Cabelo 12/08/2019

Salão de beleza chique: confira 7 exemplos inspiradores

Você já passou em frente a um salão de beleza chique e teve vontade de entrar? Ou sente-se mais atraído por esse tipo de salão em comparação aos mais simples? Esse tipo de reação é comum e acontece porque nosso cérebro associa a beleza do lugar a uma melhor experiência ou a uma maior especialização por parte dos profissionais.

É exatamente por isso que o ambiente para atendimentos e serviços é tão importante no setor de beleza e estética. Quanto mais atrativo for o espaço, mais os clientes se sentirão confortáveis. Pensando nisso, criamos este post para apresentar 7 exemplos inspiradores de salões de beleza chiques. Confira!

1. Appartement de Christophe Nicolas Biot

Esse salão fica localizado em Paris e oferece uma experiência intimista aos seus clientes. É comum os funcionários falarem que não há consumidores, mas, sim, hóspedes. O espaço conta com dois andares, de modo que o primeiro é um atelier da grife Balmain e uma prévia do luxo encontrado no segundo pavimento, onde o salão se localiza.

O apartamento é decorado com peças antigas e de luxo. Lá, há poltronas, mesas, livros antigos e, até mesmo, uma lareira reformada. Tudo chique e confortável. Ainda há a opção de os hóspedes/clientes escolherem o que beber, com algumas opções, como água, café, chá e até champagne. É o tipo de lugar frequentado pelo cliente não para fazer um simples corte, mas, sim, para obter uma experiência completa.

2. Casa Rysco

A casa Rysco, diferentemente dos outros salões que encontramos, foi montada dentro de um apartamento em um prédio residencial em Copacabana, no Rio de Janeiro. Para dar mais cara de salão, foram derrubadas algumas paredes, e o espaço foi iluminado com várias luminárias espalhadas.

Para a decoração, é possível observar que foram usados diversos móveis que retratam épocas antigas, como os anos 50, 60, 70 e 80 — a divisória de madeira que comporta os produtos de beleza, por exemplo, é datada da época de 50. Há, ainda, um globo de discoteca no teto para dar mais charme ao lugar.

3. French cut hair

Localizado em Oregon, nos Estados Unidos, esse salão atrai pelo seu tamanho. Para se ter noção, o pé direito tem, aproximadamente, 10 metros de altura. A decoração usada é mais simples, com um toque moderno. Nas paredes, é possível encontrar um revestimento de concreto de um lado, enquanto, do outro, há uma camada de tinta branca.

Para dar um charme a mais, foram usados quadros de diversas cores e tamanhos. Já os móveis são simples, mas muito confortáveis, além de combinarem com o espaço. O tema rústico encanta os clientes e dá um toque a mais ao salão.

4. Blend Your Mind

O Blend Your Mind é um salão localizado em São Paulo, capital, e foi inaugurado em 2012. Ele conta com 70 funcionários que vão desde cabeleireiros até maquiadores, e é muito conhecido pela exclusiva massagem Miracle Touch. É comumente frequentado por famosos, como jornalistas, atrizes e apresentadoras.

O conceito do salão é composto de sofisticação e elegância. Sua decoração conta com cores sóbrias, como branco, preto e cinza, além de móveis simples, porém confortáveis. O salão tem também conceitos ecológicos e direcionados à diminuição do barulho produzido por secadores. Para quem se interessar, há, ainda, um espaço de venda de produtos para cuidados com o cabelo.

5. C. Kamura

Fundado por Celso Kamura, o C. Kamura conta com três unidades: São Paulo, Campinas e Rio de Janeiro (desenvolvido em parceria com a apresentadora Angélica). Conhecido por seus cortes de visagismo, o profissional cria looks personalizados baseados no estilo e no temperamento de cada pessoa. Além disso, o espaço conta com diversos profissionais de diferentes estilos para agradar aos clientes.

Há 30 anos no mercado, os salões têm decoração clean, com diversos detalhes em madeira e cores sóbrias. Os espaços são divididos por setor e contam com vários espelhos ao longo do salão. Em alguns cômodos, é possível encontrar plantas e árvores dividindo os ambientes.

6. Lidkoping

Esse salão fica localizado na Suécia e é baseado na simplicidade. Com decoração minimalista, esbanja requinte e sofisticação, contando com diversos espelhos enormes e individualizados ao longo do espaço, além de bancadas de trabalho individuais, nas quais cada profissional trabalha em seu cliente.

Com piso amadeirado, o espaço pode ser considerado por muitos como aconchegante. A iluminação se dá por meio das lâmpadas fixadas no teto a partir de uma estrutura com fios de aço. Por conta da distribuição de espaço, pode ser confundido com um vestuário de roupas, mas proporciona a sensação de conforto aos clientes.

7. Marcos Proença

Você já deve ter ouvido falar de Marcos Proença. O cabeleireiro das globais tem duas unidades do que é considerado um dos salões mais badalados de São Paulo. O profissional é especializado em loiras e na criação de estilos de cabelos mais naturais e modernos. É o favorito das it girls e de muitas famosas.

O espaço mais recente foi criado há quatro anos e destaca-se por ser o primeiro salão eco-friendly do Brasil. A decoração conta com muitas árvores e plantas espalhadas pelo espaço, além de haver piso de madeira de demolição, reaproveitamento de água e consumo consciente de energia.

Como é possível notar, os salões de beleza chiques contam especialmente com decorações mais minimalistas, com móveis e cores que atraiam os clientes e proporcionem conforto. Em alguns casos, são usados temas especiais que têm relação com o lugar e a cidade em questão. 

O principal que deve ser observado e levado em consideração é a preocupação com a experiência do cliente. A atenção aos detalhes, que vão desde os móveis, passando pela maneira como o mobiliário fica distribuído, até as bebidas oferecidas, pode transformar positivamente a visita do cliente. O ideal é montar um espaço com o qual o consumidor se identifique e onde ele se sinta à vontade para voltar mais vezes.

Agora que você já conhece alguns exemplos inspiradores de salão de beleza chique, já pode começar a pensar em aplicar essas dicas no seu salão, não é mesmo? Aproveite e siga-nos nas redes sociais para que você possa ficar por dentro de mais informações como essas. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube.