Cabelos 12/08/2021

4 dicas de finalização de cabelos para todos os tipos de cachos

Para deixar fios cacheados bonitos, é muito importante investir na finalização de cabelos. Afinal, esse processo ajuda a dar forma e cuidar melhor da textura dos cachinhos. Além disso, existem várias técnicas que você pode fazer, que garantem um visual ainda mais incrível e podem ser aplicadas em seu dia a dia. 

No post a seguir, entenda a importância de finalizar os cachos e como fazer isso com 4 dicas especiais. Além disso, confira os erros que você não pode cometer no processo. Boa leitura! 

A importância da finalização para os cabelos cacheados 

A finalização de cabelos nada mais é do que aplicar algumas técnicas, com a ajuda de produtos certos, que vão colaborar para que seus cachos fiquem mais definidos, alinhados e com mais ou menos volume. 

Ela é importante tanto para deixar os cachos da forma como você quer, como também para mantê-los hidratados e sem o temido frizz. Além disso, existem diversas técnicas que você pode aplicar, que promovem resultados diferentes. 

Como fazer a finalização de cabelos com 4 dicas  

As maneiras de finalizar os cabelos variam, sendo algumas mais complexas e outras mais simples. Para saber a ideal, tudo vai depender do seu tempo e também de como quer deixar seus cachos. Conheça mais sobre elas a seguir! 

1. Plopping  

Uma técnica rápida e ideal para quem não quer tanto volume, mas sim definição, fazer plopping no cabelo é simples. Para começar, você precisa separar as mechas e passar um pouco de creme de pentear com os dedos ou um pente. Em seguida, com uma toalha de algodão ou microfibra, amasse os cachos. Por fim, enrole o cabelo com a toalha torcendo bem as pontas e deixe o creme secando por cerca de 40 minutos. 

2. Fitagem simples 

Uma técnica básica, que pode ser aplicada logo após o banho, a fitagem consiste em separar os fios molhados em algumas partes. Em seguida, pegue um pouco de creme de pentear e aplique nas mechas de cada parte, como se os dedos fossem o pente, separando-as em “fitas”. Depois, amasse os cachos de fora para dentro e deixe secar. 

3. Finalização no banho 

Fazer a finalização de cabelos no banho é outra técnica rápida, não muito indicada para quem quer cachos mais definidos, mas sim para quem gosta de apostar no volume. Nesse caso, depois de lavar o cabelo, tire o excesso de água e passe o creme de pentear, fazendo um turbante com a toalha ou camiseta de algodão. Em seguida, amasse os cachos como na fitagem. 

4. Dedoliss 

Um pouco mais demorada, a técnica dedoliss também é uma forma de texturizar os cachos, especialmente para quem está na transição capilar. Além disso, ela pode durar vários dias, dependendo dos cuidados. 

Para fazê-la, divida o cabelo em algumas partes. Depois, pegue uma pequena mecha e espalhe o creme de pentear por toda a extensão. Em seguida, enrole o cabelo com os dedos, como faria um modelador de cachos. Por fim, repita o processo por todo o cabelo e deixe secar. 

Os erros que você não pode cometer na hora de finalizar 

Como você viu, cada técnica de finalização tem sua particularidade. Por isso, é importante entendê-las bem. Mas, além disso, também é importante evitar certos erros que podem comprometer os resultados. 

  • Usar uma toalha inadequada, que em vez de ajudar, pode gerar atrito e aumentar ainda mais o frizz. 
  • Não investir o tempo adequado para a técnica escolhida. 
  • Não usar protetor térmico e difusor com as ferramentas de calor. 
  • Usar produtos errados ou de má qualidade. 

Nesse tópico, vale um cuidado especial. Por exemplo, apesar de existirem muitas opções para cacheadas, como mousse, creme, finalizador e gel, você também precisa averiguar o tipo de cabelo. Por exemplo, se eles são bem secos, vale escolher uma opção que ajude a hidratar. Se são mais oleosos, é preciso muito cuidado com a raiz. 

Fazer a finalização de cabelos não é tão difícil, quando você ganha prática. Mas, apesar de dominar as técnicas corretamente, vale a pena seguir alguns cuidados para que o processo todo dê certo. Um deles é usar produtos corretos para seu tipo de cabelo e textura. Assim, você pode potencializar a finalização e deixar o cabelo ainda mais bonito. 

Quer conhecer melhor os tipos de finalizadores da Soft Hair, que ajudam na definição dos seus cachos? Descubra aqui