Toda cacheada sabe que a hidratação para cabelos cacheados é fundamental para manter a saúde dos fios.
Mas, como nem todo cabelo cacheado é igual, entra em cena o cronograma capilar próprio para o cabelo cacheado, um conjunto de técnicas, que vai ajudar a suprir as necessidades específicas do seu fio. Dependendo do protocolo seguido, é possível ter mais volume, ou mais força, beleza e ainda mais brilho.
Neste texto, vamos explicar cada um deles, para você ter o cacheado dos sonhos, mesmo se estiver em fase de transição capilar. Continue lendo e coloque em prática já!
O uso do secador, da chapinha e do babyliss causam danos — muitas vezes irreversíveis — aos cabelos. Isso acontece porque as altas temperaturas desses aparelhos promovem a abertura das cutículas dos fios, o que ocasiona a quebra e o ressecamento deles.
Essa mesma dinâmica pode acontecer para quem está em transição capilar, deixando a química de lado e assumindo os cachos, já que o fio assume dois formatos, e fica com aspecto ressecado. Ou é ainda bombardeado com secador e chapinha para unificar esse formato.
É aí que entra em cena o agendamento ou cronograma capilar, que consiste em uma série de tratamentos que são utilizados em conjunto para promover a restauração e o brilho das madeixas.
Ou seja, ele devolve a saúde dos fios para quem está abusando das ferramentas de alisamento, ou para quem está em busca daquele cacho hidratado e perfeito.
No entanto, é uma rotina de cuidados pensada exclusivamente para tratar os estragos causados no seu cabelo. Por isso, nem pense em copiar o cronograma da amiga ou da sua artista favorita. Pode não ser o ideal para os seus fios no momento.
Vale lembrar ainda que essa prática é indicada para todos os tipos de cabelos, desde que sejam analisadas as necessidades do seu fio para montar uma ordem de tratamento personalizada e adequada às suas necessidades.
Basicamente, todo cronograma capilar é dividido em três partes:
E mesmo que seus fios precisem das três etapas, faça uma de cada vez, com intervalos de, pelo menos, 48 horas entre elas. Realizar as etapas juntas compromete o resultado, já que os fios não vão conseguir absorver todos os nutrientes necessários de uma única vez.
O cronograma capilar é ainda o melhor amigo da mulher cacheada — após a transição capilar —, uma vez que esse tipo de fio necessita de mais hidratação e apresenta dificuldade em distribuí-la em toda a extensão do fio por causa do seu formato anelado.
Para montar seu cronograma você precisa ficar atenta à escolha dos ingredientes presentes nas composições dos produtos:
Você também pode usar uma máscara como base para criar misturas e fazer seus próprios cremes hidratantes, nutritivos e reconstrutores. Já existem produtos específicos para você adaptar às necessidades dos seus cabelos.
Além disso, é possível misturar óleos vegetais ou ampolas de vitaminas para personalizar ainda mais seu tratamento.
Uma boa dica para descobrir do que o seu cabelo precisa é ir testando as máscaras e óleos, e ir sentindo a reação dos fios após a primeira utilização. Perceber se ficaram macios ou tendem a ficar oleosos demais.
Outra opção é fazer um teste de porosidade e, a partir dele, montar o seu cronograma. Funciona assim: retire um fio de cabelo e o coloque em um copo com água e aguarde cinco minutos. Se o fio ficar na superfície, ele precisa de hidratação; caso o fio permaneça no meio do copo, precisa de nutrição; se afundar, o necessário é a reconstrução.
Dependendo do seu resultado, é só focar na etapa mais necessária durante o cronograma (veja abaixo).
Vale ainda incrementar o seu tratamento lançando mão de itens complementares, como leave-ins e outros tipos de finalizadores. Eles protegem o fio, impedem que ele perca água e nutrientes repostos no cronograma e garantem um aspecto bonito o dia todo.
Além disso, de acordo com a necessidade do seu fio — seja ele quebradiço, poroso ou ressecado —, vale incrementar com óleos, nutrientes e D-Pantenol, por exemplo.
Agora que você já sabe como funciona o cronograma, que tal pôr tudo isso em prática? Montamos aqui um guia para os 4 tipos de danos mais comuns, mas ele serve também para a fase de transição capilar.
Ou seja, basta analisar o seu fio, ver quais as suas necessidades nessa fase (mais hidratação, nutrição ou reconstrução) e montar o seu cronograma para auxiliar a transição. Veja agora qual é o mais indicado para você, comece a experimentar e faça ainda as alterações de acordo com a necessidade dos seus fios ao longo do processo.
Esse programa é indicado para os cabelos cacheados ou já transitados porque foca na hidratação dos fios. Vale lembrar que o cabelo crespo necessita de hidratação constante, pois seu formato espiralado não permite que a oleosidade natural do couro cabeludo chegue até as pontas.
Nesse caso, o cronograma capilar tem o objetivo de reconstruir os fios danificados que os tornam porosos e quebradiços. O resultado costuma aparecer já no primeiro mês de tratamento.
Seguindo o cronograma capilar específico para cabelos cacheados danificados será possível recuperar o brilho e a maciez dos fios, assim como sua aparência saudável. Se você realmente procura ter o cabelo bonito de novo, não hesite em investir nesses programas.
Processos químicos, como alisamentos, relaxamentos e tinturas permanentes, costumam modificar a estrutura dos fios, deixando o cabelo sem brilho, ressecado e extremamente quebradiço. Daí a importância de seguir esse cronograma capilar focado na nutrição e na reconstrução.
Ele também se aplica perfeitamente para quem está na transição capilar, fase em que o fio pode apresentar dois formatos — alisado e cacheado —, ter aspecto ressecado e quebradiço — por causa da química residual nos fios —, e dificuldade de receber hidratação no final da parte ondulada.
Ou seja, o cronograma capilar é fundamental para passar essa fase com dignidade nos fios e devolvendo sua saúde.
Para que o cronograma capilar tenha êxito, é necessário escolher os dias da semana em que você vai realizar os procedimentos. Como já dissemos em outra parte do post, o recomendado é seguir as etapas com intervalos de pelo menos 48 horas entre cada uma para que o fio tenha tempo de absorver o que lhe foi dado e esteja pronto para a próxima etapa.
Por exemplo, você pode optar pela segunda, quarta e sexta ou terça, quinta e sábado. O importante é que uma vez definidos os dias, você os siga fielmente para obter os resultados mais rápido.
Outra ótima dica é usar um xampu antirresíduos uma vez por mês e de preferência dois dias antes de iniciar a primeira semana do cronograma capilar para cabelos cacheados. Esse produto tem o objetivo de livrar o cabelo das impurezas, como poluição e suor, e também do excesso de produtos químicos — fundamental para quem está em transição capilar.
Como vimos, a hidratação para cabelos cacheados é a melhor amiga da mulher com cachos ou da que está em transição capilar, em busca dos cachinhos perfeitos.
Isso porque ela é feita para dar exatamente aquilo que seus fios precisam: seja mais hidratação, mais nutrição ou reconstrução. Ela também é realizada a cada dois dias, dentro da etapa que seus fios precisam, de modo que o cabelo esteja sempre recebendo algum tipo de nutriente. É a certeza de ter fios bonitos e hidratados, antes, durante e depois da transição.
Agora que você já sabe tudo sobre cronograma capilar e hidratação dos cabelos cacheados, conheça os produtos próprios para Cachos – Soft Hair cosméticos!