Uma das dúvidas mais comuns entre as cacheadas está relacionada ao crescimento saudável do cabelo. Muitas vezes, a sensação que se tem é a de que os cabelos cacheados demoram mais tempo para crescer que os lisos, por exemplo. Na verdade, as madeixas cacheadas crescem na mesma velocidade que os demais tipos de cabelo — cerca de 1 a 1,5cm por mês. No entanto, por conta do formato espiral, ele tarda mais para aparentar crescimento e acaba por parecer mais curto do que realmente é.
Ainda assim, é possível fazer com que os cachos cresçam de forma acelerada e, o melhor, com brilho e volume adequados. Para ter um crescimento capilar saudável, é preciso investir em uma rotina de cuidado com o cabelo, para que os folículos se desenvolvam e acelerem o processo de aparecimento dos novos fios.
Quer conhecer dicas maravilhosas para ter um crescimento capilar saudável? Confira este post que preparamos para você. A seguir, separamos dicas maravilhosas para turbinar o crescimento do cabelo cacheado, mas é importante evitar a oleosidade excessiva ou o ressecamento da pele nessa área.
Uma coisa é certa: a saúde precisa ser mantida em primeiro lugar. Não adianta investir nos melhores tratamentos capilares e descuidar da alimentação. Para que os fios cresçam fortes e rapidamente, é preciso ter uma dieta rica e equilibrada, com ingestão de alimentos que cuidam do corpo e dão força aos fios.
Alguns bons exemplos desses alimentos são ovos, pimentão amarelo, amêndoas, salmão, canela, abacate, cereais, vegetais com folhas verde-escuras, lentilha, mamão, laranja, entre outros. Além disso, é importante beber bastante água e manter hábitos saudáveis. Inclusive, se houver a necessidade, deve-se recorrer aos suplementos e às vitaminas, para favorecer o organismo e, consequentemente, deixar os cabelos mais sedosos e brilhantes.
Após cuidar da saúde, é hora de criar uma rotina de cuidados para os cabelos. Logo, o mais indicado é o uso de um cronograma capilar, que nada mais é que uma agenda de tratamento com tudo que os fios precisam para ficar saudáveis, fortes e resistentes — e, assim, crescerem mais rápido.
A proposta é revezar entre hidratação, nutrição e reconstrução, conforme a necessidade de cada cabelo. Assim, a primeira etapa desse processo deve ser montar uma tabela com todas as lavagens semanais e definir em qual delas será usado cada um dos tratamentos, considerando o que as madeixas mais precisam naquele momento.
Para promover uma produção rápida e eficaz dos fios, além de uma boa alimentação e uma rotina de cuidados adequada, é necessário investir em produtos específicos, compostos por ativos que, além de favorecerem o crescimento, ajudam a dar força aos fios e a mantê-los mais bonitos e saudáveis.
Para isso, procure usar produtos como:
Essa é uma dica valiosa para quem quer acelerar o crescimento dos fios: corte o cabelo a cada 6, 7 ou 8 semanas. O motivo é que esse hábito fortalece a fibra capilar e elimina as pontas duplas, reduzindo o aspecto quebradiço das madeixas. Por outro lado, aparar as pontas do cabelo ajuda a controlar o frizz — que é aquela textura difusa e irregular das madeixas — e, ainda, contribui para definir os cachos, que apresentam um volume charmoso após o corte.
Além de cortar as pontas dos cachos, uma dica valiosa para melhorar o crescimento do cabelo é massagear o couro cabeludo, área onde surgem os novos fios. Com a ponta dos dedos, você pode massagear as madeixas ainda úmidas, melhorando a circulação de sangue no topo da cabeça e, consequentemente, ativando os folículos pilosos, responsáveis pela produção dos pelos no local.
Pentear e escovar o cabelo, pelo menos, uma vez ao dia, com cuidado, principalmente quando os fios estiverem molhados ou embaraçados, ajuda a impulsionar o crescimento saudável dos cachos. Isso ativa a circulação sanguínea no topo da cabeça, o que irriga essa região e fortalece a fibra capilar.
Equipamentos como a chapinha e o secador podem inibir o crescimento das madeixas, uma vez que têm impacto no aspecto do cabelo, deixando-o pesado e oleoso, além de modificar o processo de surgimento de novos fios no couro cabeludo. Por isso, a dica é evitar esse tipo de tratamento térmico, livrando-se das pontas duplas e da queda capilar.
Em geral, pessoas com cabelo cacheado não devem lavar os fios diariamente. Na prática, a recomendação é fazer a lavagem três vezes por semana, para evitar que as madeixas deixem de crescer de maneira saudável e fiquem muito oleosas ou muito ressecadas, a depender dos produtos usados na hora do banho.
Por fim, outra dica é não aplicar condicionador direto no couro cabeludo, uma vez que o produto pode deixar os fios mais oleosos, contribuindo para o aparecimento de caspa e para a retração da fibra, que passa a ter um aspecto quebradiço, desde a raiz até as pontas.
Lembre-se de que, embora seja possível dar uma acelerada no crescimento saudável dos cachos, os novos fios não vão aparecer de uma hora para outra. Nesse sentido, é preciso ter paciência e curtir cada etapa do processo, principalmente se a sua preocupação é manter o couro cabeludo limpo e deixar a extensão dos fios com uma aparência brilhosa e sedosa.
Gostou do conteúdo? Se sim, aproveite a visita para descobrir outras dicas de manutenção e restauração do cabelo cacheado. Saiba, agora, como revigorar os cachos por meio da umectação capilar, um tratamento feito à base de óleo. Até a próxima!