A história de quase toda mulher é parecida: o começo da gestação dá aquele up na autoestima. Fios lindos, brilhantes e sedosos, mesmo quando não há tantos cuidados. Contudo, justo agora que o bebê nasceu e a rotina ficou apertada, tudo começou a mudar. Então, a queda de cabelo pós-parto tem incomodado você?
Saiba que, infelizmente, essa é uma consequência normal. Devido a toda alteração de hormônios — queda de alguns, elevação de outros — nosso organismo sente o impacto de várias formas. As madeixas, então, podem cair ou ficar minguadas. O que, com a falta de tempo, é um desespero para qualquer mulher.
Contudo, fique calma! Separamos, aqui, algumas boas dicas que podem ser implementadas no dia a dia, sem tantos esforços. Dá para conciliar os cuidados com o bebê e com você também. Vamos lá?
O consumo de nutrientes é fundamental nessa fase. Como nosso organismo sofre alterações e a amamentação também exige muito esforço dele, é capaz que algumas substâncias estejam em nível baixo. Assim, a dica é colocar no prato uma variedade de legumes, verduras, frutas, proteínas magras, leguminosas, carboidratos complexos, além de ingerir muita água. Sucos naturais e água de coco também são bem-vindos.
Às vezes, mesmo ingerindo muitos alimentos nutritivos, não damos conta de suprir todas as necessidades do corpo. Assim, a deficiência de vitaminas pode ser uma causa para a queda de cabelo pós-parto.
Para se certificar de que está tudo em ordem, visite um nutricionista ou dermatologista e peça um exame completo, a fim de verificar todas as taxas. Caso você precise, o profissional ainda pode receitar suplementos vitamínicos.
Sabemos que alguns dias parecem quase impossíveis de encontrar um sossego para o banho. No entanto, na medida do possível, tente manter a boa higiene do cabelo, com o uso de produtos adequados. Deixar sem lavá-lo por muito tempo aumenta a produção de sebo e a proliferação de fungos, colaborando ainda mais para a queda capilar.
Nunca é demais repetir, mas nesse período evite utilizar químicas nas madeixas, como alisamentos e tinturas. Primeiro foque em fortalecer o organismo e os fios. Quando a amamentação acabar ou quando o médico permitir, você pode voltar para os procedimentos com mais segurança.
Existem produtos específicos para estimular o crescimento dos fios. São loções que passamos no couro cabeludo, que com massagens atingem o bulbo capilar. As substâncias contidas neles ajudam a evitar as quedas capilares e regulam o processo de vida do cabelo, para o nascimento de novos fios. Para notar um efeito ainda melhor, a recomendação é utilizar kits completos, compostos por shampoo, condicionador e tônico.
Por fim, saiba que você não está sozinha nessa, já que a condição afeta diversas mulheres. Siga as dicas dadas, tenha paciência e cuide bem da mente que em pouco tempo é possível superar essa queda de cabelo pós-parto.
Gostou do artigo? Para acompanhar nossas dicas de beleza mais de perto é só assinar nossa newsletter! Você recebe as informações diretamente na sua caixa de e-mails.