Uma das principais características do cabelo crespo é o formato em espiral do fio, com curvas bem fechadas. Esse fator também explica por que esse tipo de fibra capilar tem menor concentração de oleosidade natural no couro cabeludo, devendo as pessoas redobrar os cuidados com a hidratação, para garantir que toda a extensão das madeixas permaneçam com vida e um aspecto brilhante.
Pensando nisso, este conteúdo lista as melhores dicas para pentear cabelo crespo. Seja usando produtos específicos para esse tipo de fibra capilar, desembaraçando os fios de baixo para cima, usando pentes com dentes largos e finalizando o penteado com alguma técnica.
Continue a leitura e aprenda mais sobre o assunto!
A lista não poderia começar de outro modo, pois, para pentear o cabelo crespo, é fundamental contar com produtos fabricados especialmente para esse tipo de fibra capilar. O creme de pentear, por exemplo, é uma opção interessante para desembaraçar os fios após o banho.
O creme de pentear para cabelo crespo tem muitas vantagens, como:
É verdade que o cabelo crespo pode formar nós facilmente, já que a oleosidade natural se concentra nas pontas e, dificilmente, chega ao couro cabeludo. Por isso, é importante ter cuidado quando iniciar o processo de desembaraçar os fios. Para não comprometer a fibra capilar e ficar mais suscetível à quebra, o segredo é começar a pentear o cabelo de baixo para cima. Inicialmente, desfazendo os nós das pontas para, em seguida, levar o pente em toda a extensão das madeixas.
Outra dica que ajuda a pentear o cabelo crespo sem prejudicar a saúde capilar é sempre usar um pente com dentes largos. O motivo é que esse objeto facilita o desembaraço dos nós e permite um movimento extremamente cuidadoso com os fios. Ah, se o seu cabelo tem muito volume ou está muito embaraçado, uma dica fácil para penteá-lo cuidadosamente é separar as mechas em quatro ou mais partes, retirando os nós de cada seção até completar todo o processo.
Por fim, se você quer conquistar uma boa definição do cabelo crespo, é importante aliar as técnicas de texturização aos finalizadores adequados para ter o resultado esperado. Nesse sentido, vale apostar na fitagem, um procedimento muito conhecido pelas pessoas com fios cacheados e crespos. Além dessa opção, os twists, uma espécie de trança com duas mechas, e os coquinhos deixam o penteado maravilhoso.
Neste conteúdo, você descobriu como pentear cabelo crespo com dicas, técnicas e truques perfeitos para quem tem fios em formato espiral e com curvas fechadas. Em todo caso, dê preferência a produtos feitos para recuperar as suas madeixas crespas e faça regularmente o cronograma capilar, para manter a hidratação, a nutrição e a reconstrução capilar.
Gostou das nossas dicas? Se sim, continue se informando sobre práticas que ajudam a manter o cabelo bonito e saudável. Veja, agora, as melhores dicas para reduzir o fator encolhimento de cabelos crespos!