Cabelos 21/03/2020

Vitaminas para cabelos: você conhece todas? Saiba os benefícios aqui!

Cabelos sedosos, brilhosos e resistentes à ação externa: quem não quer ter madeixas com essas características, não é? Neste post, compreenda por que as vitaminas para cabelos são importantes e, em especial, como atuam para deixar os fios mais saudáveis no dia a dia.

Além disso, conheça a ação de cada vitamina — desde o complexo B até a vitamina E — para o couro cabeludo e para a extensão dos fios, afinal, elas podem melhorar o aspecto das pontas, deixar a fibra fortalecida e a textura sedosa, entre outros benefícios.

Comece a leitura agora e tire as dúvidas sobre o assunto!

Qual a importância das vitaminas para o nosso corpo?

Vitaminas são importantes para manter a saúde do organismo e prevenir doenças futuras, uma vez que são componentes orgânicos não produzidos pelo nosso corpo. Elas são responsáveis pelo bom funcionamento de diversas funções corporais e também atuam na vitalidade e beleza dos cabelos.

A fibra capilar é composta de aminoácidos, vitaminas e sais minerais, além de água, e sua estrutura depende de diversos nutrientes para se manter saudável. Sem eles, os fios podem se tornar opacos, quebradiços e ressecados, além de sofrer quedas, que podem ser moderadas ou até mesmo severas. Portanto, a melhor opção para evitar esses problemas é garantir que seus cabelos recebam todas as vitaminas necessárias.

Quais vitaminas ajudam a manter o cabelo saudável?

As vitaminas para cabelos agem na fibra capilar, auxiliando no crescimento, mantendo o brilho e o fortalecimento das madeixas. Contudo, a questão que fica é: como cada uma delas auxilia na manutenção dos fios? Cada vitamina traz benefícios diferentes para os fios. Isso quer dizer que, dependendo das condições e das necessidades dos cabelos, pode ser mais interessante investir em um tipo de vitamina que em outra ou, até mesmo, em um mix específico.

Abaixo, explicamos em detalhes o que cada vitamina pode proporcionar aos fios.

Vitamina A

Encontrada em folhas verdes escuras e produtos à base de oleaginosas, a vitamina A é sinônimo de vitalidade para o cabelo, uma vez que ajuda a desenvolver os fios, melhora a elasticidade, regula a produção sebácea na raiz e restaura as células. Essas características acabam por favorecer a hidratação de cabelos cacheados ou quimicamente tratados, que tendem a ser mais ressecados e quebradiços.

Vitamina E

Produtos à base de oleaginosas, óleos vegetais e abacate são ricos em vitamina E. Ela auxilia na circulação sanguínea no couro cabeludo, protegendo a região dos raios solares, do envelhecimento da fibra capilar e do fenômeno de oxidação. Sua ação oxidante acaba por estimular o crescimento dos fios, os tornando mais fortes e profundamente hidratados. A vitamina E também ajuda a dar fim às pontas duplas e torna os cabelos mais resistentes à ação das fontes de calor que usamos no dia a dia.

Complexo B (B2, B3, B5 e B12)

O surgimento de cabelos grisalhos precocemente já foi associado à falta de vitaminas do complexo B, principalmente a B12. Outro problema comum nesses casos é a queda de cabelo. As vitaminas B2 e B12 melhoram a formação e o crescimento dos fios. Já as vitaminas B3 e B5 fortalecem a fibra capilar, prevenindo a queda e aumentando a concentração de queratina entre os fios.

Biotina (B8)

Também conhecida como vitamina B8, a biotina ativa a absorção de queratina na raiz do cabelo, o que impede a queda e o ressecamento dos fios. Da mesma forma, o componente orgânico age na divisão celular e acelera o crescimento do cabelo. Esse processo também auxilia na diminuição da caspa e favorece a absorção de outras vitaminas do complexo B. É possível encontrar a biotina em alimentos como avelã, amendoim e amêndoas.

Vitamina D

A vitamina D atua principalmente no couro cabeludo, gerando uma ação anti-inflamatória que beneficia, principalmente, o crescimento saudável dos fios. Embora não exista um consenso sobre o assunto, a alopecia é uma doença que pode estar associada à falta de vitamina D adequada no organismo.

Encontrada em produtos à base de óleos animais, a vitamina D é um poderoso ativo para o organismo, controlando a textura e protegendo o cabelo. Além disso, o componente é metabolizado a partir da exposição dos fios ao sol, fortalecendo e deixando as madeixas mais brilhosas.

Vitamina C

A vitamina C é um componente essencial para controlar o processo de envelhecimento dos fios, uma vez que tem ação antioxidante e consegue ativar a produção de colágeno no organismo. Tudo isso além de deixar a fibra mais sedosa e melhorar a retenção de nutrientes, como o ferro, na fibra capilar. Essa é uma das vitaminas mais fáceis de se repor no dia a dia, já que está presente em alimentos muito acessíveis, como limão, abacaxi, brócolis, rúcula e couve-flor.

Como fazer a reposição das vitaminas para cabelos?

Existem 3 maneiras de repor as vitaminas para cabelos: mantendo uma dieta rica e equilibrada, fazendo uma suplementação ou aplicando cosméticos que trazem essas vitaminas em sua composição. Esses 3 processos acabam complementando uns aos outros, uma vez que isoladamente podem não trazer o resultado desejado. No entanto, essa reposição deve ser feita da maneira adequada.

Antes de mais nada, é preciso investigar junto a um médico quais são as suas reais necessidades. Um profissional também poderá indicar como a reposição será feita e se é preciso usar suplementos que complementam a alimentação, além de indicar os alimentos mais adequados para sua dieta. Já os cosméticos de qualidade são muito bem-vindos nesse processo, reforçando a nutrição do lado de fora, enquanto os alimentos e os suplementos fazem seu papel do lado de dentro.

Como identificar quais vitaminas meu cabelo precisa?

A melhor maneira de identificar as necessidades dos seus cabelos é observando. Muitos danos serão visíveis, como ressecamento excessivo, pontas duplas e queda. Outros serão mais difíceis de identificar. Além disso, algumas características acabam sendo próprias de cada tipo de cabelo e não causado por algum agente externo. A melhor maneira de garantir que seus fios vão receber todos os nutrientes que necessitam é apostar em um cronograma capilar. Neste post, explicamos melhor sobre como colocar esse cuidado em prática.

Neste conteúdo, você aprendeu sobre os benefícios das vitaminas para cabelos e para o organismo, além de ter conhecido as principais vitaminas para manter os fios bonitos e saudáveis. Se você está começando a dar mais atenção aos seus cabelos agora e quer vê-los lindos como nunca, nossa dica é investir em uma alimentação saudável, não esquecer de beber água todos os dias e investir em produtos de qualidade, indicados para o seu tipo de cabelo.

Quer ter mais dicas sobre como cuidar dos seus fios do jeito certo e conquistar os cabelos dos sonhos? Assine nossa newsletter e receba em seu e-mail!