Procurando uma receita para ter cachos soltos e com movimento? A resposta está na umectação capilar — ou “banho de óleo” —, técnica que consiste na aplicação de óleos nos fios para recuperar, nutri-los e fazê-los crescer fortes e saudáveis.
Neste post, vamos mostrar quais são as outras vantagens da umectação capilar, como aplicar a técnica e quais são os óleos mais indicados para obter o resultado que seu cabelo precisa.
Continue a leitura, anote tudo e se prepare para ter cachos mais bonitos do que nunca!
A umectação capilar é um método de nutrição antigo e que é indicado para restabelecer o brilho e fortalecer os fios. Ela é feita com óleos vegetais puros, que garantem a nutrição dos cabelos.
É indicada ainda para todos os tipos de cabelo: liso, ondulado, cacheado, crespo, e um grande aliado de quem está em transição capilar.
A umectação capilar pode ainda ser associada com outros tratamentos, como os que são feitos no cronograma capilar. Ela pode entrar na etapa da nutrição, garantindo todos os nutrientes que a fio precisa para se recuperar e se manter sempre saudável.
Se você tem cabelo cacheado, provavelmente já notou que a oleosidade produzida naturalmente no couro cabeludo não consegue atingir todo o comprimento dos fios, resultando em um cabelo oleoso na raiz e seco nas pontas.
O ressecamento deixa o cabelo cacheado mais frágil e quebradiço, levando os cachos a perderem a forma e gerando o temido frizz. E tudo fica ainda pior se você não utiliza produtos específicos para cabelos cacheados.
A umectação capilar veio para solucionar esse problema. O processo retém a umidade das madeixas, deixando os fios nutridos, brilhantes, macios e sem frizz, além de reduzir os nós. Nos cabelos em transição capilar, a umectação tem um papel importante não só na nutrição dos fios, mas também na definição e estruturação dos cachos.
Agora que você já sabe que a umectação é um tratamento fundamental para qualquer tipo de cabelo, vamos conhecer quais os óleos indicados para a técnica e como devem ser aplicados. Basicamente, eles se dividem em duas categorias: penetrantes e não penetrantes.
Óleos do tipo penetrante são aqueles que conseguem agir profundamente nos fios, alcançando o interior do cabelo para nutrir e hidratar as fibras capilares de dentro para fora. Perfeitos para um tratamento de choque nos cabelos ressecados e sem vida, os óleos penetrantes mais indicados para as cacheadas são o azeite de oliva, o óleo de coco, o óleo de abacate e o de rícino.
Como o próprio nome indica, esses óleos não conseguem atingir o interior da haste capilar, mas nem por isso são menos eficazes. Os óleos desta categoria — entre os quais se destacam os óleos de argan, linhaça, macadâmia, buriti e amêndoas — são perfeitos para acabar com o atrito entre os fios e eliminar as pontas duplas, garantindo maciez e brilho.
A umectação capilar tem origens indianas. O método champi, como é conhecido por lá, é uma tradição de cuidados passada entre gerações e utilizada por homens e mulheres.
O grande diferencial dessa técnica é o foco na massagem realizada no couro cabeludo. Segundo a medicina ayurvédica, a umectação não só fortalece os fios, como reduz o ressecamento e contribui para o crescimento do cabelo.
Os dias andam corridos e não tem sobrado tempo para cuidar do cabelo cacheado como ele merece? Então faça a umectação noturna!
O método de aplicação da umectação é o mesmo, mas nesse caso você deve cobrir o cabelo com um lenço para não manchar sua roupa de cama. Quando acordar, lave seu cabelo cacheado como de costume até retirar o óleo completamente. Para finalizar, passe um ativador de cachos.
Sim! A proporção é de uma colher de sopa de máscara hidratante para cada colher de óleo. Misture bem, aplique nos fios e massageie o couro cabeludo. Deixe agir por 40 minutos e enxágue.
A umectação traz inúmeras vantagens e benefícios para os fios, muitas delas fundamentais para a saúde dos fios. Uma das mais importantes, tem relação com o combate ao ressecamento e a porosidade, e o fortalecimento do fio, mas você também encontra outros benefícios, como:
Mais nutridos, os fios passam também a exibir uma aparência mais saudável e com muito mais brilho nos fios, pois a estrutura deles estará íntegra. A umectação ajuda a manter esses nutrientes e, com isso, proporciona fios mais brilhantes.
Como a umectação ajuda a restabelecer a estrutura completa dos fios, devolvendo parte importante da composição da fibra capilar, que são os lipídios. As escamas do cabelo voltam para o seu estado natural, ou seja, fechadas, acabando definitivamente com o temido frizz.
Como a umectação repõe os nutrientes dos fios, isso auxilia diretamente na força dos fios, contribuindo para que haja menos quebra da estrutura capilar.
Como vimos, a umectação trata de repor nutrientes essenciais para os fios, os principais deles são os lipídios, que estão presentes em diversos tipos de óleos.
Por devolver aos fios parte importante de sua estrutura, a umectação capilar deixa os fios saudáveis e, com isso, mais maleáveis e mais macios.
Como vimos, a umectação capilar é aliada importante de todos os tipos de cabelo, mas fundamental para quem tem fios cacheados, uma vez que ajuda a definir esse formato e leva a hidratação a toda estrutura do cabelo, diminuindo a porosidade e a quebra.
Feita com óleos vegetais, a umectação pode ainda ser aplicada com outros protocolos, como a nutrição, e fazer parte do seu cronograma capilar. Pode ainda ser aplicada durante o dia, ou em versão noturna, para uma maior penetração na fibra capilar, e economia de tempo.
Agora que você já sabe tudo sobre a umectação capilar para revigorar os cachos, que tal acompanhar mais novidades como essa na nossa página no Instagram?