Cuidado Corporal 18/11/2019

Quer acabar de vez com os pés rachados? Saiba como

Calcanhares e pés rachados causam um grande desconforto, não é mesmo? O ressecamento, para além de um problema estético, pode indicar sintomas de doenças mais sérias, por isso é fundamental manter essa parte do corpo hidratada e macia em qualquer época do ano.

Felizmente, a situação pode ser tratada facilmente e de maneira eficaz, basta que a pessoa crie uma rotina de cuidados para auxiliar na melhora da aparência da região. Continue a leitura e confira quais são as possíveis causas dos pés rachados e, ainda, as alternativas para tratá-los adequadamente. Acompanhe!

Entenda o que causa o ressecamento dos pés

São inúmeros os fatores que causam o ressecamento da epiderme dos pés, ou seja, a camada externa da pele. A situação pode surgir devido à exposição a climas frios e quentes, uso de sapatos abertos ou apertados, falta de hidratação e, ainda, por conta de fatores genéticos. Sendo assim, é fundamental manter um cuidado diário ou semanal, esfoliando e hidratando com frequência os calcanhares e os pés.

Saiba como tratar os pés rachados

Para tratar rapidamente os sintomas dos pés rachados, existem algumas técnicas infalíveis que ajudam a reestruturar a vivacidade e o bom aspecto da pele. Acompanhe, a seguir, as nossas dicas.

Hidratação

Utilizar um bom creme hidratante contribui para o fechamento dos poros, por isso quanto mais espesso o produto for, maior o grau de hidratação. Atualmente, há no mercado alguns cremes com ativos hidratantes à base de D-pantenol, sebo de carneiro etc., que promovem a desodorização e descamação das regiões mais afetadas. Com isso, os produtos atuam positivamente sobre o ressecamento excessivo, mantendo o aspecto da pele mais macio e suave.

Esfoliação

Se realizada de forma adequada, a esfoliação pode causar um efeito de maciez imediato sobre os pés, principalmente porque remove a pele morta da região. A frequência ideal para a esfoliação depende do tipo de produto que será utilizado, por exemplo, sabonetes ou cremes podem ser aplicados de uma a duas vezes por semana, já outros procedimentos, como o lixamento, são indicados a cada 15 dias.

Massagem

Uma boa massagem também funciona muito bem para o tratamento das rachaduras, além dos produtos serem melhor aproveitados. Para massagear e gerar relaxamento ao mesmo tempo, utilize um pouco de creme e espalhe entre os dedos e o meio do pé. Na parte inferior, pressione o calcanhar e faça movimentos circulatórios para que o hidratante penetre mais facilmente sobre a pele.

Escalda-pés

Por fim, fazer um escalda-pés, ou seja, o ato de colocar os pés de molho em água morna, favorece a dilatação dos vasos sanguíneos, promovendo o relaxamento da musculatura e uma limpeza profunda. Ao final do procedimento, pode-se aproveitar a região limpa e macia para fazer uma massagem a fim de garantir um melhor resultado.

Ter atenção aos pés rachados é tão importante quanto cuidar de outras partes do corpo. Portanto separe sempre um momento do dia para verificar como anda a saúde da região. Lembre-se de que, para complementar o tratamento, o ideal é contar com o auxílio de uma esteticista, pois ela poderá indicar as melhores soluções para o seu caso.

Gostou do conteúdo? Confira também a linha exclusiva de produtos para pés e mãos da Soft Hair que farão a diferença no seu tratamento!