Já ouviu falar de calvície feminina? Essa doença — comum entre os homens — afeta a população feminina cada vez com mais frequência. Os cabelos são muitas vezes considerados a moldura do rosto e a calvície feminina pode causar baixa autoestima.
Você sabe o que é essa condição ou como tratá-la? Por ser uma doença vista com tanta regularidade nos homens, pode assustar as mulheres acometidas por ela e, ainda, trazer muitas dúvidas.
Neste post, explicamos o que é a calvície feminina e quais são seus tratamentos. Se você quer saber mais sobre o assunto, confira a seguir!
A calvície feminina é a rarefação aguda dos fios de cabelo em mulheres. Diferentemente das quedas comuns que ocorrem ao longo da vida, a calvície faz que os fios caiam em maior quantidade.
Essa doença afeta principalmente mulheres na fase adulta e pode ser acentuada por estresse e problemas hormonais. Ela pode ter diversas causas, como genética, dietas com baixa proteína, alterações hormonais e inflamação no couro cabeludo, entre outras.
Alguns sinais podem ajudar a identificar a doença. Fique atenta ao fios e ao couro cabeludo: é normal perder cerca de 120 fios por dia, uma quantidade considerada saudável. Com a calvície, a situação se acentua, mas nem sempre é percebida.
A principal maneira de reconhecer o problema é observar o couro cabeludo. Com a queda de cabelo, surgem falhas, principalmente na parte superior central da cabeça. Preste atenção também à espessura dos fios: se estiverem muito finos, quebradiços e com crescimento deficiente, procure um especialista.
O tratamento para a calvície feminina é simples e pode ajudar a recuperar a autoestima da paciente rapidamente. Veja, a seguir, algumas técnicas que auxiliam no combate ao problema.
Esse tratamento se baseia no uso de produtos que estimulam o couro cabeludo. São shampoos e loções que devem ser aplicados diretamente na área afetada de forma a estimular o nascimento e o crescimento do cabelo.
Além disso, eles atuam de forma a prevenir a queda dos fios. O tratamento com os medicamentos tópicos é mais recomendado quando a doença ainda está em seus estágios iniciais.
Um dos principais tratamentos contra a calvície feminina inclui os medicamentos orais. Eles bloqueiam a ação hormonal — que causa a queda — no couro cabeludo. Além disso, têm vitaminas e nutrientes que estimulam os fios a crescerem e se fortalecerem.
A recuperação a laser consiste na aplicação de raio laser diretamente no couro cabeludo. Esse procedimento muda o ciclo de crescimento do fio e estimula seu nascimento. O laser é utilizado principalmente em casos em que a doença é hereditária.
Para quadros mais avançados, mesoterapia e transplante capilar podem ajudar. Se perceber esses sintomas, procure um especialista que o auxilie a encontrar o melhor tratamento para o seu caso.
E aí, gostou de conhecer mais sobre a calvície feminina? Aproveite que está aqui no blog e conheça um produto que pode ser útil para esse quadro.