Prático, exuberante e icônico, o turbante é um sucesso à parte, seja qual for o motivo da sua escolha. Se para aquelas que querem ousar no look a peça é um acessório indispensável, para as mulheres em transição capilar ou que desejam mais volume para os cabelos ela é um coringa. Por isso, você precisa saber como usar turbante em cabelo cacheado.
Confira, no post a seguir, de onde vem esse acessório tão único e saiba por que você deveria ter essa peça no guarda-roupa. Também, veja 6 dicas para usá-lo e como se inspirar para ter penteados exclusivos.
Embora tenha sido transformado em um acessório de moda, no início do século XX, por estilistas franceses, como Coco Chanel, o uso do turbante remete à cultura de povos antigos da África e da Ásia. No Brasil, a introdução do acessório remete ao período de escravidão, quando ele veio trazido pelas mulheres negras. Contudo, a grande popularização do adorno se deu mesmo com a estrela Carmem Miranda, bem como pelo seu uso por outras artistas hollywoodianas.
Atualmente, o turbante é ícone de orgulho da cultura negra e seu uso tem sido bastante difundido por manifestantes do movimento negro. Para recorrer a essa poderosa arma de estilo, dispor de algumas opções de lenços coloridos e saber diferentes formas de amarrações é suficiente. Afinal, bastam poucos minutos e muita personalidade para você esbanjar charme por onde passar.
Aliás, a praticidade de usar o turbante é uma de suas maiores vantagens. Além disso, existem outras razões para você aderir à peça.
Viu, como basta um belo lenço e você já está pronta para ganhar o mundo? Se você ficou curiosa para aprender como usar turbante em cabelo cacheado e crespo, cheque as 6 dicas que separamos para você contar com esse acessório no seu guarda-roupa e arrasar.
Acredite, quanto mais volume para o turbante, melhor. Além de dar um up no visual, os cachos soltos dão mais estrutura ao acessório, para que ele não fique se soltando. Por isso, se você tem pouco cabelo, a dica é usar meias por dentro do adorno, garantindo mais volume. Outro fator importante é não prender os cabelos úmidos, o que pode gerar caspa ou favorecer a queda capilar. Entretanto, lembre-se de que, com ou sem turbante, cabelo cacheado precisa ser bem cuidado e hidratado regularmente, para estar sempre bonito e saudável.
Crie contrastes para equilibrar o look e conseguir ainda mais elogios. Turbantes coloridos e chamativos pedem maquiagem e roupas mais neutras. Ainda, vale caprichar na pele e dar um leve esfumado aos olhos. Na boca, tons mais nudes são ideais. Já para quem optou por turbantes lisos, como o preto, pode trazer um ar mais glamoroso ao visual com delineador gatinho e um batom vermelho: um clássico dos anos 60.
Por sua vez, acessórios, como brincos e pulseiras, estão liberados. Entretanto, cuidado com o uso de colares para não deixar o visual pesado demais. Nesse caso, equilibre. Por exemplo, se você escolheu o turbante com brincos grandes, deixe o maxi colar para outro visual.
O bom do turbante é que você consegue aumentar ou diminuir o volume dos cabelos com o auxílio do acessório. Assim, quem quer dar a sensação de mais cachos, pode usar o adorno como se fosse uma tiara, concentrando o volume na parte de trás da cabeça. Já para quem quer fios mais disciplinados e menos volumosos, a opção é adotar o headband, bem ao estilo hippie, com um nó ou laço na frente da cabeça. E para as que não curtem um fio fora do lugar, a versão que cobre todo o couro cabeludo é a mais indicada — e charmosa!
Se o seu turbante é liso, mas você quer deixá-lo diferente, fique à vontade para usar acessórios na peça. Aliás, dependendo do que você escolher, isso até ajuda o turbante a ficar no lugar. Por exemplo, se você vai a um evento mais formal, aposte em broches que tragam um complemento mais sofisticado ao acessório. Nesse caso, tecidos lisos podem ser a melhor escolha para ele. Já se a ocasião é informal e bem descolada, que tal contar com flores para enfeitar o turbante? Assim, ele vai parecer uma coroa, deixando o visual natural, elegante e bem no estilo rainha.
Aprender como usar turbante em cabelo cacheado pode ser fácil, mas se você não amarrá-lo direito, corre o risco de que ele fique torto, saindo do lugar ou até desprendendo da sua cabeça. Para evitar isso, invista em aprender a fazer nós. Afinal, além de deixar a peça bem segura, eles também dão um visual interessante. Outra dica é esconder as pontas do turbante, para ficar bem ajustado.
Falamos que o turbante é uma boa peça para controlar o volume do cabelo. Entretanto, antes de usá-lo, é importante que você também revitalize os fios. Assim, você deixa o cabelo saudável e mais fácil de moldar com esse acessório. Além disso, se você optar por um look que deixe os fios à mostra, como usar o modelo tiara, eles estarão lindos e o turbante vai ser um elemento a mais no seu belo visual.
Quer ir além e aprender a usar turbante em cabelos cacheados para fazer penteados incríveis? Confira algumas dicas para você se inspirar e usá-lo no dia a dia:
Saber como usar turbante em cabelo cacheado é uma forma de contar com um acessório incrível para ficar mais linda. Afinal, uma das maiores vantagens de usar essa peça nos cachos é que existem diversas formas de amarração. Assim, você pode testar quais mais combinam com o seu estilo. Além do mais, existe uma infinidade de opções de tecidos e estampas, para você criar combinações infinitas: das casuais às mais sofisticadas.
Gostou do post e quer usar turbante? Comece adotando o big chop!