A mudança no tom dos cabelos cacheados e crespos costuma gerar dúvidas e inseguranças. Afinal, como a curvatura dos fios naturalmente dificulta a hidratação, tornando-os mais propensos ao ressecamento, a tintura ou o descolorante pode intensificar isso, especialmente no caso do cabelo crespo loiro.
Isso porque, além dos fatores já mencionados, a mudança de cor para o loiro exige cuidados ainda mais específicos. Então, você faz parte do grupo de pessoas que pensa dessa maneira? O pensamento está correto: cuidar do cabelo crespo loiro é ainda mais desafiante, mas não é impossível.
Para facilitar sua vida, trouxemos dicas específicas de cuidados com o cabelo crespo loiro, para você fazer suas vontades sem frustrações posteriores. Confira!
O cabelo crespo, por si, tem uma maior propensão ao ressecamento. Ainda, ele é mais suscetível a embaraçar e a sofrer as consequências disso, como a quebra dos fios, queda e outros danos. Ou seja, o preço que se paga por exibir madeixas volumosas e chamativas por aí é a maior atenção nos cuidados.
Quando se fala em cabelo crespo loiro, especialmente o tingido ou o colorido, os cuidados são ainda mais importantes. Afinal, o uso de química no cabelo pode aumentar os riscos de danos nos fios, com uma maior probabilidade que se o cabelo for liso. Você sabia? Isso é explicado pela estrutura das madeixas crespas, que como dito, têm uma maior tendência ao ressecamento.
Conforme mencionado, os componentes químicos dos produtos responsáveis pela mudança da cor do cabelo podem mudar a estrutura dos fios. Logo, eles podem se tornar menos crespos e, em alguns casos, praticamente lisos. Ainda, as madeixas podem ficar muito danificadas nesse processo. Por isso, além de contar sempre com um profissional, existem algumas dicas indispensáveis para evitar problemas.
Certos tipos de óleos, como óleo de coco extravirgem, fazem muito bem no tratamento de fios naturalmente secos, como os crespos. Se o fio em questão for um cabelo crespo loiro que passou por química, os benefícios só se intensificam.
Assim, não dispense a umectação na rotina pós-coloração. Então, aplique o produto da raiz às pontas uma vez na semana, no mínimo — preferencialmente, após passar pelo processo de banho-maria — e deixe agir por, pelo menos, 2 horas. Depois, lave normalmente.
Cabelos descoloridos têm necessidades específicas, como um shampoo com fórmula mais suave, para preservar a oleosidade natural dos fios e para não haver tanto ressecamento. Ainda, que tal também priorizar produtos que tenham o já mencionado e queridinho óleo de coco?
Também, lembre-se de tomar alguns cuidados na hora da aplicação, como pôr shampoo apenas no couro cabeludo, enxaguar com água fria — a água quente abre as cutículas e contribui para o ressecamento — e, por fim, aplicar o condicionador, responsável por selar as cutículas e ajudar na maciez e brilho dos fios.
Já percebeu que um cabelo crespo loiro precisa de produtos específicos, não é? É o caso de um finalizador que preserve a cor dos fios. Quer dizer, muito além de um finalizador capaz de definir e oferecer mais brilho aos cachos, é preciso de um que preserve e valorize o descolorimento, como os que têm filtro UV.
O amarelamento é comum no cabelo loiro, principalmente se a cor natural da raiz for mais escura. Para fugir disso, existem shampoos matizadores, que neutralizam os efeitos e preservam a cor por muito mais tempo. Eles devem ser alternados com os tradicionais shampoos.
A reconstrução é um processo que ajuda os fios a recuperarem os nutrientes perdidos com a química. Além disso, outros agentes também contribuem para a perda deles, como exposição solar excessiva, uso de secador, chapinha etc. Como resultado, os fios se tornam mais quebradiços e porosos. Uma das consequências disso é a perda do seu volume. Imagina que chato, não é?
Nesse sentido, é preciso contar com produtos à base de queratina, que é a proteína responsável pela reposição dos nutrientes perdidos. De todo modo, tenha cuidado e equilíbrio ao usar esse elemento na forma líquida, para não causar o efeito rebote.
A hidratação é praticamente a melhor amiga dos cabelos crespos e cacheados. Se eles passaram por procedimentos químicos, como a coloração, ela se torna ainda mais importante. Afinal, hidratar os fios ajuda a manter a aparência bonita e saudável. Esse processo pode ser feito em casa ou profissionalmente no salão.
Se for em casa, você pode fazer isso sempre que lavar, semanalmente ou a cada quinze dias. A melhor escolha depende da necessidade dos seus fios e, claro, da sua rotina. Se a correria for muito intensa, saiba que existem alguns tratamentos noturnos, por exemplo, que otimizam o seu tempo. Seja como for, priorize produtos que tenham vitaminas, como C, E e B5.
Outro produto essencial para quem tem cabelos coloridos de loiro é o desamarelador. Já ouviu falar? Como o próprio nome sugere, ele é indicado para controlar o amarelado ou até o alaranjado dos fios que podem surgir com o tempo. Desse jeito, você conserva a cor do seu loiro e pode exibir madeixas mais bonitas por aí.
O uso do desamarelador deve ser alternado com o shampoo habitual. A exceção fica por conta de quem até prefere o tom loiro mais amarelado. Nesse caso, você não precisará usar o desamarelador, mas é fundamental seguir os cuidados citados, para que a coloração não fique manchada.
Outro produto com funções similares ao desamarelador é o shampoo matizador. Ele é voltado para evitar o desbotamento no tom dos fios e deixar a cor protegida. Além disso, existe o shampoo roxo, indicado para quem prefere manter a cor em um tom acinzentado. Assim, o tom é neutralizado e você pode exibi-lo do jeito desejado por muito mais tempo.
Em outras palavras, é possível ter um cabelo crespo loiro. Contudo, isso exige maiores cuidados, para que os fios se mantenham saudáveis e bonitos, como qualquer pessoa poderia querer.
Gostou do post e quer continuar a acompanhar nossas dicas? Aproveite a visita e conheça 5 cuidados essenciais para as mechas e luzes em cabelos crespos!