Soft Hair 08/08/2020

Afinal, é possível retardar o aparecimentos dos cabelos brancos?

Notar os primeiros fios de cabelo branco pode ser um momento de tensão na vida de qualquer mulher. Contudo, a verdade é que, mais cedo ou mais tarde, eles virão para todas. Por isso, é importante entender mais sobre o assunto e decidir como você lidará com eles. Afinal, você sabe por que os fios brancos surgem e se é possível evitar esse sinal de envelhecimento? Neste pequeno guia, explicamos um pouco mais sobre essa mudança e como fazer para disfarçar os temidos fiozinhos.

Ficou curiosa? Então, continue a leitura!

Por que os cabelos brancos surgem?

Existem diferentes teorias que explicam o aparecimento dos fios brancos. A mais defendida pelos estudiosos é de que, com o avanço da idade, ocorre a morte celular dos melanócitos, células que produzem a melanina que dá pigmento aos cabelos.

A idade na qual essa alteração na cor dos cabelos acontece varia de acordo com alguns fatores, um deles é a raça do indivíduo. Nos caucasianos, pode começar entre os 35 e 45 anos, nos amarelos entre 45 e 55 anos e nos negros entre 55 e 65 anos. A genética também influencia no aparecimento dos cabelos brancos. Pais que começaram a ter fios brancos precocemente podem transmitir essa condição para os filhos.

É possível retardar o envelhecimento capilar?

Algumas pesquisas têm sido desenvolvidas na intenção de retardar o aparecimento dos cabelos brancos, contudo, ainda não existem soluções comprovadamente eficazes para impedir a mudança de cor. Estudos de um tratamento com ativador de luz solar, por exemplo, têm sido realizados para devolver a cor aos fios despigmentados. Contudo, o tratamento ainda não tem tempo suficiente para se mostrar eficaz.

Outras teorias apontam que evitando o estresse oxidativo das células é possível retardar o envelhecimento capilar precoce. Nesse caso, a dica é evitar o tabagismo e a exposição ao sol e à poluição e investir em dietas com alimentos antioxidantes.

Como disfarçar o cabelo branco?

Para quem já apresenta fios brancos e não deseja recorrer às colorações, existem algumas formas de disfarçá-los. Uma delas, por exemplo, é apostar em penteados mais bagunçados, sem linhas demarcadas e com volume na raiz. No mercado, já existem diversos produtos que funcionam como retoque de raiz. Em formato de batom, spray ou corretivos, esses itens têm diferentes cores e duram até a próxima lavagem, cobrindo os branquinhos completamente.

Outras opções para fazer em casa é apostar em uma máscara de cílios da cor dos seus cabelos ou mesmo em leave-ins com cor, que disfarçam bem os brancos. Para quem nota os primeiros fios grisalhos e considera recorrer à química, a dica é apostar nas luzes ou mechas, que se misturam bem aos fios brancos e deixam um resultado natural.

Já se você sente segurança em assumir os fios grisalhos e quer deixá-los com um aspecto mais bonito e brilhante, invista em um shampoo cinza, que atua como tonalizante e desamarelador, tirando o aspecto amarelado e envelhecido dos fios e deixando-os com uma tonalidade muito mais elegante.

O cabelo branco é uma consequência do envelhecimento capilar que ocorre por diversos fatores. No entanto, nem sempre é preciso escondê-lo. Com o passar dos anos, assumir os fios grisalhos se tornou um conceito de estilo e empoderamento feminino.

Agora que você já tirou suas dúvidas sobre cabelos brancos, conheça também os principais benefícios das vitaminas para cabelos.