O mercado de estética cresceu de modo extraordinário a cada ano tanto no Brasil quanto em diversos outros países. Não por acaso, uma vez que as pessoas buscam ter melhor aparência, aliada ao estilo de vida mais prático e confortável. Assim sendo, quem tem um salão de beleza deve se atualizar com as tendências de gestão de negócios do setor.
Afinal, um bom empreendedor sabe que, para manter o salão repleto de clientes, é preciso investir em várias ações estratégicas, a fim de atrair novos públicos e fidelizar os antigos, não é mesmo?
Para ajudar você a ter sucesso nos negócios, listaremos 7 tendências essenciais para aplicar no seu salão de beleza, a partir de agora. Confira!
Nos dias de hoje, sabemos a importância de estar presente nas redes sociais. Trabalhar o marketing digital tem sido muito prático e eficaz, pois o salão de beleza pode conseguir mais oportunidades de negócios, por estar presente em uma área que gera bastante visibilidade.
Como exemplo, destacamos o Facebook e o Instagram, cujo alcance pode se assemelhar bastante aos números conseguidos pelas blogueiras e youtubers de beleza e moda da atualidade. Além disso, também é possível impulsionar suas publicações e segmentá-las diretamente para o seu público-alvo, por meio de anúncios. O resultado disso é um melhor engajamento com os seus clientes.
Outra dica muito interessante é estar atenta às makes e penteados que as celebridades usam, e aplicar as técnicas no seu salão, divulgando os resultados nas redes sociais. Ademais, leia sites e blogs de beleza para acompanhar as novidades do setor de cosméticos e bem-estar.
Atualmente, os homens estão muito mais interessados em cuidar da aparência, seguir as tendências de moda e ter hábitos mais saudáveis, antes consideradas atitudes do universo feminino.
Assim sendo, a estética masculina está em alta nos salões de beleza de todo o país. Em vista disso, oferecer cuidados de barba e unhas para os homens pode ser uma excelente alternativa para impulsionar o negócio. Uma vez que esses tratamentos necessitam de constante manutenção.
Além de fidelizar novos clientes, a ação gera uma boa oportunidade, como a criação de um clube de vantagens exclusivo para o público masculino. Portanto, não deixe de pensar nessa e em outras opções para aplicar no seu salão de beleza.
Outra tendência forte que já desponta nos salões de beleza de muitos países e, brevemente, chegará ao Brasil, é o atendimento para o público acima de 60 anos. Como aumentou o número de pessoas idosas em todo o mundo, é natural que os empreendedores que investirem nesse nicho tenderão a ter lucros maiores.
Hoje em dia, o público da terceira idade está mais ativo, independente e consciente dos produtos e/ou serviços que o mercado oferece. Por isso, lembre-se de dispor um atendimento exclusivo para idosos, além de opções que satisfaçam as suas necessidades.
Por exemplo, os shampoos e condicionadores cinzas são produtos indicados para cabelos grisalhos, que tendem a amarelar com o passar do tempo. Sendo assim, ao oferecer essas linhas específicas, você já vai poder conquistar boa parte de clientes ávidos pelas novidades do setor de cosméticos.
Todo salão de beleza deve se preocupar em oferecer serviços e produtos de qualidade para os seus clientes. Logo, escolher bons fornecedores torna-se algo essencial para alavancar o negócio e, consequentemente, obter maior lucro.
Lembre-se de que os seus clientes estão em busca de produtos e tratamentos de beleza que tragam excelentes resultados, além de oferecerem qualidade e segurança no dia a dia.
Não há dúvidas de que cada vez mais pessoas se preocupam com o meio ambiente. Diante da escassez dos recursos naturais e desperdícios causados por seres humanos desatentos e não conscientes, elas buscam por empresas que também tenham essa preocupação.
Reciclar o lixo, usar iluminação mais econômica e utilizar produtos sem muitos aditivos químicos são algumas das ações que os donos de salão de beleza podem adotar no dia a dia.
Então, aposte na sustentabilidade para acompanhar as tendências de gestão de negócios no setor de beleza. Assim, além de favorecer o planeta, você também mostra para os seus clientes que a sua empresa está engajada com os assuntos sociais.
Em vez de os seus clientes ligarem para agendar horários no estabelecimento, eles poderão utilizar uma plataforma exclusiva da sua empresa. Ou seja, agenda, serviços, datas e horários podem estar disponíveis em um simples toque de dedo.
Além disso, ter um programa de gestão para salão de beleza pode ajudar os administradores a economizarem tempo e dinheiro na rotina do negócio. Basta pesquisar pelos gerenciadores online que mais se adaptam ao seu estilo de trabalhar e começar a usufruir desse tipo de estratégia.
Acreditar no valor da experiência significa que você deve impactar o consumidor com ações e eventos, nos quais ele tenha um contato positivo com a marca ou o produto. Sendo assim, ao gostar dos produtos e/ou serviços estéticos que o salão de beleza oferece, o próprio cliente vai tratar de divulgar o que há de melhor no estabelecimento.
Ao conhecer as 7 dicas essenciais para aplicar no seu salão de beleza, você vai conquistar novos clientes e, também, fidelizar os consumidores que já buscam pelos seus serviços. Portanto, não deixe de investir nas tendências de gestão que trouxemos neste artigo e garanta o sucesso do seu negócio!
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