Cheios de volume e movimento, os cabelos ondulados são aqueles que ficam entre os lisos e os cacheados e apresentam um pouco das duas texturas, como as famosas madeixas da modelo Gisele Bündchen. O visual é desejado por muitas mulheres e ganha espaço em tapetes vermelhos e passarelas há anos.
Contudo, se você não nasceu com essas famosas ondas, não precisa se desanimar. Saiba que é possível recriar o visual usando algumas técnicas de texturização.
Para você aprender como ondular os cabelos em casa, separamos 6 dicas incríveis que podem transformar seus fios para aquela ocasião especial.
Confira!
Provavelmente, esse é o método mais clássico para conquistar o ondulado dos sonhos e é bem simples. No entanto, a quantidade e o tamanho das tranças é o que vai definir como ficará o resultado. Para ondas menores e mais definidas, é preciso fazer várias tranças finas. Já se você prefere ondas mais abertas e maiores, pode fazer apenas uma ou duas tranças.
A dica é trançar os fios quando eles ainda estiverem úmidos e aplicar um pouco de creme para pentear, assim, você garante mais definição e um resultado que dura por mais tempo. Deixe o cabelo secar naturalmente ou use um secador e desmanche as tranças apenas quando os fios estiverem secos. Quer acordar com um ondulado maravilhoso? Então, é só deixar as trancinhas durante toda a noite e desmanchá-las ao acordar.
Outra técnica simples e bastante conhecida é fazer coques para ondular os fios. Novamente, o resultado dependerá da forma como a técnica é feita. Para ondas menores, o indicado é separar o cabelo em mechas e fazer vários coquinhos. Já para ondas mais discretas, você pode fazer um único coque com todo o cabelo no alto da cabeça.
Os resultados ficam melhores se os coques forem feitos com o cabelo úmido e desembaraçado, e você pode aplicar um pouco de ativador de cachos no comprimento para segurar o penteado por mais tempo. Deixe os fios secarem e solte apenas na hora que for sair de casa. Para um efeito mais natural, você pode pentear suavemente os cabelos com os dedos abertos e aplicar um pouquinho de óleo finalizador.
Outra técnica bastante interessante para conseguir ondas naturais e usando uma meia-calça. Para isso, separe o cabelo no meio, corte uma perna de alguma meia velha que você não usa mais e amarre em volta da cabeça na altura da testa. Se preferir, você também pode usar um headband ou faixa para a cabeça, desde que o material seja elástico.
Separe os fios em pequenas mechas e enrole cada uma delas na meia amarrada na cabeça. Comece enrolando uma mechinha e junte o comprimento dela com a nova mecha que será enrolada. Repita o processo até que todo o cabelo esteja envolto.
Você pode deixar o penteado durante toda a noite ou apenas durante algumas horas e depois soltar. No momento de desmanchar, retire cada mecha com delicadeza e solte os cachos com os dedos para deixar o ondulado mais natural. No caso de festas e eventos de gala, vale a pena finalizar o penteado com um pouco de spray fixador para garantir que as ondas não desmanchem muito rápido.
A técnica de twists é bem parecida com as tranças, no entanto, em vez de usar três mechas, você vai usar apenas duas, torcendo uma na outra. Para isso, divida o cabelo em mechas mais grossas e separe-as em duas partes, enrolando cada dupla.
Antes de iniciar, desembarace bem os fios e umedeça-os. Em seguida, aplique um pouco de creme de pentear ou ativador de cachos. Quem tem cabelos muito finos ou lisos deve prender a ponta de cada twist com um elástico, para que eles não se soltem antes da hora. Durma com os cabelos trançados e, de manhã, solte os twists delicadamente, separando as mechas para dar um resultado mais natural.
Além das técnicas de texturização, alguns produtos também podem ajudar a garantir um ondulado bonito nos fios. Um exemplo são os produtos com efeito beach waves. Esse tipo de texturizador simula o efeito do mar no fios, deixando um resultado ondulado de quem deixou o cabelo secar naturalmente após ir à praia.
Normalmente, o produto é encontrado em spray e deve ser aplicado com os fios úmidos. Depois de passar em todas as mechas, você pode finalizar as ondas amassando de baixo para cima ou apostar em uma das técnicas que citamos acima.
Por fim, é possível apostar nas ferramentas de calor para conseguir um efeito ondulado nos cabelos. No entanto, apesar de os modeladores darem resultados bastante eficientes, eles danificam a fibra capilar por conta das altas temperaturas. Sendo assim, é importante apostar nessas ferramentas apenas em ocasiões especiais e sempre usando um protetor térmico antes de modelar.
A ferramenta mais tradicional para ondular os fios é o babyliss. Quem deseja ondas mais abertas e naturais deve sempre optar pelos modelos mais grossos, visto que modelos muito finos deixam o visual com cachos menores e mais artificiais. Após modelar, é indicado soltar bem as mechas com os dedos.
Além do babyliss, é possível ondular os fios usando a chapinha. Para isso, basta prender o cabelo na chapinha e deslizá-la sobre a mecha, fazendo o movimento de enrolar. Para esse tipo de técnica, a dica é apostar em chapinhas que tenham o formato mais arredondado.
Outra ferramenta que está em alta e garante bons resultados é o MiraCurl, um produto inovador e prático que puxa as mechas do cabelo, enrolando-as sozinho. A dica para usá-lo é fazer mechas bem finas e soltar as ondas com as mãos após finalizar.
Quem nasceu com fios muito lisos e finos e não sabe como ondular os cabelos pode apostar em nossas dicas para mudar a textura e conquistar um visual com mais volume e movimento. Na hora de finalizar, busque por produtos que ofereçam mais definição e que sejam indicados para cabelos ondulados.
Gostou das dicas? Siga nossos perfis no Facebook, no Instagram e no YouTube e fique por dentro de mais conteúdos como este.