Uma pergunta básica: você sabe a diferença entre quebra e queda de cabelo? Muitas pessoas costumam entrar em pânico quando percebem que há muitos fios espalhados pela casa ou no travesseiro, logo após acordar.
Se esse é o seu caso, tente não se desesperar. Afinal, todo mundo costuma perder até 150 fios diariamente! Em seguida, a melhor saída é observar se a quantidade de cabelo perdida está aumentando e, posteriormente, identificar a causa: as suas madeixas estão caindo ou se quebrando?
Pensando nisso, criamos um post exclusivo sobre o assunto. Na leitura de hoje, você aprenderá a diferenciar o que acontece com o seu cabelo, bem como alguns métodos eficazes para contornar a situação. Confira!
A primeira dica para entender a diferença entre quebra e queda de cabelo é conhecer a fundo as duas situações. Para começar, vamos falar sobre a queda capilar que, geralmente, está diretamente ligada a fatores hormonais, genéticos e emocionais.
Em média, cada indivíduo pode perder entre 100 e 150 fios por dia, mas se o fenômeno for mais intenso do que isso, é importante procurar ajuda médica para descobrir a causa do problema.
Quando a complicação possui origens hormonais, é possível que o paciente apresente algum distúrbio na tireoide ou hipófise. Além disso, existem outras questões que colaboram para esse mal, como estresse elevado, diabetes, câncer e má alimentação.
Homens e mulheres também podem sofrer com a chamada alopecia androgenética, um problema que faz com que os fios fiquem mais escassos no couro cabeludo.
Já a quebra capilar pode ser notada assim que o indivíduo passa a mão pelo couro cabeludo e sente uns pedacinhos de fios soltos. Isso acontece porque o cabelo não quebra na raiz, mas ao longo de sua estrutura.
Entre as causas dessa complicação, estão os fatores externos, como o excesso de tintura, alisamento e relaxamento. Caso você tenha notado esse sintoma, é importante suspender qualquer hábito prejudicial e investir em alternativas capazes de nutrir o cabelo — do couro às pontas.
Ainda em dúvida? Então, é possível recorrer ao teste da elasticidade. Funciona assim: pegue um fio de cabelo e estique de modo delicado. Depois, acompanhe o resultado. Se o fio voltar naturalmente ao seu estado anterior, sem alterações de espessura, significa que não há nada de errado.
Por outro lado, se o fio se quebrar facilmente ou ficar com o aspecto áspero, é melhor ter atenção: provavelmente, o seu cabelo está ressecado e com grandes chances de quebra.
Tanto para a queda quanto para a quebra, é importante que você visite um dermatologista ou endocrinologista. Com o acompanhamento médico, será possível identificar a verdadeira causa do problema e seguir o tratamento mais adequado para você.
Contudo, também é possível investir em algumas mudanças na rotina, que são excelentes para favorecer a saúde dos fios. Veja!
Caso você apresente sinais de queda capilar, o melhor caminho é investir em uma boa hidratação. Esse tratamento deve ser realizado a cada 15 dias ou semanalmente.
As suas madeixas estão muito danificadas? Então, a recomendação é seguir um cronograma capilar — um tratamento a médio prazo e que tem o objetivo de hidratar, nutrir e regenerar os fios, acabando, assim, com a quebra.
Outra técnica incrível é, sempre que possível, aplicar um defrizante antes da escova ou chapinha. Esse produto é ótimo porque consegue proteger a fibra capilar das altas temperaturas provocadas pelos equipamentos térmicos.
Que tal ter uma atenção redobrada com sua alimentação? Na hora de realizar as refeições, procure consumir alimentos ricos em biotina — uma substância capaz de prevenir a queda de cabelo e retardar o surgimento de fios brancos. Exemplos desses ingredientes são as castanhas-do-pará, avelãs, ovos e grãos integrais.
Com essas dicas, em pouco tempo você notará que as suas madeixas estão mais bonitas e saudáveis. Vale a pena! Lembre-se: caso o problema não desapareça, procure ajuda médica imediatamente!
E então, conseguiu entender a diferença entre quebra e queda de cabelo? Agora que você já sabe tudo sobre o assunto, aproveite e compartilhe o post nas suas redes sociais!