torno desse assunto já foi desvendado. Trata-se da ideia de que o ácido hialurônico é útil apenas nos cuidados com a pele. Outro mito frequente é de que o seu uso só é bem-vindo para quem tem cabelos ressecados ou danificados.
Na verdade, qualquer tipo de cabelo pode ser beneficiado com o ácido, embora os casos citados possam ter uma maior necessidade de contar com esse tipo de hidratação. Afinal, trata-se de um umectante natural capaz de reter a água no interior dos fios. Assim, ele tende a combater tais problemas.
Vale dizer que o ácido hialurônico também é útil no combate aos danos de fios quimicamente tratados, assim como apresenta ação antienvelhecimento. Desse modo, os fios podem passar por novas intervenções capilares, como tinturas e alisamentos, sem tantos prejuízos. Isso porque o ácido repara a estrutura capilar.
Diante dos inúmeros benefícios que o ácido hialurônico pode oferecer, é natural que muitos produtos incluam tal ingrediente na composição. Sendo assim, use-os diariamente ou conforme o cronograma capilar que você estabeleceu.
Se quiser potencializar os resultados, saiba que isso é possível com ajuda de outros ativos hidratantes. É o caso da queratina e da vitamina B5. A primeira contribui para a formação da estrutura do fio do cabelo. Já a segunda é indicada para aumentar o brilho e a leveza do cabelo.
Quer entender melhor sobre a aplicação do ácido hialurônico na rotina? Acompanhe o passo a passo a seguir de uma das formas de usar o elemento:
Para entender melhor quais produtos mais se encaixam nas suas necessidades, é válido conversar com sua cabeleireira ou seu cabeleireiro. De todo modo, o autoconhecimento é sempre um dos caminhos mais seguros para uma decisão certeira em relação às suas madeixas.
Outro exemplo para o uso de ácido hialurônico na rotina é como uma hidratação noturna nos fios. Isso é importante porque, especialmente durante o dia, é comum que o cabelo sofra com fatores externos, como a umidade e a poluição. Então, é preciso proteger os fios desses agentes.
Além do mais, saiba que outros elementos mais associados ao período noturno podem contribuir para esse ressecamento. É o caso do travesseiro e do lençol. Eles podem servir como atrativos que elevam o frizz e o embaraçamento do seu cabelo. Logo, incluir o ácido hialurônico nessa etapa contribui para uma maior hidratação.
Outra maneira interessante de utilizar produtos com esse componente é com o leave-in. Esse método de forma geral ajuda a selar cutículas e pode oferecer proteção térmica, especialmente recomendado para cabelos com química, que fazem uso de secador e chapinha e, ainda, para frequentar praias e piscinas.
No caso do leave-in com ácido hialurônico, esses benefícios podem ser potencializados. Assim, é possível notar na primeira aplicação uma maior maciez, disciplina e facilidade no desembaraço dos fios. Para tomar uma melhor decisão quando for comprar os produtos, avalie também o custo-benefício que cada um oferece.
Percebeu como o ácido hialurônico pode ser um ótimo investimento para os seus fios? Para ajudar você a se convencer disso de uma vez por todas, vale acompanhar um resumo dos benefícios que ele oferece:
Então, entendeu os benefícios do ácido hialurônico para cabelo? Diante disso, saiba que nós da Soft Hair contamos com os produtos Defrizante Ácido Hialurônico nas versões creme e spray. Eles são indicados para todos os tipos de cabelo.
O finalizador oferece proteção térmica e hidratação noturna, o que aumenta a maciez, a nutrição e o reparo da fibra capilar. Além disso, ele é capaz de combater o envelhecimento e de resgatar a saúde dos fios. A outra versão do produto é em spray, que pode ser usado após a lavagem dos fios ou após o contato com mar e piscina.
Quer conhecer mais sobre os nossos produtos com ácido hialurônico para cabelo? Acesse o nosso site!