Cabelos 17/10/2017

Como fazer botox capilar em casa: 5 dicas e produtos

Devido aos excessos que os fios de cabelo sofrem no dia a dia (com exposição ao secador, à chapinha, à poluição, ao sol etc.), eles se tornam porosos e quebradiços, por isso, exigem cuidados extras para que voltem a ter mais vida e movimento. No entanto, você sabia que é possível tratar as madeixas em casa, por meio do botox capilar caseiro?

Calma, não se assuste! O botox capilar não tem relação com a aplicação de injeções que costumam ser usadas em procedimentos estéticos. A técnica recebeu esse nome por apresentar um resultado semelhante ao facial, mas, em vez de minimizar rugas, o tratamento preenche as falhas presentes nos fios, deixando-os mais bonitos e sedosos.

Para ajudar você a entender o processo, preparamos este texto, no qual explicamos o que é, quais são as funções, quando fazer e como aplicar o botox em casa, seguindo um passo a passo desde a lavagem da fibra capilar até a aplicação do produto e a selagem das cutículas? Ao final, você entende, também, como escolher os produtos ideais para manter os seus fios saudáveis.

Boa leitura!

O que é botox capilar caseiro?

Muitas mulheres pensam que o botox capilar é um tratamento semelhante à escova progressiva. No entanto, é válido dizer que essa técnica nada tem a ver com a chamada “progressiva”. O processo consiste em preencher os fios, de modo que eles recuperem o brilho e o volume perdidos nas agressões a que são submetidos frequentemente.

O botox capilar não utiliza substâncias químicas fortes, tais como o formol e outros ingredientes do tipo usados nos salões de beleza. O procedimento repõe a massa capilar dos fios, eliminando as “rugas” e diminuindo o volume excessivo das madeixas. Para isso, produtos à base de proteínas e vitaminas são utilizados nessa reconstituição.

Qual é o principal objetivo do botox capilar?

Você deve estar se perguntando, agora, por que fazer botox capilar em casa? Para responder à questão, é preciso entender qual é o objetivo do procedimento, que deve reduzir o volume das madeixas e deixar o seu visual mais alisado. Mas é preciso ressaltar que o processo, apesar de deixar as madeixas mais hidratadas e disciplinadas, não tem uma base forte de química, deixando a fibra saudável e sedosa.

Em resumo, a técnica não altera a estrutura do cabelo, deixando-o mais resistente e flexível, combinação perfeita para aumentar o movimento e o brilho capilar. E o melhor: o resultado do botox capilar pode durar de 20 a 30 dias, ressaltando a aparência saudável das madeixas por mais tempo.

Quando fazer botox capilar em casa?

Muitas pessoas têm esta mesma dúvida: afinal, quando devo fazer o botox capilar em casa? Respondendo à questão, a recomendação para esse procedimento é para cabelos desidratados e sem brilho, uma vez que a técnica recupera as madeixas, evitando o frizz — textura irregular e difusa dos fios, geralmente causada pela perda de umidade —, as pontas duplas e o aspecto quebradiço.

Em todo caso, tenha cuidado com receitas milagrosas para fazer botox capilar em casa. Nesse sentido, deve-se evitar insumos como o azeite, o vinagre de maçã e o mel, por exemplo, que podem danificar os fios. O ideal, portanto, é pedir ajuda a um profissional de beleza, que vai recomendar a compra de produtos adequados para o seu tipo de cabelo e para a realização segura desse procedimento estético caseiro.

Como fazer o botox capilar em casa?

Entendido o conceito de botox capilar, apresentaremos agora o passo a passo para realizá-lo em casa, de maneira prática e eficaz. Ao escolher os produtos adequados e seguir as orientações, você verá que é muito fácil ter, novamente, as madeixas belas e saudáveis.

1. Lave os cabelos

Primeiramente, escolha um shampoo antirresíduos de sua confiança. Em seguida, aplique nos fios úmidos e massageie-os delicadamente. Faça movimentos circulares com as pontas dos dedos no couro cabeludo. Você pode repetir a operação, se quiser. Assim, as cutículas ficam bem abertas para que o produto possa penetrar em toda a estrutura do fio.

2. Retire o excesso de água

Nessa fase, o recomendado é retirar o excesso de água, mas de maneira que o cabelo permaneça úmido. Você pode utilizar o secador em temperatura baixa para não agredir os fios. Ou, ainda, separar as mechas e utilizar uma toalha seca e macia para remover o acúmulo de água.

3. Aplique o botox capilar

Higienizado o cabelo, agora ele está pronto para receber o tratamento de botox capilar propriamente dito. Escolha o produto mais adequado para o seu tipo de cabelo. Existem várias opções no mercado e falaremos sobre isso mais adiante.

O ideal, de acordo com a maioria dos produtos e a experiência dos profissionais de beleza, é que a substância seja aplicada com os fios úmidos e não completamente molhados. Comece a aplicar o produto a 1cm de distância da raiz. Separe os fios em mechas e aplique o produto com um pincel por toda extensão, utilizando um pente de dentes medianos.

4. Enxágue e seque o cabelo

Depois de aguardar o tempo de atuação indicado na embalagem, é preciso enxaguar bem os fios com água fria ou morna. Evite a água quente, uma vez que a alta temperatura compromete e deixa os fios mais ressecados. Não é necessário, porém, aplicar o shampoo e o condicionador durante essa etapa.

Na sequência, separe as madeixas em mechas e comece a secá-las separadamente. Não aproxime muito o secador dos fios e utilize temperatura morna ou fria em cada uma delas. Aproveite para modelar o cabelo com o auxílio de uma escova grande, pois, dessa maneira, os fios estarão preparados para a última fase.

5. Sele as cutículas

Com o auxílio da prancha, alise cada mecha por aproximadamente dez segundos e, no mínimo, cinco vezes, a fim de selar as cutículas dos fios. Atenção às pontas, para não deixá-las com o aspecto esticado. Depois, passe a prancha para fora ou para dentro, de acordo com a sua preferência. Pronto! O seu botox capilar caseiro foi realizado com sucesso.

Como fazer a manutenção do cabelo no dia a dia?

O cabelo está liso, leve e solto — do jeito que você queria — e agora é só relaxar e aproveitar essa belezura, correto? Em partes, pois para manter os efeitos do produto e a saúde do seu cabelo, é preciso ter cuidados. Assim como todo tratamento capilar requer atenção especial para ser prolongado o resultado, com o botox capilar não é diferente. O segredo está na manutenção diária. Confira como fazê-la!

Evite shampoos de limpeza profunda após o procedimento

Exceto quando for realizar a aplicação do botox, nas demais lavagens é recomendado não utilizar shampoos de limpeza profunda, para evitar que o efeito do produto seja perdido em pouco tempo. Esse tipo de xampu tem ação intensiva e remove todas as impurezas, oleosidade e resíduos de cremes que não foram eliminados corretamente ao longo das lavagens.

Use máscaras com proposta de alisamento gradativo

Todo procedimento que altera a estrutura dos fios remove nutrientes. Utilizar máscaras hidratantes repõe o que foi perdido deixando-os maleáveis, sedosos e com fácil penteabilidade. É importante optar pelas que contêm propriedades semelhantes ao do produto principal, a do botox capilar, nesse exemplo.

Indicamos o uso da Máscara Crush Seu Liso Maroto que conta com uma fórmula rica em amido de milho e proteína de soja, capazes de promover alisamento extremo, maior resistência a umidade, brilho intenso e liso prolongado. Os cabelos permanecerão alinhados, sem frizz e sem pontas duplas.

Proteja os fios das agressões externas

Exposição em excesso ao sol, ao vento, à chuva, ao secador, à chapinha e até ao ar condicionado podem causar danos terríveis aos fios. Você não precisa fugir de situações que contenham esses fatores, mas, sim, adquirir alguns hábitos que os protejam dessas agressões. São eles:

  • usar produtos adequados às necessidades do seu cabelo;
  • finalizar com leave-in, defrizante ou creme de pentear após as lavagens;
  • reparar as pontas com óleos;
  • investir no uso de ampolas de vitaminas;
  • usar boné ou chapéu quando for se expor ao sol por muitas horas;
  • lavar com água fria ou morna;
  • ao secá-los, passar delicadamente a toalha, em vez de esfregar.

Tendo cuidado para não expor os seus fios excessivamente a esses fatores, você consegue manter as madeixas saudáveis e sem o temido frizz e aquele aspecto quebradiço.

Quais são os benefícios do botox capilar?

O botox capilar é uma técnica bastante indicada para quem sofre com a desidratação dos fios, mas você sabe por que esse procedimento é um queridinho entre as pessoas que desejam fortalecer as madeixas e deixá-las ainda mais saudáveis? Veja estes benefícios associados ao método caseiro:

  • ameniza o efeito dos fios quebradiços;
  • melhora a hidratação do cabelo;
  • recupera os nutrientes perdidos com a exposição indevida dos fios ao sol e a equipamentos como a chapinha e o secador;
  • auxilia a blindagem da fibra, ajudando o cabelo a ficar mais “disciplinado”;
  • repõe, com a devida com a selagem das cutículas, a massa capilar;
  • reduz as pontas duplas e o frizz.

Por isso, não pense duas vezes ao escolher produtos para botox capilar em casa. Cuidar da saúde do seu cabelo é essencial para conquistar um visual mais harmônico, sem frizz e ressecamento.

Como escolher os produtos?

O ideal é optar sempre por um produto sem formol. Por isso, sugerimos que você conheça a linha Botoliss Capilar Só Para Meninas Más. Ela é composta pelo nosso poderoso tratamento rejuvenescedor que ajuda a reduzir o volume e alinha gradativamente os fios sem danificá-los. Um único produto disponível em três embalagens de tamanhos diferentes para se adaptar às suas necessidades: 120g, 450g e 500g.

Com o Botoliss, os fios ficam lisos gradativamente e o seu efeito dura mais de 16 semanas. Ele é compatível com todas as químicas, não faz fumaça nem desbota os fios. Quem tem cabelo cacheado ou crespo e deseja obter cachos mais “abertos” também pode utilizá-lo — é só escovar e não pranchar, ok?

Viu só como não tem mistério fazer a aplicação do botox capilar caseiro? As dicas que trouxemos neste artigo permitem que todas as pessoas possam realizar o procedimento em casa e sem gastar rios de dinheiro. Portanto, invista em bons produtos, como os indicados, e comprove os resultados logo nas primeiras aplicações. Você terá cabelos mais bonitos e saudáveis como sempre sonhou!

Ficou animada para deixar seus cabelos lisos e disciplinados? Conheça nosso Botox Capilar Só Para Meninas Más e se surpreenda!