Cabelo 30/05/2019

Caspa ou a seborreia pode causar queda de cabelo? Descubra agora!

Os cuidados com os fios são uma das principais preocupações do ser humano, afinal, são eles que moldam o rosto. Por conta disso, conhecer os principais problemas e doenças que podem afetar os cabelos pode ser uma ótima maneiras de manter a saúde em dia. A caspa e seborreia são exemplos de como enfermidades no couro cabeludo podem danificar as madeixas.

Pensando nisso, criamos este post para explicar um pouco mais essas doenças e esclarecer o que pode causar queda de cabelo. Confira abaixo!

O que são esses problemas?

Diferentemente do que muitas pessoas pensam, a caspa e a seborreia não são a mesma coisa. Por terem um ou outro sintoma parecido, é comum que sejam confundidas, mas além de geralmente terem origem diferentes, o tratamento também é outro.

A caspa é caracterizada pela produção excessiva de oleosidade, fazendo com que haja descamação no couro cabeludo. Já a seborreia é uma inflamação que acomete a raiz dos fios, causando coceira e descamação.

Quais as causas da caspa e da seborreia?

Um dos motivos mais comuns para o aparecimento da caspa é a oleosidade excessiva na raiz dos fios. Isso pode acontecer por diversos fatores como alterações hormonais, genética e falta de limpeza da área. Por conta disso, ela costuma afetar um maior número de pessoas no inverno, já que nessa estação a lavagem de cabelos diminui.

A seborreia, por outro lado, apresenta-se como uma inflamação e ainda não tem causa específica apresentada. Ela costuma se manifestar por genética, estresse, alterações climáticas e fungos. No caso dos últimos, eles costumam estar presentes no corpo humano naturalmente, mas podem causar inflamações em determinadas pessoas, como é o caso da seborreia.

Como isso pode causar queda de cabelo?

Agora que já conhecemos um pouco mais sobre esses dois problemas de saúde e suas diferenças, vamos à pergunta que mais interessa: como elas podem causar queda de cabelo? Nos dois casos, o problema funciona de maneira parecida.

Um dos pontos principais é a obstrução dos poros capilares, por conta do excesso de oleosidade ou da inflamação, eles enfraquecem os fios e causam a queda. A caspa e seborreia também podem provocar alterações nas fases dos ciclos do cabelo e redução do tempo de crescimento dos fios, fazendo com que caiam com maior facilidade.

O que fazer para evitar o problema?

Infelizmente, tanto a caspa quanto a seborreia, por serem doenças crônicas, não têm cura, mas podem ser controladas. Alguns cuidados e produtos indicados podem ajudar a diminuir os casos e incômodos consequentes. O primeiro deles é evitar água quente no couro cabeludo, isso porque ela acaba removendo a oleosidade natural dos fios, fazendo com que o organismo produza óleos em excesso para compensar.

Outro ponto é procurar um especialista, nesse caso o dermatologista, assim que perceber o problema. É ele quem vai saber indicar os melhores produtos e procedimentos para cuidar e tratar o problema. Atualmente, já existem alguns produtos específicos para isso como shampoos que ajudam a diminuir os sintomas.

A Soft Hair, por exemplo, tem algumas linhas para quem sofre com problemas de caspa e seborreia, como é o caso do shampoo de carvão ativado. Ele contém em sua fórmula ingredientes que limpam profundamente os fios sem danificar o couro cabeludo, mantendo assim a proteção natural dessa área do corpo. No caso de quem sofre com a queda, existem as linhas Bomba! e Bioplex Nasce Fios, que auxiliam no crescimento e controle de queda das madeixas.

Agora que você já sabe mais sobre como a caspa ou seborreia pode causar queda de cabelo, já pode começar a prestar mais atenção aos fios, não é mesmo? Aproveite e entre em contato conosco para que possamos ajudar a encontrar a melhor solução para você.