Para deixar os fios cacheados bonitos, é muito importante investir na finalização do cabelo. Afinal, esse processo ajuda a dar forma e cuidar melhor da textura dos cachinhos. Além disso, existem várias técnicas que você pode fazer para garantir um visual ainda mais incrível e que podem ser aplicadas em seu dia a dia.
A escolha da melhor finalização de cabelos cacheados vai depender do efeito que você quer criar nos fios e do nível de praticidade que você busca. É possível conquistar mais ou menos volume, alta definição e muito mais valorização dos seus cachos.
Neste post, entenda a importância de finalizar os cachos e saiba o que acontece se esse processo der errado. Veja também como fazê-lo com 9 dicas especiais e confira os erros que você não pode cometer.
Boa leitura!
A finalização do cabelo nada mais é que a aplicação de algumas técnicas com a ajuda dos produtos certos, que vão colaborar para que seus cachos fiquem mais definidos, alinhados e com mais ou menos volume. Ela é importante tanto para deixar os cachos do jeito que você quer como para mantê-los hidratados e sem o temido frizz. Além disso, existem diversas técnicas que você pode aplicar para promover resultados diferentes.
Qualquer técnica que você decidir fazer pode impactar a saúde dos seus fios. Além disso, se você não a fizer da forma certa, pode acabar com resultados inesperados, como:
As maneiras de finalizar o cabelo variam, sendo algumas mais complexas e outras mais simples. Para saber a ideal, tudo vai depender do seu tempo e, também, de como quer deixar seus cachos.
Conheça mais sobre elas a seguir!
Uma técnica rápida e ideal para quem não quer tanto volume, mas sim, definição. Fazer plopping no cabelo é simples: para começar, você precisa separar as mechas e passar um pouco de creme de pentear com os dedos ou um pente. Em seguida, com uma toalha de algodão ou microfibra, amasse os cachos. Por fim, enrole o cabelo com a toalha, torcendo bem as pontas, e deixe o creme secando por cerca de 40 minutos.
Uma técnica básica, que pode ser aplicada logo após o banho, a fitagem consiste em separar os fios molhados em algumas partes. Em seguida, pegue um pouco de creme de pentear e aplique nas mechas de cada divisão, como se os dedos fossem o pente, separando-as em “fitas”. Depois, amasse os cachos de fora para dentro e deixe secar.
Fazer a finalização do cabelo no banho é outra técnica rápida. Ela não é muito indicada para quem quer cachos mais definidos, mas para quem gosta de apostar no volume e precisa de praticidade. Nesse caso, após lavar o cabelo, tire o excesso de água e passe o creme de pentear, fazendo um turbante com uma toalha ou uma camiseta de algodão. Em seguida, amasse os cachos como na fitagem.
Um pouco mais demorada, a técnica dedoliss também é uma forma de texturizar os cachos, especialmente para quem está na transição capilar. Além disso, ela pode durar vários dias, dependendo dos cuidados. Para fazê-la, divida o cabelo em algumas partes. Depois, pegue uma pequena mecha e espalhe o creme de pentear por toda a extensão. Em seguida, enrole o cabelo com os dedos, como faria um modelador de cachos. Por fim, repita o processo por todo o cabelo e deixe secar.
Ideal para quem gosta de cachos mais largos e não tão definidos. Na Rake and Shake, você começa lavando os fios normalmente. Depois, com o cabelo molhado e desembaraçado, divida as mechas. Em seguida, aplique o creme como na fitagem, mas em vez de amassar as fitas de fora para dentro, apenas as balance de um lado para o outro e por todo o comprimento. Daí, é só secar com o difusor ou naturalmente.
A técnica perfeita para quem está na transição capilar, ela consiste em aplicar o creme ou o leave-in com o cabelo úmido e desembaraçado. Depois, separe duas mechas e as entrelace da raiz às pontas, como seria em uma trança. Em seguida, o cabelo deve secar por, pelo menos, oito horas, para depois ser solto. Nesse caso, é preciso cuidado se fizer à noite, pois dormir com o cabelo úmido e abafado pode levar à caspa. De preferência, faça em um dia no qual vai ficar em casa relaxando.
Para quem está com o cabelo sem brilho e ressecado, a LOC é a ideal. Para aplicá-la, você precisa estar com o cabelo seco e limpo. Então, deve dividi-lo em mechas, umedecendo cada uma e aplicando óleo por toda a extensão. Em seguida, aplique o creme de pentear e faça o mesmo processo da fitagem. Nesse caso, vale o cuidado de manter o óleo longe da raiz, principalmente se você já tem tendência à oleosidade.
A técnica de fitagem estruturada é ideal para quem deseja cachos ainda mais definidos e que durem por mais tempo, com menos volume. Para começar, lave os cabelos e divida em 4 seções, aplicando um óleo de sua preferência em cada mecha. Logo após, aplique um creme de pentear de textura leve na raiz e um leave-in no comprimento, enluvando o cabelo em fitas e amassando os fios de baixo para cima. Com os cabelos já secos, você pode aplicar um ativador de cachos nas pontas.
Se você quer garantir cachos bem selados e com alta definição, aposte na finalização COG. Para reproduzi-la, é necessário aplicar um creme de pentear, um óleo vegetal e uma gelatina ou um gel nos fios, respeitando essa ordem. Em seguida, capriche na fitagem de cada mecha e finalize amassando para formar cachos super definidos.
Como você viu, cada técnica de finalização tem sua particularidade, por isso, é importante entendê-las bem. Além disso, também é necessário evitar certos erros que podem comprometer os resultados.
Em vez de ajudar, usar uma toalha inapropriada pode gerar atrito e aumentar ainda mais o frizz. Por isso, opte sempre por tecidos leves e que não favorecem a estática.
Não tem jeito, se você quiser o cabelo perfeito, definido e com cachinhos duradouros, vai precisar investir tempo na técnica certa. Nesse caso, você pode equilibrar, fazendo finalizações mais rápidas ao longo da semana e deixando o processo mais completo para o fim de semana.
Você já sabe da importância do protetor térmico e do difusor para proteger os cabelos. Afinal, as ferramentas de calor podem causar grandes danos e nada vai adiantar fazer uma fitagem bonita, e até hidratar, se o cabelo vai ser exposto aos danos das altas temperaturas. Sendo assim, uma dica é combinar produtos multiúso, que protegem e finalizam as mechas ao mesmo tempo.
Você vai encontrar uma variedade gigantesca de produtos para finalização no mercado. Contudo, nem todos vão ser bons ou ideais para seus fios. Por isso, é preciso um cuidado especial. Por exemplo, apesar de existirem muitas opções para cacheadas, como mousse, creme, finalizador e gel, você também precisa averiguar o seu tipo de cabelo.
Por exemplo, se eles são bem secos, vale escolher uma opção que ajude a hidratar. Se são mais oleosos, é preciso muito cuidado com a raiz. Além disso, é preciso atenção à marca escolhida, já que contar com opções de qualidade só traz mais benefícios para os seus fios.
Não existe um produto ideal quando o assunto é a finalização de cabelos cacheados. O ideal é testar algumas alternativas e observar como seus fios reagem a diferentes fórmulas, texturas e efeitos proporcionados pelos produtos.
De forma geral, o creme de pentear costuma ser o favorito para a aplicação das técnicas de finalização, por ser um produto que hidrata, controla o frizz e traz definição, com um excelente custo-benefício. Além disso, o produto pode trazer outros benefícios agregados, como é o caso da Misturinha Estimulante de Cachos Creme de Pentear Soft Hair. Ele proporciona uma definição muito mais prolongada e nutre os fios com sua fórmula enriquecida com semente de linhaça, azeite de oliva, óleo de coco, colágeno e ômega 3 e 6.
Conheça outros cremes de pentear da Soft Hair para testar e incluir nos cuidados com seus cachos:
O cabelo cacheado tende a ser mais ressecado que o fio liso, justamente pelas espirais, que dificultam a passagem da oleosidade pelo comprimento dos fios. Assim, os óleos vegetais são muito bem-vindos para manter a hidratação e a saúde desse tipo de cabelo. Além disso, o óleo vegetal ajuda a corrigir as pontas duplas, combate o frizz e proporciona uma finalização ainda mais eficiente.
A seguir, conheça os óleos vegetais da Soft Hair que você precisa conhecer:
Quando o assunto é definição máxima dos cachos, o gel e as gelatinas são os produtos ideais. Além de ser mais leve, esse produto também pode vir acompanhado de outros benefícios e tratar os fios enquanto define. Esse é o caso do Keratin Line Queratina Gel Soft Hair, que une o poder de recuperação intensa da queratina ao gel e trata os fios danificados por químicas, fontes de calor e outros processos naturais.
Veja outros produtos da Soft Hair para apostar:
Fazer a finalização dos cabelos cacheados não é tão difícil, quando você ganha prática. Contudo, apesar de dominar as técnicas corretamente, vale a pena seguir alguns cuidados para que o processo todo dê certo. Um deles é usar produtos corretos para seu tipo de cabelo e textura. Assim, você pode potencializar a finalização e deixar o cabelo ainda mais bonito.
Gostou das nossas dicas de produtos? Então que tal conhecer a loja online da Soft Hair e receber os melhores produtos para cuidar dos seus cachos sem precisar sair de casa?