Cuidado Corporal 26/10/2019

Atendimento a domicílio no ramo de estética: como ter sucesso?

A prestação de serviços na área da estética vem crescendo no país nos últimos anos. Embora muitos segmentos tenham sofrido com a crise econômica, a procura por procedimentos estéticos não passou por grandes alterações. Aliado a isso, o conforto de receber um profissional em casa em horários diferenciados fez com que o atendimento a domicílio ganhasse o interesse dos profissionais (e, claro, dos consumidores).

A possibilidade de trabalhar por conta própria, oferecer um serviço personalizado e planejar os próprios atendimentos ou horários é um dos principais atrativos do atendimento a domicílio para os profissionais da beleza. Não arcar com a gestão de um espaço fixo ou o pagamento de porcentagens de colaboração são outras vantagens percebidas.

Porém, entregar uma experiência equivalente no atendimento a domicílio é um verdadeiro desafio. Afinal, o profissional precisa ficar atento a diferentes aspectos para atender as expectativas dos seus clientes. Mas não se preocupe! A seguir, compartilhamos algumas dicas e estratégias para melhorar seu negócio, oferecendo um serviço que atraia e fidelize a clientela. Acompanhe!

Diferencie profissionalismo de intimidade

A prestação do serviço na residência do cliente cria um ambiente de intimidade diferente daquele encontrado nos estabelecimentos de beleza. Afinal, para que alguém sinta segurança em receber um profissional na sua casa, é preciso estabelecer uma relação mínima de confiança e credibilidade.

No entanto, embora essa forma de atendimento tenha um caráter mais próximo, é fundamental que o prestador de serviços mantenha a postura profissional. É importante não exagerar no tom pessoal, ser discreto e respeitar sempre os horários e as condições previamente combinadas.

Profissionalize os pagamentos

Manter uma postura mais profissional também pode evitar alguns constrangimentos em relação às cobranças e aos preços. O prestador de serviço normalmente se sente bastante desconfortável ao ter que tratar de recebimentos em atraso, não é mesmo?

Uma boa saída para fugir desse tipo de situação é investir em serviços, aplicativos ou softwares que organizem as datas de pagamento e gerem possibilidades diversas de cobrança. Oferecer formas de pagamento como quitação por boleto e parcelamento dos valores no cartão de crédito é uma boa alternativa para receber pelos serviços prestados.

Além disso, por se tratar de uma atividade que não oferece um retorno financeiro estipulado (ou mesmo fixo), é importante que você mantenha o controle de suas contas e garanta a completa segurança nos recebimentos.

Divulgue seu trabalho

O sucesso do atendimento a domicílio depende, em grande parte, de indicações de uma ampla rede de contatos. Como não há um estabelecimento físico, o próprio profissional carrega a identidade do serviço. Assim, a divulgação do trabalho depende da recomendação dos clientes para familiares, amigos e conhecidos, portanto é muito importante valorizar sua marca e divulgá-la.

Para ir além do boca a boca, vale a pena investir em formas básicas e eficazes de marketing, como a distribuição de folders e cartões de visitas. Outra possibilidade que não gera gastos é difundir os serviços nas redes sociais.

Registre seus principais trabalhos e monte um perfil profissional com todas as informações — inclusive um bom álbum de fotos no Instagram, por exemplo. Você pode se surpreender com o resultado de uma ação tão simples!

Personalize o atendimento

Além da comodidade do atendimento a domicílio, o cliente quer algo a mais. Por isso, outros elementos são fundamentais na hora de oferecer seus serviços, como educação, pontualidade, postura profissional e cordialidade. Como você vai atuar na casa da pessoa, considere realizar um serviço personalizado, adequando-se às características de cada ambiente.

Leve apenas o equipamento necessário, principalmente se o local do atendimento for menos espaçoso. Separe os produtos da preferência do cliente e indique itens ou novidades que possam agradar, baseando-se nas informações que já detém sobre suas predileções. Os pacotes personalizados também são de grande destaque e podem ser uma possibilidade no atendimento a famílias inteiras. Que tal?

Seja flexível

O profissional que atende em domicílio tem a vantagem de poder montar seu quadro de marcações e oferecer a prestação do serviço em horários ou dias a critério do cliente. Trabalhar nos fins de semana e feriados é um diferencial nesse setor tão competitivo.

Estar sempre disponível para atender ou encaixar algum cliente em cima da hora é outra qualidade requisitada. Contudo, em função dessas múltiplas possibilidades, é importante que o profissional mantenha sempre uma agenda rigorosamente organizada, para não se atrapalhar e comprometer a pontualidade de todos.

Tenha em mente a duração de cada serviço e considere questões como trânsito ou outros contratempos que possam desencadear atrasos. É melhor prevenir do que remediar, não acha?

Aposte na variedade

Fique por dentro de todas as inovações disponíveis no mercado da beleza, pois surgem diferentes procedimentos e produtos a cada dia. Pesquise por tendências e referências estéticas na internet, em revistas ou até nas novelas, para saber quais são as principais novidades.

Faça cursos específicos para se atualizar ou aperfeiçoar alguma técnica. Quanto mais você aprender, mais opções de procedimentos poderá oferecer aos clientes, apresentando uma cartela de serviços sempre diversificada e atual.

Ofereça produtos de qualidade

Os profissionais da beleza sabem que tão importante quanto prestar um serviço de qualidade é oferecer itens exclusivos, que potencializem os resultados dos procedimentos. Afinal, cada vez mais os consumidores buscam por produtos diferenciados, que façam total diferença na saúde do cabelo e da pele — ou melhor: do corpo em geral.

É nesse sentido que surge a necessidade de trabalhar com marcas de destaque e linhas profissionais. Elas têm um mix diversificado de mercadorias e excelência em suas fórmulas, inclusive para auxiliar os profissionais que atendem em domicílio, oferecendo produtos de fácil manuseio.

Mas como definir quais produtos oferecer? O caminho é conhecer bem o seu público e o perfil dos clientes. Comece fazendo uma análise dos tratamentos e serviços mais consumidos para chegar a um resultado de suas preferências.

Se as massagens (redutoras e relaxantes) forem as mais procuradas, por exemplo. Invista em produtos compostos por ativos naturais ricos em elementos que potencializem os efeitos da prática, intensificando a microcirculação sanguínea e acelerando o processo de renovação celular. Um bom exemplo é o Gel Reduto para Massagem Corporal Pimenta Negra, da Soft Hair.

Listamos alguns serviços e produtos mais consumidos no atendimento a domicílio para você se inspirar:

Pronto! Agora você já sabe como ter uma carreira de sucesso atendendo a domicílio. Siga nossas dicas, avalie quais são as melhores opções de serviços e procure se aperfeiçoar.

E então, gostou de saber mais sobre o atendimento a domicílio no ramo da estética? Que tal entrar em contato conosco para tirar suas dúvidas e entender melhor nossos produtos? Aguardamos você!