Cabelo 13/03/2020

Cabelo misto: desvende mitos e verdade dos cuidados!

Quem não quer ficar com fios sedosos, fibra forte e visual saudável? A resposta para óbvia, mas o que muitas pessoas não sabem é como cuidar do cabelo misto. Calma: neste post entenda o que é essa característica e como tratar as madeixas sem agredir o couro cabeludo.

Além disso, descubra mitos e verdades sobre o cabelo misto como os tipos de produtos e linhas ideais para os fios em questão, condicionador e shampoo que tratam a raiz e a extensão da fibra e a técnica de lavagem e enxágue que protege o cabelo.

Comece a leitura já!

O que é um cabelo misto?

Para responder à questão, é preciso afirmar que esse tipo de madeixa é aquela que apresenta a raiz mais oleosa e as pontas mais secas. Ainda que esse indício possa acontecer com cabelos ondulados, o cabelo misto geralmente não é típico dos fios cacheados (para os quais é sugerido um cronograma capilar) e crespos devido ao formato e à textura da fibra.

Por outro lado, pessoas que fazem uso excessivo de técnicas de alisamento e ondulamento, como a chapinha e o babyliss, podem ficar com couro cabeludo oleoso e pontas ressecadas.

Quais são os mitos e as verdades sobre cabelo misto?

Até o momento, você sabe o que é cabelo misto, mas existem vários mitos e verdades sobre esse tipo capilar! Para cuidar dos fios e prevenir o enfraquecimento da fibra, é importante conhecer os cuidados (como os produtos certos, as linhas recomendadas e a melhor forma de lavagem) que os pelos exigem.

Tipo de produto usado no cabelo misto não faz diferença

Mito. Quem tem cabelo misto deve se preocupar com o produto utilizado para manter o couro cabeludo e os fios saudáveis. Pensando nisso, o ideal é procurar produtos específicos para essa categoria, uma vez que as pontas e a raiz do cabelo têm necessidades antagônicas.

Qualquer condicionador serve para cabelo misto

Mito. Muitas vezes, as pessoas pensam que qualquer condicionador funciona no cabelo misto, uma vez que ele só age na hidratação das pontas. No entanto, a verdade é que o produto pode deixar os fios pesados, sujos e sem brilho.

Por isso, indica-se o uso contínuo de um condicionar apropriado para cabelos mistos, cuja fórmula aposta em ativos para hidratar as madeixas na medida certa, sem pesar ou ressecar os fios.

Linhas de produtos não têm importância

Mito. Linhas de produto são pensadas para cuidar de determinados tipos de cabelo. Por isso, você deve apostar em uma linha específica para os fios ressecados e outra para o couro cabeludo, deixando a extensão da fibra mais hidratada e a raiz menos oleosa.

A linha de shampoo e condicionador 3D Baba de Quiabo, por exemplo, ajuda a hidratar e fortalecer os fios, reduzindo a queda capilar e o visual opaco. Ao mesmo tempo, o Shampoo Soft Carvão Ativado auxilia na remoção da oleosidade do couro cabeludo, suavizando e protegendo essa região dos resíduos externos.

Técnica low-poo e no-poo é bastante indicada para cabelo misto

Verdade. “No-Poo” e “Low-Poo” são métodos para lavar o cabelo em que, na primeira opção, não se faz uso de shampoo e, na segunda, utiliza-se produto para lavagem. Quem opta por essas técnicas pode contar com produtos mais suaves para o cuidado dos fios.

Existe um jeito certo de lavar o cabelo misto

Verdade. Na hora da lavagem, utilizam-se dois shampoos e um condicionador, sendo o primeiro para cabelos oleosos na região da raiz e os últimos para tratar os fios secos. Além disso, deve-se ter cuidado com a temperatura da água: ao fazer o enxágue, a água deve estar morna ou fria, pois o calor estimula a oleosidade nas madeixas.

Neste conteúdo, você percebeu como é importante escolher uma linha de cuidados para um cabelo misto, pois o shampoo não causará danos às pontas secas e o condicionador não deixará a raiz e o meio do cabelo mais oleoso.

O texto de hoje foi útil para você, não é mesmo?Agora que compreende o que é e quais são as informações relevantes para cuidar do cabelo misto, entenda neste artigo como adotar uma rotina de cuidados e deixar os fios mais saudáveis!