Você já ouviu dizer que passar urina na pele traz benefícios à pele? Algo não muito comum, não é? Mas o pensamento tem fundamento: o xixi concentra 5% de ureia, que, comprovadamente, é benéfica para a pele e trata o ressecamento. Por esse motivo, é possível adotar a ureia nos cuidados corporais.
Mas calma! Não precisa, e nem é, para aplicar o xixi diretamente na pele, na intenção de absorver esse componente — a prática não é higiênica e agrega substâncias que podem ser nocivas para a pele. O nosso foco é na ureia, uma substância orgânica com alto poder de hidratação.
Então, é importante superar os seus preconceitos em relação a ela e aproveitar os benefícios oferecidos. Quer saber mais sobre eles? A gente te ajuda. Continue a leitura!
Conforme mencionado, a ureia é uma substância orgânica. Ela consegue atravessar camadas de células mortas existentes na pele — que precisam ser eliminadas para que outras nasçam mais jovens e iluminadas — e penetrar nas camadas mais profundas.
Sendo assim, é possível oferecer uma hidratação mais satisfatória, o que proporciona um aspecto macio por mais tempo. Nem sempre é o mesmo que ocorre com outros componentes, que são incapazes de penetrar a fundo na pele e só causam hidratações superficiais.
Para entender melhor, saiba que a nossa pele possui três camadas. Acompanhe:
A ureia tanto pode ser produzida artificialmente — como as empresas de cosméticos, que produzem a substância em laboratórios, ou as de pecuária, que utilizam para fabricar resinas ou fertilizantes — como também de forma natural, no corpo humano.
Nesse caso, a sua produção ocorre durante o metabolismo de proteínas, e a liberação é por meio da urina. Como dito, a ureia corresponde a 5% dos componentes existentes no xixi e o restante é formado por água.
A substância orgânica pode ser encontrada em géis, loções e cremes. Algumas combinam essa fórmula com outros elementos que também são úteis na hidratação, o que potencializa os efeitos. Seja como for, a melhor escolha deve levar em consideração as suas necessidades e hábitos de vida.
Já citamos que muitos até cogitam passar urina na pele, com a intenção de proporcionar a hidratação. A prática não é recomendada, mas a lógica por trás se deve aos benefícios da ureia no processo. Você descobre mais sobre isso a seguir.
Muitas pessoas sofrem de ressecamento na pele, principalmente em épocas e regiões do país mais frias. Isso é facilmente mais perceptível em partes específicas do corpo, como:
Esse problema muitas vezes continua, mesmo com a adoção de hidrantes corporais, por não penetrarem profundamente na pele. Diferentemente disso, produtos que contam com a ureia trazem efeitos mais positivos contra o ressecamento.
Além disso, a ação antibactericida da ureia também auxilia contra o ressecamento, já que bactérias podem provocar problemas de coceira ou lesões, o que estimula a desidratação da pele.
Ao mesmo tempo em que a ureia mantém a pele hidratada, ela também é capaz de esfoliar. Isso contribui para a eliminação de células mortas, que deixam a textura da pele envelhecida e sem viço, para que elas sejam trocadas por outras mais rejuvenescidas.
Afinal de contas, a ação esfoliante combinada com a hidratação também estimula a produção de colágeno.
É natural que a nossa pele apresente sinais de envelhecimento com o tempo, mas você já reparou que enquanto uns apresentam esses sintomas depois de muito tempo, outros convivem com isso já na juventude?
Além de fatores genéticos e hábitos alimentares, o descaso com a hidratação, que pode ser combatido com auxílio da ureia, é um dos principais elementos no estímulo do envelhecimento precoce. Quer dizer, a ureia, principalmente, contribui para eliminar células mortas — isso deixa a pele jovem por um tempo prolongado.
Pele ressecada incomoda, mas pele oleosa causa situações igualmente chatas. Só quem lida frequentemente com a zona T (nariz, testa e queixo) oleosa e com poros dilatados, sabe a frustração que é. Felizmente, o uso adequado da ureia contribui para controlar esse problema, desde que os devidos cuidados sejam seguidos.
Isso porque toda pele precisa de hidratação, e a eliminação das células mortas é um fator que colabora com a menor produção de sebo pelo corpo — o vilão responsável pela oleosidade.
Os cuidados para quem possui a pele oleosa ou mista são com a concentração da ureia: quem tem a pele mista precisa moderar ainda mais a quantidade dessa substância. Enquanto isso, para quem tem o tipo de pele oleosa, saiba que a recomendação é uma aplicação acima de 20% para garantir a função hidratante e esfoliante.
Como foi possível notar, a esfoliação da pele proporcionada pela ureia traz benefícios ao promover a eliminação de células mortas e estimular o surgimento de outras novas, que contribuem com uma aparência saudável, hidratada e uniforme.
Muitas pessoas pulam essa etapa ou exageram na dosagem — difícil é dizer qual dos dois prejudica mais a pele. Ou seja, a esfoliação funciona como se fosse uma lixa — na quantidade certa, elimina o que tem de eliminar, mas quando se usa de forma exagerada prejudica a aparência.
Outro benefício que a esfoliação da ureia proporciona é a eliminação de cravos, espinhas e demais impurezas que podem surgir na pele — elas podem até ter relação com o aparecimento de pelos encravados.
Percebeu como adotar a ureia nos cuidados corporais? O modo de uso mais recomendado do creme é aplicá-lo no corpo à noite, após o banho, e, se necessário, repetir o processo pela manhã. Nós da Soft Hair temos alguns produtos da linha Bio Soft que contêm ureia na composição, como Lisa Mão (10% de ureia, uma porcentagem usada em produtos manipulados); Lisa Mão D-pantenol, Lisa Mão Macadâmia e também o Sebo de Carneiro.
Que tal aproveitar a visita para conhecê-los? Acesse nosso site e fique por dentro dos nossos produtos com ureia!