Até mesmo aquelas pessoas que são extremamente cuidadosas com as madeixas podem sofrer com a quebra e queda de cabelos. Saber o que fazer nesse momento é fundamental para recuperar a saúde dos fios.
Portanto, o primeiro passo é saber a diferença entre quebra e queda para conseguir identificar qual é o seu problema. Logo, fica mais fácil para definir a solução. Sabendo da importância dessa informação, preparamos este artigo para esclarecer as principais dúvidas sobre o assunto. Confira!
A diferença entre a queda e quebra de cabelo pode parecer muito óbvia, mas acredite: por se tratar de perda de fios, a distinção entre esses dois problemas pode ser facilmente confundida por muitos.
Sendo assim, para ficar claro, a queda do cabelo é identificada quando há perda completa do fio. Ou seja, quando os fios se soltam por inteiro desde a raiz (bulbo). Em contrapartida, a quebra pode ser percebida quando os fios se partem em pedaços.
Entender a diferença entre esses dois problemas é fundamental para definir a solução mais adequada para a restauração dos fios. Além disso, ter esse conhecimento permite que você saiba o que gerou o problema, uma vez que há diversos fatores que contribuem com a ocorrência da quebra e queda dos fios.
Como mencionamos, para saber se o seu cabelo está caindo ou quebrando, basta observar os fios. No caso da queda, é ideal que você se atente à quantidade de fios que se soltam do couro cabeludo. Além disso, você deve analisar se:
Para saber se os fios estão quebrados, é necessário verificar se estão com o aspecto fragilizado e se possuem pontas duplas. Além disso, é aconselhável analisar o tamanho do fio, pois, quando se solta em pedaços, é um forte indicativo de quebra.
Os motivos que resultam na quebra e queda do cabelo são muitos. No entanto, as razões mais comuns quando se diz respeito à queda são a falta de nutrição e de hidratação dos fios, mudanças hormonais, efeitos colaterais de medicamentos, entre outros. Em relação à quebra, as causas estão sempre relacionadas à aplicação de procedimentos químicos de forma errada ou em excesso, ao uso inadequado de produtos capilares e à falta de um cronograma capilar.
Sendo assim, entender a causa do problema permite definir uma solução mais adequada. Afinal, existe uma infinidade de dicas e métodos que prometem recuperar a saúde dos fios. Mas, para acertar na escolha do procedimento, é crucial que você saiba do que seu cabelo precisa.
Dependendo do estado de danificação do seu cabelo, a melhor decisão é a ida a um profissional de confiança. Além disso, existe também a possibilidade de você recuperar os fios por meio de um tratamento caseiro no qual você utiliza produtos profissionais de alta qualidade.
Já se o seu caso for um problema de queda acentuada, neste caso, sugerimos o uso da linha completa Bioplex da Soft Hair, que conta com uma série de produtos desenvolvidos exclusivamente para tratar a perda de cabelo.
Gostou deste artigo e quer saber mais sobre a linha Bioplex? Então, não deixe de conferir o nosso catálogo de produtos!