Que a pele é o maior órgão do corpo humano e que os pelos têm a função de proteger o organismo das agressões externas e de ajudar no isolamento térmico você já deve saber. É por isso que, para ter uma pele linda e macia, você deve adquirir o hábito de cuidar dela diariamente, e saber como evitar pelo encravado é uma tarefa indispensável para isso.
Neste post vamos ensinar como evitar esse incômodo de uma vez por todas e, de quebra, ainda manter a pele lisa, hidratada e saudável. Acompanhe a seguir!
Higienizar a pele não é um procedimento somente para deixá-la cheirosa e livre das sujeiras do dia a dia. É também um passo primordial para manter a saúde dela, pois evita a contaminação por bactérias. Durante o banho opte sempre pela água morna a fria e pelo sabonete neutro, pois, dessa forma, os poros se abrem para receber a limpeza e não são agredidos pela temperatura.
Os poros estando limpos e dilatados é o momento ideal para repor a água e nutrientes da pele. Portanto, a hidratação com cremes ou loções umectantes deve vir logo após o banho (e também após a depilação, como explicaremos no último tópico).
Esfoliar a pele com esfoliantes corporais é a melhor maneira de eliminar as células mortas e as impurezas mais resistentes que se acumulam na superfície da pele e barram a saída do pelo em crescimento. Esses produtos contêm ingredientes abrasivos suaves, que não agridem a pele e proporcionam a renovação celular.
O ideal é esfoliar a pele do corpo 2 vezes por semana ou 24 horas antes da depilação, apenas com a pele úmida, massageando com movimentos circulares e delicados (nada de usar esponjas ou escovas ásperas, pois elas podem machucar).
O atrito constante da pele com roupas muito justas achatam os pelos, pode obstruir os poros e impedir a passagem do pelo. Evite usar tecidos grossos e sintéticos por muitas horas, pois eles dificultam a evaporação da transpiração, acumulando as impurezas do suor na pele.
No lugar da calça jeans ou da legging, prefira as calças de algodão, viscose ou outro tecido de fibra natural, que tenha caimento leve e seja proporcional ao tamanho do seu corpo para não gerar o “abafamento” do folículo piloso.
Se a depilação com lâmina ou creme causam alergia em você e, principalmente, encravam seus pelos, é porque sua pele é sensível a tais métodos e o restante do pelo que ficou na raiz não encontra “força” para emergir da epiderme. Teste outros métodos que arranquem ou enfraqueçam o pelo desde a raiz, como a cera, a fotodepilação ou a depilação a laser.
Independentemente do método utilizado na depilação — e todos podem ser utilizados desde que higienize bem a área e sejam tomadas as precauções devidas — a dupla esfoliação e hidratação é que mais estimulará o pelo a crescer forte sem encravar. Não negligencie essa tarefa.
Pronto! Agora que você já sabe como evitar pelo encravado e que não é uma tarefa difícil, é importante manter os cuidados sugeridos diariamente e enxergar esses hábitos como um compromisso com a sua saúde e autoestima.
Quer mais uma ajuda? Então, confira o passo a passo para fazer uma boa esfoliação corporal!