Responda rapidamente: adianta ter as madeixas bonitas e sedosas, mas apresentar as pontas com um aspecto ressecado e poroso? A resposta parece óbvia, mas o que muita gente não sabe é como hidratar as pontas do cabelo de maneira correta, com o objetivo de deixá-las com um brilho intenso e um movimento natural.
Então, para ajudar você a hidratar as pontas da melhor forma, sem precisar fazer o “sacrifício” de cortá-las, listamos as principais estratégias — como montar um cronograma capilar, adotar óleo reparador, evitar chapinha e secador, aplicar botox nos fios, investir em produtos específicos, evitar lavagem com água quente e fazer a umectação regularmente — para deixar essa parte do cabelo sedosa e mais saudável.
Agora, continue a leitura e confira as nossas dicas!
É verdade que, para ter uma aparência incrível e manter a fibra fortalecida, os fios precisam estar bem hidratados. No entanto, a dúvida que fica é “como fazer a hidratação nas pontas do cabelo?” Por isso, listamos a seguir as principais dicas para auxiliar você nessa tarefa, impedindo o aparecimento de pontas duplas e frizz!
Se você ainda não ouviu falar em cronograma capilar, saiba que a técnica é algo simples e prático que pode ser adotado na rotina de beleza de qualquer mulher. Basicamente, ela consiste em três etapas de tratamento capilar, que podem ser feitas na sua própria casa:
Entretanto, é válido destacar que as fases do procedimento devem ser feitas alternadamente e que cada mulher tem que desenvolver o próprio cronograma capilar, pois cada cabelo apresenta necessidades diferentes.
Como dissemos acima, cada cabelo apresenta características distintas umas das outras. Em vista disso, é importante saber qual é o seu tipo de fio, a fim de usar os cosméticos adequados para eles.
Por exemplo, o cabelo crespo pede cuidados diferentes do cabelo oleoso, assim como as madeixas tingidas exigem tratamentos mais intensos do que as naturais. Portanto, consulte um hairstylist que indique quais são os melhores produtos para o seu tipo de cabelo e compre somente os específicos para eles.
Em todo caso, é importante concentrar a hidratação nas pontas do cabelo, evitando que os resíduos dos produtos acumulem na extensão da fibra e, principalmente, no couro cabeludo. Se você não tiver esse cuidado, muito provavelmente as madeixas ficarão com um aspecto pesado e gorduroso, que prejudica o desenvolvimento e o crescimento dos novos fios.
Muitas vezes apelamos para a água quente do chuveiro na hora de lavar o cabelo, principalmente nos dias frios, não é mesmo? Contudo, a temperatura elevada da água tende a ressecar não somente as pontas, mas também o cabelo como um todo.
Logo, a solução é utilizar água morna ou fria para enxaguar as madeixas, evitando que a temperatura do enxágue “roube” a umidade natural dos fios.
A umectação é um processo simples que visa a hidratar as pontas do cabelo por meio de um banho de óleo vegetal puro. Por isso, a técnica é indicada apenas para ser utilizada nas pontas, a fim de evitar que o restante das madeixas fiquem oleosas e pesadas demais!
Para fazer a umectação, basta escolher um óleo vegetal, de preferência o óleo de coco, aquecê-lo em banho-maria e passar no cabelo seco, sendo somente nas pontas. Em seguida, enrole as mechas com papel-alumínio e, após uma hora, retire o produto com água morna. Repita o processo uma vez por semana.
As pontas duplas, que também podem ser triplas e quadruplas, aparecem quando a pessoa usa bastante tratamento químico (como tintura, escova progressiva, relaxamento etc.), dividindo a parte externa da fibra, chamada de cutícula, em várias partes.
Para evitar esse efeito desastroso nos fios, a dica é apostar em um reparador de pontas. Nesse sentido, o finalizador combate a textura irregular do cabelo e sela as pontas duplas, evitando o ressecamento das madeixas e protegendo-as da agressão gerada por equipamentos térmicos, como a chapinha e a escova.
Tratamentos térmicos, como a chapinha e o secador, ajudam a modelar o cabelo, deixando o visual com menos volume. No entanto, esses itens, quando usados de maneira excessiva pela pessoa, podem prejudicar a estrutura da fibra capilar, uma vez que o calor muda a forma da queratina — que é a proteína responsável pela elasticidade e resistência das madeixas.
Para evitar a perda de água e nutrientes dos fios, devido à exposição do cabelo ao calor da chapinha ou da escova, o ideal é reduzir o uso desses equipamentos. No entanto, quando quiser um penteado mais “chapado”, a dica é apostar no protetor térmico, o qual reduz os danos gerados pelo tratamento térmico no couro cabeludo e na extensão da fibra.
Por fim, uma dica para evitar as pontas duplas é investir em botox. Mas calma, não se trata da técnica que usa toxina botulínica para rejuvenescer a pele e diminuir as marcas de expressão. Na verdade, o tratamento implica o preenchimento da estrutura comprometida dos fios, repondo a elasticidade e o brilho das madeixas.
Dessa forma, o cliente que aposta no botox capilar pode desfrutar do visual brilhoso e sedoso do cabelo, sem descuidar da saúde capilar. Os resultados dessa técnica, para a qual existem produtos específicos no mercado da beleza, podem ser visíveis em até 30 dias após a aplicação dos componentes.
Enfim, ao hidratar as pontas do cabelo utilizando as dicas que trouxemos aqui, você verá os resultados positivos em poucas semanas e, não tenha dúvidas, os seus fios terão o balanço e o brilho de antes. Portanto, não deixe de incluir essas estratégias na sua rotina de beleza, evitando uma textura ressecada ou difusa dos fios.
O texto de hoje foi útil para você? Se sim, continue aprendendo sobre dicas que transformam a saúde e a aparência dos fios. Veja, agora, quais são os cuidados necessários para manter o cabelo misto com muito movimento e brilho natural!