Em termos de tratamentos básicos de cabelo, podemos apontar que o condicionador e máscara de tratamento são dois itens indispensáveis. Seja qual for o tipo de fio de cabelo (liso, cacheado ou crespo), esses dois produtos unidos possibilitam o aspecto de brilho, maciez e hidratação das mechas.
No entanto, é válido ressaltar que, por mais que apresentem algumas semelhanças nos resultados, o condicionador e a máscara possuem papéis distintos e não devem ser utilizados para cumprirem as mesmas funções. Isso porque, não se trata da mesma coisa, já que algumas máscaras não têm o potencial de condicionamento — “selamento da cutícula” — tão alto, já que o intuito dela é repor os nutrientes, vitaminas etc.
Sendo assim, após o uso do shampoo (que deixa as cutículas abertas) e em seguida da máscara, o uso do condicionador é imprescindível para o fechamento dessas escamas. Veja agora 4 dicas de como realizar esse procedimento corretamente!
Como já ressaltado, o condicionador é aplicado para todos os tipos de cabelo. Entretanto, você deve encontrar qual o produto mais ideal para a característica dos seus fios. No mercado já existem vários modelos químicos de condicionador preparados para atender a necessidades específicas. Por isso, é preciso avaliar questões, como oleosidade e textura das mechas, para definir o item ideal.
No momento de realizar a aplicação do condicionador, faça o procedimento apenas no comprimento e nas pontas. Com essa medida, evita-se que o couro cabeludo fique oleoso. Nessa etapa, você também deve aproveitar para desembaraçar os cabelos, podendo ser feito penteando os fios com um pente ou até mesmo com os próprios dedos. Quanto à quantidade do produto na aplicação, é preciso observar o comprimento das mechas. Caso o cabelo seja curto, não exagere na dose do produto.
Depois de ter lavado o cabelo com o shampoo, aplicado o condicionador e desembaraçado os fios, é necessário deixar o produto agir por algum tempo, para que os nutrientes e ativos do condicionador reajam com o cabelo. No rótulo, é possível encontrar o tempo recomendado na embalagem. Caso tenha uma touca térmica, você pode utilizá-la para melhorar a ação do condicionador.
Por fim, enxágue bem até perceber que todo o produto foi removido do cabelo. Isso porque, os resíduos do condicionador podem comprometer o resultado final dos fios, deixando-os opacos e pesados. Vale lembrar também que a retirada do condicionador deve ser feita com água fria, pois realizar esse procedimento em uma temperatura mais alta pode acabar ressecando o cabelo. Em nenhuma hipótese deixe o produto no cabelo — o condicionador foi feito para ser enxaguado.
Essas foram as principais dicas de como passar o condicionador de cabelo corretamente. Vale ressaltar que a qualidade da marca também é um ponto a ser avaliado, antes de realizar a compra. Marcas como a Soft Hair oferecem produtos de excelente qualidade e que garantem grandes resultados para as suas mechas.
Gostou do artigo e quer saber mais sobre nossos produtos? Então, acesse este link e confira!