Cabelos 10/11/2020

Conheça 7 erros de cabeleireiros e saiba como solucioná-los

O que todo empreender do setor de beleza deseja é elevar a qualidade de atendimento no salão, para ampliar o catálogo de serviços e melhorar a satisfação da clientela. Mas, para que esse plano tenha êxito, é preciso evitar alguns erros de cabeleireiros. Por isso, listamos neste artigo quais são as principais falhas que podem ocorrer nesse ambiente profissional.

A seguir, você entende quais são as soluções para evitar erros no salão de beleza, seguindo um passo a passo, desde a aquisição de produtos de beleza de qualidade até a constante atualização sobre as tendências de mercado, passando por testes que ajudam a manter a saúde do cabelo, antes de iniciar um procedimento químico.

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Por que é importante conhecer os erros mais comuns da sua área?

É verdade que os profissionais podem cometer erros durante a rotina de atuação, mas a meta é que a equipe mantenha um padrão de qualidade na prestação de serviço, evitando falhas e imprecisões no dia a dia da profissão.

E não seria diferente nos salões de beleza, onde os cabeleireiros precisam atingir a expectativa do cliente, sem correr o risco de o tratamento danificar os fios, implicar pontas duplas e atingir o couro cabeludo. Portanto, conhecer quais são os principais erros cometidos por esse tipo de profissional ajuda a evitá-los.

Quais são os principais erros cometidos no salão de beleza e como evitá-los?

Você quer saber como evitar erros no salão de beleza, certo? Listamos os principais, como usar produtos de baixa qualidade, prestar um bom serviço, mas pecar no atendimento ao cliente e apostar em procedimentos de risco, que podem danificar a saúde capilar. Confira!

1. Utilizar produtos de baixa qualidade

A qualidade do serviço prestado no salão de beleza depende, principalmente, do produto utilizado para os procedimentos estéticos e da experiência do profissional nesse setor. Por isso, é indispensável investir em marcas que são referência no mercado, com linhas profissionais para cabeleireiros, livrando-se de possíveis reações adversas e garantindo uma boa experiência para o seu cliente.

2. Não prestar um atendimento de qualidade ao cliente

Engana-se quem pensa que o trabalho no salão de beleza se resume a um ótimo serviço prestado pelo cabeleireiro. É preciso, também, ter um atendimento de qualidade, seja na captação de novos clientes, na recepção da pessoa na loja e no momento após o tratamento estético.

Oferecer suporte para o cliente, pelas vias de comunicação (redes sociais, WhatsApp, telefone etc.) é a melhor forma de fidelizar a clientela, que se sente à vontade para entrar em contato com o estabelecimento em caso de dúvidas. Assim, o salão de beleza cria autoridade e se mostra como opção viável para oferecer bem-estar ao consumidor.

3. Não oferecer um serviço de criação personalizado

É verdade que a automatização e a padronização de serviços ajudam a manter a qualidade da prestação de serviço em uma empresa, mas, no caso do salão, também é preciso trabalhar com criação personalizada. Essa característica beneficia o empreendimento, que se destacar frente à concorrência, e mostra que o cliente tem voz para decidir sobre o tratamento de beleza mais adequado.

4. Não levar em consideração o desejo do cliente

O bom cabeleireiro deve analisar vários fatores antes de iniciar um procedimento estético, como o corte de cabelo ou o alisamento dos fios. Mas, em todo caso, é preciso conhecer profundamente o desejo do cliente, isto é, o que ele pretende com aquele tratamento específico. A partir daí, o profissional pode sugerir o que é mais viável para chegar ao resultado imaginado previamente pelo consumidor.

5. Fazer procedimentos que colocam em risco a saúde do cabelo

O item anterior nos traz a este, uma vez que o desejo do consumidor deve ser levado em consideração no salão, mas o profissional não pode se comprometer a fazer procedimentos que são danosos para a saúde do cliente.

Para dar um exemplo da negligência em tratamentos estéticos, podemos citar o corte químico, que pode ocorrer em cabelos que não têm estrutura para receber substâncias químicas e procedimentos como o alisamento. O indicado, então, seria explicar o cliente o passo a passo para reestruturar a fibra capilar, equilibrando as expectativas da pessoa e ajudando-a a conquistar madeixas mais saudáveis.

6. Esquecer-se do teste de mecha

Um dos erros mais comuns no salão de beleza é não fazer o teste de mecha, uma prova que avalia se os fios têm resistência às substâncias químicas e se o couro cabeludo apresenta alguma reação alérgica aos produtos.

A etapa do teste de mecha é crucial, portanto, para o profissional entender se pode ou não investir no tratamento estético tão sonhado pelo cliente e, caso o cabelo não suporte os produtos usados, será necessário mudar a intervenção e apresentar uma solução realmente viável, que não comprometa a saúde da pessoa.

7. Estar desinformado sobre as tendências do mercado

Por fim, é preciso estar sempre informado sobre as tendências essenciais do mercado, já que o segmento da beleza apresenta, constantemente, novas linhas de produtos e procedimentos estéticos, seguindo tanto a demanda da clientela quanto as descobertas científicas, que potencializam substâncias e reduzem o impacto negativo de alguns compostos, usados para tratamentos estéticos.

Por isso, se você quer crescer no setor, expandindo o movimento da sua loja, não deixe de acompanhar a concorrência e invista, sempre que possível, em cursos de aprimoramento da equipe, nos quais os profissionais descobrem técnicas e se atualizam para ampliar, se for o caso, o catálogo de serviços no estabelecimento comercial.

É imprescindível, em todo caso, evitar esses principais erros de cabeleireiros para conquistar melhores resultados no seu negócio e conseguir fidelizar os clientes. Por isso, automatize os serviços, com o intuito de padronizar algumas atividades na empresa, sem esquecer de oferecer um atendimento personalizado, que leva em consideração o desejo dos consumidores.

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