O que mais irrita você: o cabelo embaraçado, ressecado ou cheio de frizz? Essa é difícil de responder, não é mesmo? Mas não precisa decidir agora. Afinal, você pode atacar todos esses problemas de uma só vez e conquistar as madeixas dos seus sonhos.
A principal causa do embaraçamento dos fios é o ressecamento. Portanto, se os seus cabelos estão secos, estão bem suscetíveis a ganhar alguns nós durante a próxima ventania. Caso isso aconteça, não vale a pena perder a paciência. Tentar desfazer os ninhos a qualquer custo só vai fazer os fios quebrarem e ficarem ainda mais arrepiados.
Como agir, então? Veja as dicas que separamos para ajudar a evitar o cabelo embaraçado!
Os fios ressecados ficam com as cutículas abertas, favorecendo o entrelaçamento e comprometendo o caimento. Portanto, uma boa maneira de evitar os nós é investindo em uma rotina de hidratação.
Se você ainda não é adepta ao cronograma capilar, deve considerar essa opção agora mesmo. Com uma rotina de cuidados, você recupera a saúde das madeixas, tornando os cabelos sedosos e com menos chances de os fios embolarem.
Quem tem cabelos que se enroscam com facilidade deve redobrar os cuidados durante a lavagem. Ao passar o shampoo, comece colocando uma pequena quantidade do produto nas mãos, para, em seguida, espalhar pelo couro cabeludo. Somente após aplicar na raiz, você deve descer para as pontas dos fios.
É muito importante não levar os cabelos até o topo da cabeça, uma vez que isso fará surgir diversos nós. Depois de enxaguar bem o shampoo, aplique um condicionador hidratante e aproveite esse momento para desembaraçar o cabelo com as mãos ou usando um pente largo.
É normal perder alguns fios todos os dias. Porém, aqueles que não caem permanecem enroscados no restante do cabelo, sendo removidos apenas quando as madeixas são penteadas.
Assim, quem fica muito tempo sem passar o pente nos cabelos permanece com os fios ali embolados, favorecendo o aparecimento de ninhos difíceis de serem resolvidos.
A fricção entre a cabeça e o travesseiro deixa o cabelo embaraçado e cheio de frizz. Uma solução simples é prender os fios antes de dormir, porém sem usar uma amarração muito apertada. Um coque no alto da cabeça ou uma trança frouxa podem resolver o problema.
Se os nós já se formaram, tente aplicar um leave-in nos cabelos secos e penteie com delicadeza. Separe pequenas mechas e comece desembaraçando as pontas, subindo bem devagar. Faça isso antes de lavar a cabeça, pois os fios molhados se tornam ainda mais frágeis à quebra.
Se você acha que essa recomendação é frescura ou até mesmo coisa de gente muito chique, enganou-se: é possível encontrar produtos com essa composição por valores muito em conta. Fora que é um investimento no seu bem-estar e, dependendo da qualidade, o item dura por muito tempo.
Agora, quer entender como as fronhas de seda ou cetim ajudam a evitar o cabelo embaraçado? Diferentemente dos modelos tradicionais, a composição delas não compromete a umidade natural do cabelo e causa menos atrito. Em outras palavras, isso é quase como dizer “adeus”, junto a outros cuidados, ao cabelo todo bagunçado e sem forma na manhã seguinte, especialmente para as cacheadas.
A hidratação é um processo indispensável para garantir a saúde e uma melhor aparência dos fios e para evitar o cabelo embaraçado. Mas também é verdade que cremes para pentear, quando bem escolhidos e utilizados, podem salvar os cabelos daqueles dias em que você não se sente tão confiante e satisfeita com eles, especialmente pelos fios emaranhados.
Pensando nisso, o mercado conta com infinitas opções para diferentes necessidades e preferências, como gel, spray, pomadas e muito mais. Porém, eles, sozinhos, não fazem milagre. A forma como você penteia o fio também exige cuidados. Por exemplo, se for uma área muito específica com o embaraçamento:
É uma delícia tomar banho com água quente, mas se você quer fugir do cabelo embaraçado, lavá-lo dessa forma não é a melhor opção. Isso porque a água quente deixa as cutículas abertas, o que causa danificação aos fios. Enquanto isso, temperaturas mais baixas têm efeito contrário, o que proporciona mais brilho e maciez, além de facilitar o manuseio do pente.
Você já percebeu que uma série de fatores pode deixar o cabelo mais embaraçado, certo? Nesse sentido, o jeito como o cabelo é lavado não poderia ficar de fora. Sendo assim, evite bagunçar ou criar um bolo de fios.
O ideal é que, se o seu cabelo embaraça com facilidade, você o divida por partes, utilize o shampoo apenas no couro cabelo — já que o produto, além de ressecar as pontas, pode ajudar no embaraçamento — e, ao enxaguar, apenas esprema o cabelo de forma cautelosa.
Cabelos cacheados tendem a se tornar naturalmente mais ressecados que os lisos, o que exige cuidados específicos, como o uso de produtos com óleo em sua composição, que devem hidratar e evitar o emaranhado dos fios.
Por outro lado, cabelos lisos costumam ser mais oleosos e finos, o que não combinaria bem com o uso frequente de produtos que tivessem óleo em sua composição. Porém, os cabelos finos têm mais facilidade para embolar e formar nós, o que pode ser contornado com o uso de óleos vegetais. Em outras palavras, tudo é uma questão de conhecer bem os fios e entender do que eles precisam.
E aí? O que achou das nossas dicas para evitar o cabelo embaraçado? Na luta diária contra os nós, saiba que um pente de dentes largos é o seu aliado. Carregue um sempre na bolsa junto a um finalizador bem leve para aqueles momentos em que você for pega desprevenida. Assim, você conseguirá manter o visual das madeixas e impedir que o emaranhado se agrave.
Aproveite a visita para nos seguir nas redes sociais e acompanhe as nossas atualizações. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube!