Hoje em dia, existem inúmeros produtos que ajudam a tratar os tipos de cabelo, deixando as madeixas mais bonitas e saudáveis. No entanto, é preciso fazer a lavagem correta após o uso das substâncias, para evitar o acúmulo de química na fibra capilar. Caso essa regra não seja cumprida a fio, é possível que você sofra com o efeito Build Up, sobre o qual trata este post.
Neste post, você aprende o que é, como prejudica os fios e quais são os principais sinais de um cabelo com Build Up. Além disso, descobre que dicas ajudam a evitar esse efeito, ao apostar em shampoo antirresíduo e não exagerar nos produtos leave-in (sem enxágue). Quer entender melhor sobre o assunto? Então, continue a leitura e tire as suas dúvidas!
Para saber o que é o Buil Up, é preciso entender que esse estrangeirismo, traduzido livremente por “acúmulo”, denomina um efeito que ocorre em grande parte das pessoas devido à sobreposição de produtos no cabelo. Como consequência, o visual fica mais pesado (sem volume) e opaco (sem brilho).
Essa característica, que também é conhecida pela expressão Acúmulo de Resíduos no Cabelo (ARC), se deve à sobra de produtos na região dos folículos, principalmente pela falta de enxágue adequado após o uso de condicionadores, shampoos e cremes de pentear, por exemplo, que comprometem os fios quando não são removidos por completo da fibra capilar.
Dessa forma, o Buil Up prejudica não apenas a aparência do cabelo, mas também atrapalha a finalização correta do penteado e acarreta a excessiva oleosidade nos fios.
Um dos piores efeitos do Build Up no cabelo é a mudança na textura dos fios, que ficam sem brilho e sem o devido volume. Por outro lado, o excesso de resíduo químico na fibra capilar tem impacto sobre a eficácia de novos tratamentos, que tendem a não ser absorvidos pelas madeixas.
Para identificar o efeito Build Up, com a supervisão e a orientação de um profissional, você deve prestar atenção a alguns sinais, como:
Essas características, em geral, contribuem para o diagnóstico do Build Up no cabelo, que deve ser tratado pelos profissionais de beleza e com o devido cuidado na lavagem dos fios.
Até aqui, você entendeu o que é e como notar os sinais do efeito Build Up no cabelo, porém, a dúvida que fica é como evitar a sobreposição de produtos estéticos nos fios?
Shampoos antirresíduos são uma das principais indicação para quem sofre com o efeito Build Up, uma vez que esse tipo de produto é feito com agentes que remover o resíduo dos fios. Uma dica é evitar shampoos que tenham sulfatos fortes na composição, pois surfactantes podem ser agressivos para os fios, apesar de agirem para eliminar o Build Up.
Outra dica para evitar o Acúmulo de Resíduos no Cabelo é variar as linhas de produto que você utiliza no dia a dia, evitando o excesso de componentes químicos nos fios e, consequentemente, melhorando a vitalidade e a aparência das madeixas. Em todo caso, não deixe de seguir rigorosamente as indicações de uso sugeridas pelo fabricante.
Os produtos sem enxágue, também conhecidos como leave-in, contribuem para o acúmulo de resíduos na estrutura capilar, já que contêm ingredientes como vaselina, parafina, óleo e pretrolato, que não são solúveis em água, dificultando a lavagem completa das madeixas. Para alternativa às linhas leave-in, uma dica é dar preferência a tratamentos à base de óleo vegetal, poliquartênio, dimeticona e ciclometicona.
O excesso de resíduos químicos é o grande responsável pelo efeito Build Up, motivo pelo qual você deve redobrar a atenção após usar produtos capilares.
Uma dica para quem não quer sofrer as consequências do Acúmulo de Resíduos no Cabelo é aplicar o shampoo apenas no couro cabeludo, já que a substância pode deixar as pontas ressecadas. Já o condicionar deve ser usado em toda extensão do cabelo, com exceção do couro cabeludo, onde o componente pode provocar excesso de oleosidade.
Ao final da aplicação de shampoo e condicionador, deve-se massagear o couro cabeludo e fazer um poderoso enxágue em água morna ou na temperatura ambiente, desde o topo da cabeça até as pontas, certificando-se de que as madeixas não secarão com algum resíduo dos tratamentos.
Não há dúvidas, cabeleireiros e outros profissionais do salão de beleza oferecem uma ajuda adequada para você diagnosticar e tratar os efeitos do Build Up, já que podem identificar os sinais desse problema e indicar ações para remover o excesso de resíduos químicos dos fios.
Nesse sentido, não faça tratamentos capilares sem o auxílio de quem entende do assunto, para não correr o risco de apostar em produtos que podem danificar, ainda mais, a extensão dos fios, desde a raiz do cabelo até as pontas. A melhor dica, de fato, é procurar especialistas e marcas reconhecidas no mercado pela qualidade dos produtos estéticos.
Você entendeu neste artigo o que é e como se caracteriza o efeito Build Up, que deixa o visual mais opaco e pesado, devido ao excesso de oleosidade nos fios. Então, para evitar esse tipo de dano nas suas madeixas, conte sempre com a ajuda profissional e escolha produtos de qualidade, que reduzem a quantidade de resíduos na fibra capilar.
O texto de hoje foi útil para você? Se sim, interaja com a nossa comunidade e conte sobre a sua experiência para manter a saúde do cabelo. Deixe, agora, um comentário após esta postagem!