Cabelos 04/08/2022

Finalização da bacia: conheça mais sobre essa técnica e como fazer

Toda cacheada ama descobrir uma nova finalização, não é mesmo? Dessa vez, vamos trazer a técnica da finalização na bacia. Muitas pessoas garantem que ela proporciona definição extra e melhora a textura dos fios. Por isso, ganha o coração de quem gosta de cachos definidos, sem frizz e, o melhor, hidratados.

A técnica da bacia surgiu do termo “squish to condish”, que basicamente é fazer a finalização com o cabelo bem molhado, encharcado mesmo, e com condicionador ou máscara. A diferença em relação a outras finalizações é que você deve ficar amassando o cabelo com a cabeça para baixo. Ou seja, amassar os fios de baixo para cima, misturando o condicionador ou a máscara com a água do cabelo, de maneira que o produto fique bem distribuído em todos os fios.

Quer saber mais sobre essa finalização que caiu no gosto das brasileiras? É só continuar a leitura!

Qual a origem do termo squish to condish?

O método “squish to condish” nada mais é que diluir os produtos usados nos fios com bastante água, para eles penetrarem profundamente no cabelo, deixando-o mais hidratado. Essencialmente, o método consiste em amassar o cabelo de baixo para cima, esse seria o “squish”, para ativar e distribuir os produtos pelos fios com a ajuda da água.

A técnica é bastante popular entre as americanas e o termo “squish to condish” significa “apertar para condicionar”. É, na verdade, uma rotina de cuidados. Você vai lavar, condicionar, tratar e finalizar o seu cabelo com muita água. Como a base desse procedimento é usar todos os produtos com muita água, evidentemente, acontece um desperdício de produto e obviamente de água. Daí, surgiu a bacia, que permite o uso da técnica sem tanta perda.

Como fazer a finalização da bacia?

O primeiro passo é lavar o cabelo. Nesse momento, a bacia ainda não é necessária, porque as impurezas que estão nos fios precisam ser descartadas. Já começa a fazer o “squish”, que é amassar o cabelo. Você pode usar um shampoo próprio para cachos, para iniciar a estimulação do fio. Com o cabelo já limpo e sem secar, você começa a hidratar. É nessa hora que entra em cena a bacia.

Comece aplicando a máscara e toda a água que escorrer do cabelo deve cair na bacia. Depois da aplicação, é preciso molhar mais um pouco os fios. Lembre-se de que a água sempre cai na bacia. Siga amassando os fios, mergulhando o cabelo na bacia que está com água e produto que escorreu. Dessa forma, a máscara diluída penetra pouco a pouco em todo o cabelo. Então, enxágue o cabelo e repita o processo com um finalizador de cachos.

Quais os principais benefícios dessa finalização?

O diferencial dessa técnica é exatamente o uso abundante de água. Ao mergulhar o cabelo várias vezes na bacia com os produtos diluídos na água, o cabelo absorve essa mistura e adquire emoliência. Com isso, os fios vão sorver cada vez mais os ativos. Uma dica para intensificar a definição é usar o gel creme modelador e ativador de cachos da Soft Hair.

O resultado é um cabelo brilhante e sem frizz. Além disso, os cachos tendem a ficar definidos desde a raiz, devido ao processo de mergulhar a cabeça repetidamente na bacia. O cabelo fica com aquele efeito derretido, com aparência de hidratado. Isso é ótimo para quem tem o fio muito poroso, que tende a perder a hidratação com facilidade.

Portanto, a técnica de finalização da bacia já conquistou muitas cacheadas e, agora, você também pode testar. O legal é que é possível notar o resultado logo na primeira vez. Contudo, quanto mais você fizer a técnica, melhor será o resultado, pois a memória do cacho é ativada com o processo de amassamento. Unido essa finalização com os produtos certos, o cabelo fica gradativamente mais hidratado e definido.

Quer conhecer mais técnicas que valorizam os cachos? Veja o artigo sobre crochet braids cacheado.