Assim como outras partes do corpo, as mãos ficam ressecadas no inverno. As rachaduras aparecem com muita facilidade nessa região, já que estão expostas durante todo o dia ao frio, a objetos que são tocados e a produtos químicos.
As mãos rachadas pelo frio doem e a pele pode ficar com uma aparência de malcuidada. Por isso, o ideal é usar luvas, mas isso nem sempre é possível, já que, para algumas atividades, as pessoas podem sentir dificuldade para sentir os objetos quando estão com o acessório.
Deseja saber mais sobre como cuidar dessa parte do corpo na estação mais fria do ano? Continue a leitura e confira dicas de cuidados com as mãos no inverno!
A pele das mãos é um dos tecidos que mais sofrem com rachaduras. Um dos fatores que contribuem para isso é a falta de folículos pilosos no dorso das mãos, gerando assim baixa produção de sebo/oleosidade natural. Já nas palmas, a oleosidade pode aparecer pela maior produção de suor.
Como o clima do inverno é mais seco, a desidratação das células é ainda maior, o que leva ao ressecamento da derme e ao aparecimento de rachaduras e ferimentos. Além de deixar as mãos com uma aparência de mais velhas, o imprevisto pode fazer com que as pessoas tenham vergonha de mostrar as suas mãos. Por isso, é preciso manter essa parte do corpo bem hidratada.
É possível hidratar as mãos em qualquer momento do dia, mas para ter uma rotina, pode-se criar o hábito de passar o creme após o banho, ao terminar de lavar a louça e antes de dormir. Além disso, é importante não se esquecer do protetor solar e usá-lo nas mãos durante o dia.
Com o frio, além das mãos sofrerem, as unhas e cutículas precisam de cuidados especiais. As unhas são muito frágeis e, devido às baixas temperaturas, podem demorar mais a crescer. Já as cutículas tendem a ficar ressecadas e podem soltar peles, o que causa incômodo para a maioria das pessoas.
Abaixo, separamos algumas dicas sobre os cuidados com as mãos, unhas e cutículas no inverno. Confira!
A pele das mãos pode ficar bem irritada no inverno e, para lavar a louça e fazer a faxina da casa, nada melhor do que usar luvas. Elas protegem as mãos das alergias e das irritações que podem surgir devido ao atrito causado na região.
A nossa pele e unhas, em contato com produtos químicos — como detergente, cloro e sabão —, perdem nutrientes. Estando mais sensíveis, ficam mais finas e propensas a rachar. Sendo assim, evite o contato direto com esse tipo de produto.
Se você é uma daquelas pessoas que ama estar com as unhas bem-feitas e esmaltadas, tome cuidado ao remover o esmalte. Opte sempre por usar o removedor, pois a acetona contém mais solvente e pode deixar as unhas quebradiças e esbranquiçadas. Se for a um salão de beleza ou manicure para fazer as unhas, explique a situação e solicite o uso do removedor.
Agora que você já sabe quais são os cuidados com as mãos no inverno, não deixe de cuidar dessa parte do seu corpo. Para isso, use hidratantes para as mãos e outros produtos de qualidade, como a linha Lisa, da Bio Soft. O Creme Hidratante Lisa Mão, por exemplo, é ideal para tratar as mãos e auxiliar no ressecamento excessivo, enquanto o Creme Lisa Mão d-Pantenol é indicado para dar um toque acetinado, maciez e suavidade.
Gostou do nosso post sobre os cuidados com as mãos? Assine a nossa newsletter e receba outras novidades em sua caixa de entrada!