Para saber com que frequência lavar o cabelo é preciso levar em consideração alguns fatores, como o tipo de fio, hábitos de cada pessoa, escolha do produto utilizando, entre outros.
É importante ficar por dentro do assunto, porque a lavagem em excesso, sem levar em conta as recomendações de quem entende do assunto, pode aumentar o ressecamento e opacidade dos fios, além de proporcionar um menor aproveitamento dos produtos capilares utilizados.
Pensando em evitar situações como essas, juntamos as principais dúvidas sobre o assunto e respondemos para você. Continue a leitura!
A resposta correta é: depende. Como dito anteriormente, tudo varia de acordo com o tipo de fio capilar, produtos escolhidos, hábitos de vida, temperatura da água, entre outras questões. Confira algumas orientações que separamos abaixo!
Os cabelos volumosos costumam ser mais trabalhosos na hora de lavar e finalizar os fios, além de exigir uma quantidade mais ampla de produtos e ter uma maior tendência ao ressecamento. Nesse caso, a recomendação é que você alterne os dias e priorize cremes que realmente disciplinam os fios.
Os cabelos finos costumam precisar de cuidados inversos aos volumosos, já que têm uma maior tendência à oleosidade. Por esse motivo, muitas pessoas acabam intensificando a frequência de lavagens no cabelo para conter o problema. Esse é o seu caso? Então, pare agora mesmo com o hábito.
O excesso de lavagem, especialmente quando não há necessidade, pode tornar os fios ressecados e ásperos. Afinal, existe a oleosidade natural do couro cabeludo e que ajuda a manter os fios saudáveis. Quando eles são lavados constantemente, a ponto de essa oleosidade natural ser perdida, a aparência pode ser prejudicada.
Então, a recomendação é lavar os cabelos finos a cada dois dias, priorizando produtos que encorpam o cabelo e aumentam a oleosidade dos fios, sem dispensar o condicionador, que ajuda na sua hidratação.
Os cabelos grossos ou cacheados costumam ser mais ressecados que os demais. Por esse motivo, a recomendação geral é de que a lavagem dos fios ocorra cerca de duas vezes na semana. Durante a lavagem, os produtos utilizados também são importantes e, nesse caso, devem ser hidratantes e sem sulfatos para que os fios permaneçam suaves e disciplinados.
Saber com que frequência lavar o cabelo depende de algumas questões, como você viu acima. Seja como for, é preciso conhecer as formas de ter resultados positivos na lavagem. Separamos algumas:
Conseguiu entender melhor com que frequência lavar o cabelo? Ao seguir nossas recomendações, será possível ter uma relação mais saudável com os fios. Lembre-se de que a falta de higiene capilar pode provocar caspas, coceiras e demais problemas na região. Então, tente equilibrar os cuidados.
Gostou do nosso conteúdo e quer continuar acompanhando mais dicas? Assine nossa newsletter agora mesmo!