Cuidado Corporal 16/09/2021

Drenagem linfática corporal: como é feita e quais os seus benefícios?

Você já reparou que partes específicas do corpo, como a barriga ou os tornozelos, ficam inchadas quando passamos longos períodos sentados ou em pé? Esses sintomas são características da retenção de líquido, um dos principais problemas que uma boa drenagem linfática corporal é capaz de solucionar.

Esse procedimento ajuda a eliminar líquidos e toxinas entre as células do corpo, que podem provocar inchaço, celulite e linfedema — um tipo de inchaço mais grave no tecido adiposo e que não tem cura. Assim, ele não se resume a uma questão estética, já que contribui para o equilíbrio corporal, além de ser muito utilizado em pós-operatórios.

Percebeu como a drenagem linfática corporal é importante? Para conseguir uma melhor aplicação do procedimento, é indispensável conhecer as principais informações sobre ele. Acompanhe!

O que é a drenagem linfática corporal?

O procedimento consiste em massagens suaves e com técnicas específicas com o objetivo de estimular o sistema linfático — responsável por defender o organismo e filtrar o excesso de líquido do corpo — na eliminação desses fluidos.

Se não houver essa retirada excessiva, o sistema linfático se torna incapaz de atuar corretamente, o que causa um bloqueio dos vasos linfáticos. Nesse sentido, o corpo reflete o problema com inchaços no volume do corpo.

Por mais que a técnica possa servir para reduzir medidas e o peso na balança, pelo fato de diminuir o inchaço corporal, ela não promove o emagrecimento. Afinal, não atua na eliminação de gordura localizada.

Diante da importância do sistema citado, você pode imaginar que a drenagem linfática corporal precisa ser feita de forma correta e responsável, e não é qualquer movimento na região do inchaço que controla o problema, certo? Do mesmo modo, é preciso conhecer para quais pessoas o procedimento é mais recomendado.

Para quem a drenagem linfática corporal é indicada?

Como foi possível notar, essa técnica é uma auxiliar de diversos tratamentos. Entre outros casos, ela é indicada para:

  • retenção de líquido;
  • hipertensão;
  • reumatismo;
  • circulação sanguínea de retorno comprometido;
  • pré e pós-cirurgia plástica;
  • celulite;
  • relaxamento para tensões.

Quais são os tipos de drenagem linfática corporal?

Existem dois tipos de drenagem linfática corporal: a mecânica e a manual.

Drenagem linfática mecânica

Nesse caso, os profissionais buscam potencializar os resultados da técnica a partir de uma atuação mais profunda no tecido corporal. Os aparelhos que eles costumam usar são os de rolamento para sucção da área, ou os que contam com sistema de endermologia para uma massagem mais intensa na pele.

Drenagem linfática manual

Quando os profissionais estão devidamente habilitados em relação aos pontos e movimentos adequados na massagem, o que inclui lentidão e suavidade na medida certa, eles estão aptos para aplicar seus conhecimentos e realizar a drenagem linfática manual.

Conseguiu tirar suas principais dúvidas sobre drenagem linfática corporal? A técnica traz benefícios como combate à celulite e retenção de líquido, aumento da oxigenação, ativação da circulação sanguínea e vários outros. Para potencializar os resultados, você pode contar com os produtos da Soft Hair, como o gel redutor, o gel de massagem e muito mais.

Que tal aproveitar para conhecer todos os nossos produtos que podem ajudar na técnica de drenagem linfática corporal? Visite agora a nossa loja virtual!