Cabelo 07/08/2019

Manual para conhecer as tendências de cortes femininos

A aparência e o cuidado dos cabelos são coisas que têm influência direta na autoestima de uma mulher. Ainda bem que existem diversos tipos de cortes femininos que atendem aos gostos mais variados e a diferentes formatos de rosto. Assim, é possível agradar a todo mundo!

O que acha de conhecer algumas tendências e ficar por dentro das opções que você pode adotar para manter ou renovar o visual? Neste artigo, mostramos estilos tanto para cabelos longos quanto para médios e curtos. Continue conosco e confira quais são eles agora mesmo!

Cabelos longos

Cabelos longos são aqueles que tem o comprimento abaixo do busto. Entre todas as opções de cortes femininos disponíveis para as madeixas maiores, selecionamos 3. Veja quais são elas nos próximos tópicos.

Em camadas

O corte em camadas é uma excelente opção para quem quer dar ainda mais movimento aos fios. Nele, é feito um degradê, no qual as mechas da frente são mais curtas e aumentam ao longo do comprimento, principalmente do ombro para baixo. 

O melhor de tudo é que ele combina com os diversos tipos de cabelos — sejam eles lisos ou cacheados, mais finos ou mais grossos. Ele também é muito versátil e combina com diferentes tipos de rostos. Ah, e ainda tem mais! O corte em camadas também ajuda a eliminar as pontas duplas. Maravilhoso, não é?

Em “V” ou “U”

Os cortes em V ou U também trazem mais balanço para os cabelos e seguem o degradê. Ele tem esse nome por deixar a parte de trás com o formato dessas letras — assim, o corte em V tem um bico mais acentuado na parte inferior, enquanto o U se mostra mais arredondado. 

Na parte da frente, pode-se ver algumas mechas menores, destacadas em camadas. Também é versátil e combina com diversos tipos de rostos.

Longo com franja

Se você quer mudar o visual, dando mais destaque para o rosto, ao mesmo tempo em que não tem coragem de diminuir o comprimento, a saída é apostar em uma franjinha. A combinação de fios curtos com um corte em camadas, por exemplo, ajuda a emoldurar ainda mais o rosto e trazer um aspecto mais jovial.

Para quem tem medo de não curtir a mudança, pode fazer uma franja mais longa na lateral, entre os olhos e a maçã do rosto. Dessa forma, fica mais fácil de prender quando não estiver a fim de usá-la. Se gostar e quiser ousar ainda mais, vá em frente e use cortes menores (sempre com a orientação da pessoa responsável pelos seus cortes).

Essa opção é ótima para quem tem o rosto quadrado, pois ajuda a suavizar os ângulos, e também para o oval, que se adapta bem a quase todos os tipos de cortes.

Cabelos médios

Os cabelos médios são aqueles que ficam entre os ombos e o busto. Quer conhecer boas opções de cortes para esse comprimento? Veja nos próximos tópicos.

Repicado

O corte repicado combina super bem com o comprimento médio. Ao mesmo tempo em que ele ajuda a dar mais vida aos fios, evita aquele aspecto sem forma e armado (de um jeito que não é legal). 

Dessa forma, ele é ideal para quem quer dar mais definição para os cachos ou ter mais balanço com os cabelos lisos. Ele também fica bem com a franja — mesmo para quem tem as madeixas cacheadas.

Ele combina praticamente todos os tipos de rostos, mas é bom evitar quando se tem o rosto quadrado. Também cai bem para mulheres de todas as idades.

Long Bob

Long Bob é aquele corte que fica mais pontudo na frente e com as mechas de trás mais curtas — ou seja, é o efeito oposto do estilo em camadas. Contudo, quem pensa que ele é exclusividade dos cabelos curtos, se engana.

Esse modelo também é tendência nos comprimentos médios, principalmente por oferecer um estilo mais descontraído e jovial. Se você optar por desfiar as pontas, vai ver que os fios passam a ter ainda mais movimento.

Se você é adepta do babyliss e tem os cabelos ondulados ou cacheados, ele fica ainda mais interessante, com aquele charme bagunçadinho. Ah, ele também favorece bastante quem tem o rosto redondo.

Desfiado

O desfiado é um dos cortes femininos que nunca sai de moda e ainda ajuda a eliminar as pontas duplas. Ele dá um toque descontraído e jovial, além de deixar os fios com mais movimento.

Um cabelo na altura ombros é uma excelente opção para quem tem o rosto triangular, principalmente para aquelas que têm o cabelo um pouco maior, querem mudar, mas não desejam cortar muito curto. É justamente o efeito desfiado que suaviza um pouco o queixo (que é mais evidente nesse tipo de rosto).

Cabelos curtos

Os cabelos curtos — que ficam acima dos ombros — são amados por muitas mulheres, principalmente pela praticidade nos cuidados e por oferecerem um estilo próprio. Veja em quais opções você pode apostar a seguir.

Chanel

Chanel também é um dos cortes femininos que nunca sai de moda. Ele deixa os fios na altura do queixo, tem uma base reta e a nuca fica mais curta, batidinha. Apesar de ser um estilo mais retrô, ele consegue passar a sensação de mulher moderna e bem decidida. Esse modelo é um excelente aliado de quem tem o rosto quadrado ou triangular.

Pixie cut

Pixie cut é aquele bem curtinho, parecido com o famoso corte Joãozinho. Ele tem a franja um pouco mais comprida e é construído de forma irregular e bastante repicado. O ponto alto do corte é que ele valoriza mais o rosto e também pode ser utilizado pelas cacheadas e crespas (principalmente quando se faz o big chop).

O pixie cai super bem para quem tem o rosto oval, mas é preciso ter o cuidado de ir sempre ao cabeleireiro para renovar o corte, principalmente quando se tem um bom crescimento (o que faz perder o formato com mais facilidade).

Short Bob com franja

O Short Bob com franja é uma ótima pedida para quem gosta de um estilo mais retrô — já que ele é inspirado nos anos 20, assim como o chanel. A franja vem para dar um toque ainda mais jovial e pode ser de vários tamanhos, desde as mais curtinhas (baby bangs) até a altura da sobrancelha.

Contudo, se você tem um cabelo mais volumoso, pode não gostar do resultado, já que ele aumenta essa sensação (e pode deixar com a impressão de que está armado e com frizz). Entretanto, as onduladas e cacheadas que gostam desse efeito bagunçadinho e encorpado podem adorar. Ele só não é o mais indicado para quem tem o rosto redondo ou quadrado.

Viu só como tem cortes femininos para vários gostos e tipos de rosto? Aliando suas preferências ao seu tipo de rosto, é possível encontrar uma solução que combine com o seu estilo e ressalte ainda mais a sua beleza.

O que achou deste artigo? Então, aproveite para conferir algumas dicas de penteados para cabelos lisos!